A breve história do desconhecido Hydecroft Foot-Ball Club

O Contra-Ataque
O Contra-Ataque
Published in
2 min readAug 16, 2017

Por Matheus Rodrigues

Reprudução: Twitter / Arquivo Público SP

Você pode nunca ter escutado nada sobre este time de futebol, mas, com certeza é um dos times mais importantes da história do campeonato paulista. O Hydecroft Foot-Ball Club foi o primeiro time do interior do Estado de São Paulo, com exceção de Santos, a disputar um Campeonato Paulista, em 1914.

A equipe era formada por alunos do Ginásio Hydecroft, da cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo, sendo o terceiro colégio a existir no município. Fundado em 1907, localizando-se no final da Rua do Rosário, seu escudo era uma estrela vermelha com a letra H maiúscula branca no centro.

O futebol paulista teve sua primeira cisão em 1913. A partir deste ano, portanto, teríamos dois campeonatos diferentes organizados por duas ligas: A LPF (Liga Paulista de Foot-Ball) e a recém criada APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). Como uma forma de disputar a hegemonia,
a APEA resolveu aceitar a participação de um clube do interior do estado — algo inédito — pois, até então, só clubes da capital participavam do Paulista.

O Hydecroft jogou todas suas partidas no Parque Antártica. Em 19 de abril de 1914, ocorreu a sua estreia contra o Sport Club Internacional, de Santos. Os jundiaienses perderam por 1 a 0, mas fizeram história como o primeiro time a representar o interior em um Campeonato Paulista. Os 11 jogadores que entraram em campo foram: Coriolano; Martinelli e Miranda; Benedicto, Américo e Pedrinho; Fráguas, Bento, Hugo, Fábio e Antoninho.

Na partida seguinte, disputada no mesmo estádio, em 3 de maio, o Hydecroft conquistou seu primeiro ponto: um empate por 3 a 3 com o Campos Elyseos. Hugo, duas vezes, e Bento marcaram os primeiros gols do interior no torneio. O clube conseguiria duas vitórias naquela competição, ambas contra o Minas Gerais — por 1 a 0 e por 2 a 0. Fora esses três jogos, o time ainda amargou cinco derrotas. Entretanto, os cinco pontos conquistados nas oito rodadas que disputou foram descartados após o Hydecroft abandonar o campeonato.

Depois deste feito, apenas dez anos mais tarde, em 1924, outro time do interior voltou a disputar o Campeonato Paulista. Se o futebol do interior de São Paulo é forte e revelou muitos craques, deve-se muito aos guerreiros do desconhecido Hydecroft Foot-Ball Club.

--

--