O usuário do Medium escreve no trabalho? Sim ou claro?

Tiago da Silva
O Centro
Published in
2 min readJan 25, 2018

Posso estar equivocado e corro o risco de ser muito injusto com alguém, mas, pelo que consigo subentender do comportamento das pessoas que se utilizam na rede Medium e que interagem comigo aqui e ali, boa parte o faz durante o horário de trabalho.

Acho que a maioria dá uma escrevidinha entre uma xícara de café e outra no horário de expediente. Rascunha ou lê algo quando o bloqueio criativo tá pegando. Escreve pra dar uma relaxada e pra tirar um pouco a cara do meio da papelada. Se presenteia com uma mini folguinha lendo um texto de 2 minutos quando conclui uma tarefa qualquer no escritório. Eu, pelo menos, faço assim.

Acho que os usuários do Medium têm horário comercial!

Eu quase não registro atividades nos finais de semana e noites/madrugadas. Quase toda interação que percebo se dá entre as 8h e as 18h de segunda a sexta-feira. No final de semana, suponho, os usuários preferem viver outras experiências, aventuras de fato, sobre as quais talvez escrevam na segunda-feira, logo às 8h ou quem sabe logo depois do almoço, naqueles momentos de extrema criatividade que a barriga cheia proporciona. Se bem que a finaleira da tarde também costuma ser bastante produtiva (não para questões do trabalho, é claro!)

É o ócio criativo que todo mundo se permite. Quem gosta de ler e escrever dificilmente vai conseguir compartimentar rigidamente as coisas e deixar para escrever só quando sair do trabalho e chegar em casa, a menos que não tenha escolha, é lógico. Mas o que percebo do Medium é que significativa fatia dos usuários é formada por gente que trabalha no ar-condicionado, com café à disposição na sala, fones de ouvido para ter aquela musiquinha, certa flexibilidade na rotina, e não tem saco pra fazer relatórios/atender telefone/responder e-mails/agradar clientes (ou seja lá o que tem que fazer) dez horas por dia sem dar umas lidinhas e umas escrevidinhas de vez em quando.

Como disse, eu posso estar enganado. Mas se você está lendo isso no horário de expediente, por favor, SE ACUSE e não me deixe mentir sozinho.

Se curtiu e/ou se identificou com o texto, clique no ícone das palminhas — mesmo que esteja no trabalho, eu não conto pra ninguém.

--

--

Tiago da Silva
O Centro

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.