O Imbatível

O Contra-Ataque
Aug 8, 2017 · 2 min read

“Raro prazer, sabor de emoção”

Por Henrique Schirru

(Foto: Rodrigo Corsi/FPF/Divulgação)

O Corinthians conseguiu fazer o inesperado. O que todos achavam ser impossível, por nunca nenhum outro time ter feito antes: passar ileso pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, um dos nacionais mais disputados e mais difíceis do mundo.

Foram 19 jogos sem nenhuma derrota, com 14 vitorias e 5 empates, 82,5% de aproveitamento e 47 pontos, a melhor pontuação de todos os turnos do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. É melhor até que a maior pontuação já feita, realizada pelo Cruzeiro em 2003 — só que na época haviam mais times e mais rodadas.

A partir de 2006, o Brasileirão passou a ser disputado por apenas 20 times e, a partir de então, foram apenas três vezes nas quais o time ganhador do primeiro turno não foi campeão no final do ano.

*times que não eram o campões do primeiro turno, mas foram campões no final do ano e levantaram a taça.

O Corinthians ainda pode se tornar o primeiro campeão invicto se mantiver a regularidade no segundo turno. Mas é mais provável que brigue pela melhor campanha geral, atualmente a de 2015, quando o próprio Corinthians fez 81 pontos, contando com um elenco mais experiente e recheado do que o time atual e com um dos melhores treinadores do mundo, hoje técnico da Seleção Brasileira. Tudo isso que vem ocorrendo deve-se ao trabalho feito pelo “novato” Fabio Carille, que hoje é um dos melhores treinadores de clubes do Brasil — se é que não pode ser considerado o melhor.

O Corinthians consegue manter o mesmo nível de atuação em todos os jogos, é um time consciente e muito bem treinado que, quando tem uma oportunidade de fazer o gol, não a desperdiça e continua jogando no erro dos adversários — um time considerado muito cirúrgico e calculista.

Com a segunda maior sequência de jogos sem derrotas de sua história, o Timão está, atualmente, sem perder há 34 jogos. Desde 19 de Março, quando perdeu fora de casa para a Ferroviária, foram 21 vitorias e 13 empates. Se não for derrotado nos próximos 3 jogos, irá igualar a maior invencibilidade da sua história.

O Contra-Ataque

O futebol é uma manifestação cultural.

O Contra-Ataque

Written by

o futebol é uma manifestação cultural

O Contra-Ataque

O futebol é uma manifestação cultural.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade