União Mania, um almanaque online sobre o mais conhecido clube de Araras

O site, criado em 2013, disponibiliza centenas de informações sobre a história do União São João de Araras

Luca Machado
O Contra-Ataque
4 min readMar 12, 2018

--

Equipe de 1993, que disputava as primeiras divisões do Campeonato Brasileiro e Paulista. Em pé da esq.p/dir.: Edinho, Luiz Henrique, Cláudio, Vinícius, Vágner e Gléber. Agachados: Alexandre, Israel, Ozias, Glauco e Esquerdinha. (Imagem e levantamento: União Mania)

A pequena cidade de Araras foi fundada em 1862, possui cerca de 131 mil habitantes e, como muitos municípios interioranos, alguns clubes de futebol. Em 1953, os irmãos Hermínio e João Ometto fundaram e oficializaram a modesta equipe da Fazenda São João, que passou a ter o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João. Após quase 30 anos disputando campeonatos regionais e dois vice-campeonatos paulistas da Terceira Divisão, surge o União São João Esporte Clube, em 14 de janeiro de 1981.

O alviverde entrou de vez no cenário futebolístico nacional. Com isso, foi o primeiro ‘clube-empresa’ do país, remodelação feita em 1994 pelos presidentes José Mário Pavan e Iko Martins, revelou o lendário lateral-esquerdo Roberto Carlos, foi campeão das Séries B e C do Campeonato Brasileiro e conseguiu se manter por três anos na elite do Brasileirão, de 1993 a 1995.

O clube, após o rebaixamento em 1995, nunca mais retornou à Série A. O mau desempenho em campo somado às péssimas gestões administrativas e financeiras levaram o União a fechar suas portas em 2015. “Desde que caímos da A1 em 2005 não conseguimos mais subir e só acumulamos dívidas. Chega um momento que você tem que parar e pensar, porque você vai continuar devendo e é melhor parar para depois tentar começar de novo”, disse o vice-presidente do clube Antonio Carlos Beloto, logo após pedir o afastamento da quarta divisão do futebol paulista.

Escudo do União.

Contudo, no futebol, grandes histórias surgem, seja dentro ou fora de campo. Em 2013, o site União Mania foi criado pelo torcedor e pesquisador Marcelo Valem, com o intuito inicial de fazer um trabalho sobre o futebol de Araras como um todo. “Além do União-Usina, Araras teve outros 4 times profissionais. Em 2003, comecei minhas pesquisas pelos jornais antigos da cidade e conversando com pessoas que fizeram parte desta história. Criei um site chamado História do Futebol Ararense que ficou no ar até 2010. Por causa do trabalho, não estava tendo tempo para me dedicar às pesquisas e ao site, então tirei-o do ar. Em 2013, com saudades das pesquisas, criei o União Mania, dedicando-me mais ao União São João. Agora, com as pesquisas do União avançadas, estou voltando para os outros times (já tenho muita coisa no site, até dos times amadores)”, explica Valem.

O site funciona como uma espécie de almanaque do clube de Araras, contando com notícias sobre o time reproduzidas de jornais da região, história cronológica — desde a fundação até o fim das atividades da equipe — , títulos, fichas dos jogadores e muito mais. (Você pode conferir o conteúdo do União Mania clicando aqui).

O time de Araras revelou o craque Roberto Carlos, que defendeu o clube entre os anos de 1990 e 1992.

Segundo ele, a intenção é reunir todas as fichas dos jogos do União, desenvolver as estatísticas e outros tipos de material. Além disso, um de seus sonhos com o site é atingir os 100% de fichas técnicas disponíveis.

Sobre a atual situação do clube e de outros times menores no cenário futebolístico, Valem diz que todos são culpados, tanto as diretorias quanto as Federações e a CBF. “Como os times menores provocam pouca repercussão, a mídia tende a “não gostar” quando um time pequeno alcança o sucesso. Time pequeno não dá audiência, não vende jornal, não rende cliques”, conta o pesquisador.

“Uma coisa está ligada à outra: o modo como as federações tratam os campeonatos é fruto da má gestão do futebol. Com boa vontade e criatividade, daria pra fazermos uma liga nacional e uma copa do Brasil que envolvessem todos os clubes, que ocupasse todo o calendário e, consequentemente, fosse rentável para todos”, completa.

(Foto: Luca Machado)

Inaugurado em maio de 1988, o estádio Hermínio Ometto, que tem capacidade para cerca de 16 mil torcedores, está bem cuidado, porém praticamente vazio e inativo. No entanto, Valem afirma que o estádio não está abandonado. “O vice-presidente Antonio Carlos Beloto vai todo dia lá. Se precisar fazer um jogo no ‘Herminião’ hoje, ele está pronto”, diz.

Marcelo começou a acompanhar o União em 1987, levado pelo pai aos jogos do time. Das diversas lembranças que tem das festas que o clube já proporcionou na cidade, Valem cita algumas. “O título da série C de 1988 sinceramente não me recordo da comemoração, apesar de ter ido ao jogo final. Lembro só da festa no estádio e a invasão de campo. Nos acessos em 1992 e 1996 lembro-me da festa pela cidade, com o time desfilando no caminhão do Corpo de Bombeiros. Mas nenhuma destas conquistas nacionais se equiparam ao acesso à primeira divisão do Paulista em 1987; foi a maior festa que vi em Araras. Acho que esta foi a mais marcante, principalmente para mim que estava começando a acompanhar o União”, relembra Marcelo.

Partida no Paulistão de 1993 contra o Corinthians, disputada em Araras.

A última partida oficial disputada no estádio alviverde foi em setembro de 2014, contra o Pirassununguense, em derrota por 3 a 2 na Série B do Paulista. Após o fechamento das portas, o clube tinha esperanças de participar da última divisão do Campeonato Paulista de 2018. No entanto, a questão financeira atrapalhou e o União se mantém na inatividade.

--

--

Luca Machado
O Contra-Ataque

“Entre milhões de views e milhões de ninguém viu”/Jornalista, 24/Twitter: @lucamachado98