20/05/1981 — Nasce um goleiro e uma lenda do futebol espanhol: Iker Casillas

Além de ser ídolo de Madridistas e espanhóis, Casillas tornou-se referência para o futebol mundial

Maria Sofia Aguiar
O Contra-Ataque
6 min readMay 20, 2020

--

Iker Casillas com a taça da Copa do Mundo de 2010. (Foto: Reuters)

Quando nos perguntam sobre os diversos goleiros extraordinários que já passaram e passam por esse planeta, muitos nomes vêm à mente. Se na sua não surge o nome “Iker Casillas”, temos um problema… Pois, há 39 anos, nascia ele: o goleiro que fez história no futebol espanhol e no futebol mundial. Cada entrada em campo, cada defesa e cada título — que são muitos — carregam sua história.

Herói dos Madridistas e herói dos espanhóis, foi ele um dos grandes responsáveis por trazer ao Real Madrid, clube onde praticamente nasceu e permaneceu por 25 anos, inúmeros títulos e vitórias marcantes. Para a Seleção Espanhola, foi ele o cara que, mediante defesas extraordinárias, trouxe o primeiro (e até agora único), título mundial do país, que nesse ano, completa 10 anos.

Altamente respeitado pelos rivais— já que foi considerado o "salvador da Seleção" — Casillas conseguiu, por meio do seu futebol, uma integração dos times espanhóis. E isso foi muito além das torcidas.

Se pararmos para analisar, o goleiro pode ser considerado um símbolo de harmonia e união para o país espanhol como um todo — algo que é muito difícil para a população, já que existe, na Espanha, o processo e sentimento separatista de certas regiões para com outras, como a Catalunha e o País Basco.

Protestos a favor da independência da Catalunha em um jogo do Barcelona (Foto: Gedai)

O desejo da região catalã de se separar do resto do país, apesar de estar na esfera política e econômica, é extremamente presente no futebol espanhol. Ele contribui para que Barcelonistas e Madridistas aumentem e persistam cada vez mais na rivalidade, já que Barcelona é uma cidade que faz parte do grupo separatista e, Madrid, é totalmente contra essa independência.

Casillas teve a proeza de representar, pela seleção, não só a região que defende, como todas as outras que não se consideram espanholas. Ele foi identidade. Uniu Barcelona e Real Madrid; espanhóis e catalães.

"Senhor Título"

As conquistas foram numerosas. Tornou-se vencedor dentro e fora da Espanha, sendo campeão em 19 oportunidades, digno da grandeza de um clube como o Real. Em âmbito nacional, o goleiro esteve em cinco títulos do Campeonato Espanhol, duas Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha. Fora do país ibérico, ainda conquistou três vezes a Champions League, um Mundial de Clubes, dois Intercontinentais e também duas Supercopas Europeias. De todas as vitórias, foi capitão em sete delas.

Casillas pelo Real, clube onde permaneceu por 25 anos.

Como superstição, tocava sempre no travessão antes do início dos jogos e fazia defesas pra cima de jogadores lendários (Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta…), que jamais serão apagadas da memória de um verdadeiro torcedor. Que travessão mágico esse!

Assista um compilado de defesas de Casillas pelo Real!

Além dos troféus, Iker Casillas faturou prêmios individuas, enquanto vestiu a camisa merengue. Foi eleito melhor goleiro do mundo pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) entre 2008 e 2012, escolhido para a equipe do ano da UEFA de 2007 a 2012 e nomeado para a Bola de Ouro FIFA no mesmo período.

Prêmio de melhor goleiro da Copa do Mundo de 2010! (Foto: Redes socais @RealMadrid )

Foi campeão com a seleção da Espanha, pela Eurocopa em 2008 e 2012 e, deu ao país, a tão almejada taça da Copa do Mundo de 2010.

Jogo das quartas de final: Casillas defende um pênalti contra o Paraguai, o qual contribuiu para o avanço da seleção espanhola
Defesaça de Casillas em cima de Robben, na final da Copa contra a Holanda: Espanha campeã!

