Luis Rubiales recebe afastamento de três anos pela FIFA após agressão sexual

Ex-dirigente importunou a atleta Jenni Hermoso após conquista do título na Copa do Mundo Feminina deste ano na Austrália — e alguns ainda chamam o que aconteceu de beijo

Dora
O Contra-Ataque
3 min readOct 30, 2023

--

(Noemi Llamas/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi finalmente afastado do futebol de maneira mais contundente pelo Comitê Disciplinar da FIFA — com um afastamento de três anos de suas atividades a nível nacional e internacional por ter agredido sexualmente Jenni Hermoso, atacante da seleção espanhola e do time mexicano Pachuca, durante a cerimônia da conquista do título Mundial pela equipe feminina da Espanha em agosto desse ano em Sidney, na Austrália.

Jenni Hermoso, eleita Bola de Prata do Mundial em 2023. (James Whitehead/Eurasia Sport Images/Getty Images)

E tem gente por aí chamando o que ele fez de “beijo”. Ora, se não foi consentido não é beijo! O beijo pressupõe uma troca de afeto, consentimento, reciprocidade. Se não tem nada disso não é beijo!

As jogadoras espanholas celebravam sua primeira conquista de título mundial quando Jenni foi agarrada e Rubiales lhe tascou um indesejado beijo na boca. Após o ocorrido, as 23 jogadoras finalistas do mundial assinaram embaixo do comunicado de Hermoso em post na rede social X, antigo Twitter, onde disse:

“Quero esclarecer que, como se vê nas imagens, que em nenhum momento consenti no beijo que ele me deu e claro, em nenhum momento procurei exaltar o presidente. Não tolero que minha palavra seja questionada e muito menos que inventem palavras que não disse.”, disse Hermoso.

As campeãs mundiais pediam respostas contundentes dos poderes públicos para que não passem impunes os responsáveis por condutas como a de Rubiales. No dia 26 de agosto, a FIFA anunciou uma primeira suspensão provisoriamente, por um período inicial de 90 dias, fazendo com que Rubiales tivesse que renunciar à contragosto seus cargos de Presidente da RFEF e sua posição na União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).

Jenni Hermoso foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes da Espanha pela Forbes em 2023. (Reprodução: Instagram)

Alexia Putellas, Irene Paredes e Misa Rodríguez compareceram como testemunhas perante o juiz na investigação da denúncia formal feita ao Ministério Público espanhol. Que venham para a seleção espanhola momentos de celebração sem esse constrangimento. Que seja feita a justiça, não só por Jenni, mas por todas as jogadoras que tiveram também seu momento de alegria ofuscado pela nojeira masculina que não consegue se privar de ser o centro das atenções mesmo que da maneira mais inadequada possível.

Mais do que punir os homens, é preciso lembrar de exaltar as mulheres por suas conquistas e deixá-las comemorar em paz.

Mas livrai-nos dos Rubiales, Amém.

--

--