O Imbatível
“Raro prazer, sabor de emoção”
Por Henrique Schirru

O Corinthians conseguiu fazer o inesperado. O que todos achavam ser impossível, por nunca nenhum outro time ter feito antes: passar ileso pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, um dos nacionais mais disputados e mais difíceis do mundo.
Foram 19 jogos sem nenhuma derrota, com 14 vitorias e 5 empates, 82,5% de aproveitamento e 47 pontos, a melhor pontuação de todos os turnos do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. É melhor até que a maior pontuação já feita, realizada pelo Cruzeiro em 2003 — só que na época haviam mais times e mais rodadas.
A partir de 2006, o Brasileirão passou a ser disputado por apenas 20 times e, a partir de então, foram apenas três vezes nas quais o time ganhador do primeiro turno não foi campeão no final do ano.

O Corinthians ainda pode se tornar o primeiro campeão invicto se mantiver a regularidade no segundo turno. Mas é mais provável que brigue pela melhor campanha geral, atualmente a de 2015, quando o próprio Corinthians fez 81 pontos, contando com um elenco mais experiente e recheado do que o time atual e com um dos melhores treinadores do mundo, hoje técnico da Seleção Brasileira. Tudo isso que vem ocorrendo deve-se ao trabalho feito pelo “novato” Fabio Carille, que hoje é um dos melhores treinadores de clubes do Brasil — se é que não pode ser considerado o melhor.
O Corinthians consegue manter o mesmo nível de atuação em todos os jogos, é um time consciente e muito bem treinado que, quando tem uma oportunidade de fazer o gol, não a desperdiça e continua jogando no erro dos adversários — um time considerado muito cirúrgico e calculista.
Com a segunda maior sequência de jogos sem derrotas de sua história, o Timão está, atualmente, sem perder há 34 jogos. Desde 19 de Março, quando perdeu fora de casa para a Ferroviária, foram 21 vitorias e 13 empates. Se não for derrotado nos próximos 3 jogos, irá igualar a maior invencibilidade da sua história.

