Conselhos de uma profissional frustrada

Andressa Boll
O Centro
Published in
3 min readJan 30, 2018

--

A gente passa a infância e a adolescência toda querendo ser gente grande pra trabalhar, comprar o que quiser, ter uma casa legal, um carro maneiro. O que a gente não sabe é que o trabalho pode ser uma das maiores frustrações da vida de alguém. Não digo que seja de todo mundo, mas me arrisco a dizer que da grande maioria. Até mesmo quem está feliz em seu posto sempre dá uma olhadinha para o gramado do vizinho e o acha mais verde. A grande verdade é que, todo mundo que trabalha por obrigação é infeliz nesse campo da vida. Aquela velha frase batida não poderia ser mais verdadeira: “trabalhe com o que você ama e não terá que trabalhar um dia sequer da vida”.

Depois de muito anos trabalhando para os outros, resolvi empreender. Deixar aqueles escritórios de lado e trabalhar eu e eu mesma. Mas sempre bate aquele desespero: será que vai dar certo? Um desses medos me fez aceitar mais um dos tantos empregos que não me deixariam feliz. Muitas vezes não basta um salário alto (o que também não é o caso nesse caso que citei), é preciso ter realização naquilo que se faz.

Trabalho na área da comunicação, mas se me perguntarem se sou realizada nessa área não saberia o que responder. Têm dias que estou totalmente animada, realizada e querendo dar o meu melhor, em outros tenho vontade de jogar tudo para o alto e mudar totalmente o rumo da minha vida. Por isso acho que ainda não estou no caminho certo… Tenho alguns planos para o futuro, mas admito que tenho medo de me frustrar também… Mas a vida é assim, não é mesmo? Cheia de erros e acertos. Um dia eu acerto.

Mas agora vamos ao ponto em que eu queria chegar. O trabalho costuma ser a parte mais frustrante da vida de uma pessoa. Você conhece alguém que fale de seu trabalho com brilho nos olhos? É muito difícil, não é mesmo? Por isso entendo perfeitamente aqueles jovens que saem do ensino médio e custam a entrar para uma faculdade ou então nem a fazem. Aliás, é uma responsabilidade muito grande definir boa parte de um futuro apenas por ter terminado mais uma etapa da vida. Para iniciar outra é preciso estar preparado de verdade. Então aceite seu tempo e mostre aos outros que você precisa desse tempo para encontrar aquilo que te deixe com brilho nos olhos e que te dê ânimo para acordar todos os dias.

Por isso meu conselho é esse: experimente várias oportunidades, não tenha medo de mudar de emprego, mudar de área, jogar tudo pro alto e tentar algo incerto. A vida é muito curta para viver frustrado em um emprego que não te deixa feliz, não te deixa realizado. A vida é sua e só você pode decidir o que é o melhor para a sua carreira.

--

--

Andressa Boll
O Centro

Jornalista por formação, product manager por destinos da vida, cat lover, cevas artesanais, vinhos, viagens e sorrisos.