Medium, Estatísticas e Ansiedade

Tiago da Silva
O Centro
Published in
2 min readJan 28, 2018

Ansiedade é postar o texto no Medium e ficar vendo as estatísticas mostrando 0–0–0–0. F5 após F5.

Você acordou com uma ideia na cabeça. Botou no papel logo que chegou no trabalho (ou botou na tela, enfim). Despejou o grosso, pelo menos. Perto do almoço deu uma lapidadinha. Leu de novo de tarde, achou que ficou honesto. Aparou as arestas, tirou o que estava sobrando, o que não era o texto. Final da tarde, fim de expediente, resolveu publicar. Agora vai.

Brilhe para o mundo, pedacinho de minh’alma.

Aí pegou o trânsito, tomou banho, comeu um negócio. E … bah, agora vamo vê como anda o meu bebê, texto amado que acabei de parir, fruto das entranhas da minha cachola.

Zero. Zero. Zero. Zero.

Os quatro zeros são a síntese das suas estatísticas.

Você até tenta se convencer que ah, eu escrevo pra mim mesmo, o importante é que EU achei o texto honesto. Mas isso não é totalmente verdadeiro! Se fosse, você teria continuado escrevendo e deixando os textos na gaveta. Você postou e espera alguma coisa dele, PARA ele.

O texto é como um filho querido para o qual você sonhou um futuro lindo. Um futuro repleto de palmas, highlights, compartilhamentos. Quiçá alguns comentários. E, se Deus ajudar e o Cosmos conspirar, compartilhamentos espontâneos no Twitter e Facebook.

Mas não, você vai deitar e os zeros continuam lá. E a ansiedade segue assolando-o e forçando-o a checar de tempos em tempos, você se pergunta se realmente fez tudo que podia para dar visibilidade a ele.

Onde foi que eu errei, meu Deus?

A ansiedade vai segui-lo até que alguma boa alma surja e os dados mudem para 1–0–0–0, quando uma pequena luz brilhará, iluminando o possível futuro do seu bebê, digo, texto.

Bom, se você tá lendo, eu já não tô mais no zero-a-zero. Então, obrigado. Se quiser dar umas palmadas (!) aí talvez eu possa até dormir sem pesadelos e terrores noturnos.

--

--

Tiago da Silva
O Centro

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.