No entanto, nessa época, não era só o título mundial que era novidade para o nosso aniversariante. Durante a Copa das Confederações, na África do Sul, Casillas conheceu a jornalista esportiva, Sara Carbonero, em uma de suas entrevistas. Apaixonaram-se e assumiram o relacionamento, logo antes de começarem os jogos da Copa do Mundo em 2010.

Com a Espanha campeã do torneio, que foi recheado de defesas brilhantes do goleiro, Sara foi entrevistá-lo. Ao perguntar qual era a sensação de ser um dos grandes responsáveis pelo título, Casillas ficou emocionado e não conseguiu organizar as palavras. Mesmo assim, achou a melhor solução para a pergunta da namorada: deu-lhe um beijo em rede nacional.

Nem só de futebol e títulos era preenchido o coração do nosso goleiro: a paixão pela jornalista era nítida e, desde então, conhecida mundialmente. Sara chegou a ser chamada de talismã da seleção espanhola. Os dois estão juntos até hoje. Casaram-se e tiveram dois filhos. Quem disse que o amor e a paixão não andam lado a lado do futebol?

Sara e Casillas (Foto: Instagram @saracarbonero )

Em 2015, quando deixou o Real Madrid, foi condecorado uma das lendas da histórias do clube, mas sua carreira não terminaria ali. Foi anunciado pelo Porto, clube português, onde começou a desenhar sua nova trajetória.

Família Casillas com uniforme do FC Porto (Foto: Move Notícias)

Para acrescentar a sua lista de títulos, conseguiu pelo Dragão — apelido dado ao seu novo time — duas Supertaças de Portugal em 2018 e 2019, venceu o Campeonato Português em 2017/2018 e, ainda, para provar merecimento de sua contratação, conquistou o prêmio de melhor goleiro da Liga Portuguesa em 2017 e 2019. Não é à toa que a torcida, a cidade e os dirigentes do clube criaram um sentimento de carinho e gratidão. Sendo assim, ele renovou contrato até 2021.

Porém, obstáculos que nunca imaginaria, estavam prestes a acontecer.

Antes de ser lenda, ser humano.

Casillas se recuperando do infarto em hospital (Foto: Reprodução/Globo Esporte)

No dia 1 de maio de 2019, com 37 anos, Casillas sofreu um infarto do miocárdio, enquanto treinava com o Porto. Mas quando levado ao hospital, descobriu-se que o caso não era dos mais graves e, pode iniciar logo sua recuperação. 20 dias depois, Sara, sua esposa, anunciou que estava com um câncer no ovário e iniciaria o tratamento.

Após dois meses de um turbilhão de acontecimentos deploráveis, sem nenhum pronunciamento do casal — que se recuperava bem — Casillas, com muito apoio da presidência do time português, anunciou que se tornaria dirigente do FC Porto, deixando implícita a sua aposentadoria e causando desespero aos fãs.

No início desse ano, além de Casillas anunciar que é candidato à presidência da Federação Espanhola de Futebol, o presidente do Porto, confirmou que o jogador estava sim, dando adeus aos gramados. Era o fim de uma era.

Sabíamos que esse momento ia chegar, mas não imaginávamos que o desfecho viria devido a acontecimentos tão drásticos na vida do goleiro. Não conseguiríamos mais apreciar as defesas encantadoras que ele nos proporcionou, tanto pelo Real, como pela Espanha e pelo Porto. Não assistiríamos mais o futebol emocionante que ele transmitia aos torcedores.

Iker Casillas tornou-se ídolo. Não só de madridistas e espanhóis, como de todos aqueles que são apaixonados pelo futebol. Não um “futebol comum”, mas o futebol que dá-se gosto de ver mais e mais. O futebol que surpreende, assim como as defesas de Casillas nos surpreendiam.

(Foto: redes sociais @RealMadrid )

Feliz aniversário, Iker Casillas! Obrigada por agregar mais paixão ao nosso futebol. E que surjam outros como você!

--

--