‘Les Rouges’ chegam invictas à Copa do Mundo de 2019

Canadá venceu 8 partidas em 2018 — com direito à 3ª vitória seguida contra o Brasil — e estão sem perder há 7 jogos

Luca Machado
O Contra-Ataque
4 min readMay 22, 2019

--

Foto: Reprodução/Instagram

A seleção canadense de futebol feminino é uma das potências da modalidade para a Copa do Mundo deste ano na França. Com duas medalhas de bronze nas Olimpíadas de 2012 e 2016 — vitórias emocionantes sobre a França com um gol aos 46' do segundo tempo e contra o Brasil no Rio de Janeiro — , as canadenses chegam à sétima aparição consecutiva no Mundial.

Lideradas pela lenda Christine Sinclair, capitã e maior artilheira da história da seleção canadense, Les Rouges (As Vermelhas) venceram oito partidas em 2018 — com direito à terceira vitória seguida contra a seleção brasileira — e estão invictas há sete partidas em 2019 (5 vitórias e 2 empates).

Após a vitória sobre o Brasil na disputa de terceiro lugar em Rio-2016, Sinclair se emocionou com as quase 40 mil pessoas presentes na Arena Corinthians e pediu mais incentivo ao futebol feminino no Brasil.

“ Você olha para o time brasileiro e vê jogadoras que estão entre as melhores do mundo. A Marta é a melhor que já jogou esse esporte. Sobre a falta de apoio, espero que as coisas mudem depois dessa performance. Que encham estádios. Como fã do futebol feminino, espero que isso mude para elas. Elas merecem tudo isso”, disse Sinclair, que tem 181 gols pelo Canadá na carreira e está a apenas quatro tentos do recorde de gols internacionais de todos os tempos.

O jogo final da preparação do Canadá para a Copa do Mundo aconteceu no último final de semana contra o México, em Toronto, e as canadenses venceram por 3 a 0, com gols de Jessie Fleming, Christine Sinclair and Adriana Leon.

Esportes no Canadá

(Foto: Jonathan Nackstrand/AFP)

O hóquei no gelo é o principal esporte canadense. A NHL (National Hockey League), liga masculina fundada em 1917 e composta por times americanos e canadenses, surgiu no Canadá. Hoje, a liga conta com sete times do país, espalhados pelas principais cidades (Calgary, Vancouver, Edmonton, Winnipeg, Toronto, Ottawa e Montreal).

O primeiro torneio internacional de hóquei feminino foi organizado em 1990 e, desde 1999, é realizado anualmente — o Canadá venceu 10 das 19 edições e o número de mulheres neste esporte só vem crescendo desde então.

A liga feminina de hóquei, no entanto, ainda não é unificada entre Canadá e Estados Unidos — e o futuro das canadenses agora se mostra incerto. Após 12 temporadas na ativa, a CWHL (Canadian Women’s Hockey League) foi descontinuada no dia 1º de maio deste ano por conta de um modelo de negócio economicamente insustentável”, segundo declaração da própria liga.

Mesmo com apenas um time canadense em suas ligas, basquete e basebol também são esportes populares no país. O Toronto Raptors e o Toronto Blue Jays, que contam com longas temporadas regulares na NBA (National Basketball Association) e na MLB (Major League Baseball), respectivamente, movimentam a província de Ontário ao longo do ano.

No entanto, ainda não há um time canadense na WNBA (liga feminina de basquete dos EUA) e nenhuma mulher na MLB (desde que a restrição de gênero foi derrubada em 1992).

Apesar de também movimentar muito dinheiro na MLS (Major League Soccer) com três times canadenses, o futebol é apenas o quarto esporte do país. Inclusive, a seleção feminina é muito mais tradicional que a masculina, que só participou da Copa do Mundo de 1986, no México, e não passou da fase de grupos do torneio.

Christine Sinclair é uma das maiores lendas da história do futebol feminino, mas existe algum jogador canadense que tenha este tamanho? A resposta é bem clara: não.

Copa do Mundo 2019

(Foto: Agência Reuters)

Os melhores resultados da seleção canadense em Copas do Mundo aconteceram neste século: conquistaram a quarta colocação em 2003, nos Estados Unidos, e foram às quartas de final em 2015, quando o país foi anfitrião do torneio.

Na edição de 2019, o Canadá enfrenta Camarões, Nova Zelândia e Holanda na fase de grupos. A estreia é contra as camaronesas no dia 10 de junho, às 16h, em Montpellier.

Confira os horários e dias das partidas:

Canadá x Camarões — 10/06, às 16h — Montpellier

Canadá x Nova Zelândia — 15/06, às 16h — Grenoble

Holanda x Canadá — 20/06, às 13h — Reims

--

--

Luca Machado
O Contra-Ataque

“Entre milhões de views e milhões de ninguém viu”/Jornalista, 24/Twitter: @lucamachado98