Vamos falar de dinheiro?

Feh Ramon
O Centro
Published in
3 min readJun 2, 2017

--

Ele é a alegria de muita gente. E é a perda de sono de tantos outros. Mas não dá para vivermos indiferentes a ele.

Todo mundo precisa de DINHEIRO.

E mais do que precisar dele, é necessário FALAR sobre ele.

Temos uma cultura que pouco fala sobre educação financeira (isso devia ser matéria obrigatória na escola) ou que pouco se preocupa em planejar um futuro mais confortável na velhice.

O que vejo é que esse assunto é como um monstro que nos assombra. Brasileiro não gosta de falar de dinheiro. Brasileiro vai seguindo o lema de “deixa a vida me levar…’’

O fato é que falar sobre ele nos permite fazer melhores escolhas em nossas vidas.

Entre tantos conselhos, vídeos e livros, procurei resumir em três tópicos o que podemos começar a fazer para ter mais controle e também fazer a vida financeira (e a organização dela) deixarem de ser um tabu:

1 — Se organize:

Você deve estar pensando: “lá vem a história das planilhas…’’

Sim, elas mesmo é que vão te ajudar. É chato? Sim, é chato. Mas com o tempo você vai perceber que ter o controle do que gasta vai salvar não só o seu fim de mês, mas também vai lhe fazer enxergar em quantas bobagens está indo o seu dinheiro.

Aqui entra também o tão usado e querido (e às vezes temido) cartão de crédito.

A gente está careca de saber que ele tem juros absurdos e que deve ser usado com muita moderação. Já que não dá para ficar totalmente livre dele, podemos ter a meta de:

  • Só usá-lo quando for extremamente necessário;
  • Optar por cartões que tenham baixa anuidade ou anuidade gratuita (existem vários no mercado);
  • Ter “SÓ’’ um cartão. Pare para pensar: é preciso mesmo ter vários cartões? Tenho certeza que sua resposta, após refletir, será não.

Além de organizar os gastos, organize suas dívidas. Elas costumam sugar nossa energia e devem ser tratadas com prioridade. Tente paga las em dia, fazer melhores acordos para pagamentos à vista. E depois de se livrar delas, tente pensar sempre em compras a vista ou em parcelamentos curtos.

2 — Trabalhe com uma reserva:

Depois de ter aprendido a se organizar, deve sobrar um dinheirinho no final do mês, certo?

Então é hora de fazer a sua reserva.

Você pode abrir uma poupança, fazer um Plano de Previdência Privada ou até mesmo aprender a investir.

O que é essencial é começar a poupar. Seja para a velhice, para uma possível perda de emprego, para um futuro imóvel ou até mesmo para uma viagem dos sonhos.

3 — Coloque metas e economize:

Viver no Brasil anda longe de estar fácil. Os preços aumentam toda semana, temos os mais altos impostos do mundo e os salários estão longe de fazer fechar essa conta.

Mas já que somos um povo criativo, podemos também praticar isso na hora de economizar.

Faça metas que te ajudarão a ter dinheiro sobrando no fim do mês:

  • Saia para jantar fora apenas um final de semana do mês. Cozinhar em casa, além de ser prazeroso, vai reduzir em muito os seus gastos;
  • Marque confraternizações com os amigos em casa: dividir gastos de comida e bebida torna a noite muito mais barata do que sair.
  • Procure programas culturais gratuitos ou mais baratos: toda cidade tem o dia da promoção do cinema ou do teatro e algumas, a exemplo do estado de São Paulo, têm o Circuito Cultural Paulista que traz peças e shows gratuitos.
  • Procure no seu armário: certo dia li uma coisa que tento colocar em prática sempre: “antes de pensar em comprar uma roupa, dê uma volta no seu armário’’. Você provavelmente vai ter algo parecido com o que queria ou que pode ser adaptado àquela necessidade. Te digo: funciona MUITO!

Espero que essas dicas ajudem a termos uma abertura maior e melhor para falarmos sobre esse tabu.

Me conte aqui nos comentários qual a sua dica para economizar e como você controla seus gastos!

QUER SER PUBLICADO PELO CENTRO?

Se você se sentiu à vontade no Centro, gosta do Medium e, acima de tudo, ama escrever, então seria um prazer ter você aqui produzindo conosco.

Escreva para bemvindoaocentro@gmail.com e nos conte sobre suas ideias.

--

--

Feh Ramon
O Centro

Escritora amadora. Amante de shows. Contadora.