PODCAST: Futebol Feminino com Alê Xavier

Maria Tereza
O Contra-Ataque
Published in
2 min readSep 4, 2018
Única mulher no time de apresentadores do Desimpedidos, Alê Xavier é a convidada do #OCA8 (Foto: Instagram)

O futebol, infelizmente, ainda é um local onde o machismo está presente. Seja no campo, na arquibancada ou na mesa redonda, as mulheres que querem estar ali são obrigadas a lutar pelo seu espaço. O Contra-Ataque sempre se posicionou à favor dessa luta até o dia em que elas possam ocupar esse ambiente de forma natural e sem grandes esforços.

Pensando nisso, dessa vez, a mesa do nosso podcast foi composta apenas por mulheres. No #OCA8, as contra-atacantes Dora Scobar, Karyne Gheller e Maria Tereza entrevistaram Alê Xavier, apresentadora do canal Desimpedidos, do YouTube.

Nascida em Piracicaba (interior de São Paulo), Alê começou sua carreira na mídia como jornalista, tendo trabalhado por um tempo na Rede Globo. Em 2017, ela participou do concurso “Muleke da Base”, promovido pelo Desimpedidos para selecionar um novo apresentador.

Alê entrou na equipe do canal em 2017 (Foto: Instagram)

“Era um processo patrocinado por uma marca masculina e eu decidi me inscrever mesmo assim. Pensei: ‘jamais eles vão escolher uma menina como vencedora!’ Mas decidi arriscar. E eu, óbvio, não ganhei. Só que o canal estava procurando uma menina que falasse e entendesse de futebol há muito tempo. Aí, eles decidiram me chamar, mesmo eu tendo perdido.”

Antes de entrar para o jornalismo, Alê também jogou pelo XV de Piracicaba. Porém, devido às dificuldades que já sabemos que o futebol feminino enfrenta no Brasil, a carreira como jogadora não vingou. Agora, ela tem a oportunidade de falar sobre a modalidade no maior canal brasileiro de esporte do YouTube.

As meninas citaram na conversa um dos vídeos do Desimpedidos em Campo, no qual Alê visitou o jogo Portuguesa x Audax, no estádio do Canindé, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino 2018. A partida não aconteceu por falta de policiamento, algo que jamais teria ocorrido na modalidade masculina.

Alê comentou como é ser uma referência para as meninas que querem seguir no jornalismo esportivo ou jogando futebol:

“O público do Desimpedidos é mais masculino que feminino. Quando os moleques me encontram na rua, é normal. Agora, quando vem uma menina me cumprimentar e dizer ‘gosto muito do seu trabalho!’, eu penso que é uma puta responsa. É muito legal! Eu gosto de ter essa responsabilidade, é bem bacana.”

Nossas sugestões do programa para acompanhar o futebol feminino

Ouça o programa:

--

--

Maria Tereza
O Contra-Ataque

Jornalista formada pela PUC-SP, são paulina e fã do Adam Sandler.