PODCAST: Movimentos do futebol por democracia, com Danilo Pássaro

Maria Tereza
O Contra-Ataque
Published in
2 min readJul 9, 2020
Torcedores foram às ruas lutar pela democracia no fim de maio. (Foto: Bancada Ativista)

Por Maria Tereza

quem diga que futebol e política não se misturam. Mas, no dia 31 de maio de 2020, torcedores de vários clubes mostraram mais uma vez que isso é papo furado. Eles foram às ruas para protestar contra o fascismo e o racismo e lutar pela democracia, que desde 2016 mostra o quanto está vulnerável no Brasil.

O protesto em São Paulo foi puxado pelo movimento Somos Democracia, um coletivo que nasceu dentro da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians e a maior do Brasil.

No OCA#23, Gabriel Paes, Lucas Martins Alves de Oliveira e Maria Tereza entrevistaram Danilo Pássaro, coordenador nacional do coletivo.

No programa, eles conversaram sobre como esse movimento surgiu e Danilo deu detalhes sobre as manifestações pelo olhar de quem estava lá.

Danilo Pássaro (27 anos) é teólogo e estudante de História na USP. (Foto: Arquivo pessoal)

“A gente observava essas manifestações pró-governo, pró-morte que faziam apologia à ditadura e à tortura, que agrediam profissionais da saúde e jornalistas e que ridicularizavam o coronavírus e isso nos revoltava. Até porque a grande maioria de nós é da periferia. Somos os que mais têm sofrido com a pandemia e por isso consideramos nossa ação um serviço essencial, que é combater o fascismo nas ruas.”

Além disso, Danilo comentou outras questões, como a despolitização da população brasileira, demonização das torcidas organizadas e a elitização dos estádios de futebol.

Torcidas antifascistas dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro protestaram contra a volta do Campeonato Carioca.

“A gente passou por um processo de demonização da política, de anti-partidarismo, de escândalo de corrupção e de acentuação da violência urbana sendo enfatizada todos os dias nos grande meios de comunicação. Isso fez com que o povo ficasse muito desacreditado da política como um instrumento de transformação social.”

Confira as dicas culturais do OCA#23

Ouça o programa no Spotify, ou no seu agregador de podcasts favorito:

Para ouvir na web:

--

--

Maria Tereza
O Contra-Ataque

Jornalista formada pela PUC-SP, são paulina e fã do Adam Sandler.