OQHEM? Absolutamente nada

Er Galvao Abbott
O ElePHPant do Chapéu Branco
3 min readApr 1, 2017

Hoje, nesta data tão importante*, decidi finalmente contar a todos as descobertas que fiz em mais de 22 anos de profissão. É hora de contar as 10 verdades sobre o nosso mercado, que guardei pra mim sem compartilhar, porque como todo mundo sabe esse negócio de compartilhar não vale nada na nossa vida profissional.

  1. Aliás, falando em compartilhar, eu pirateio livros, todos os livros do mercado, em vários idiomas inclusive. Pagar? Como assim PAGAR por conhecimento, tá maluco? Todo mundo no nosso mercado sabe que “Diploma” é sinônimo de YouTube e que livro foi feito pra ser compartilhado, de preferência em posts com títulos bem chamativos como “666 livros de graça, porque autor de livro é tudo otário”.
  2. Sempre usei, na verdade, uma linguagem fortemente tipada, 100% Orientada a Objetos e com um nome simples e facilmente reconhecível. O que ninguém conta e que hoje decidi revelar, é que é uma linguagem tão boa, mas tão boa, que não apenas todo o código escrito nela recebe automaticamente um selo de qualidade ISO 9001, mas cada vez que você menciona o nome dela para o cliente o valor do investimento para o projeto aumenta automaticamente em 1000 dólares (k-ching!)
  3. Todos os desenvolvedores trabalham com prazos irreais, é a mais pura verdade. O que poucos sabem fora do mercado é que na verdade todos nós usamos um código chamado gambiMega++ que ao ser executado automaticamente gera a aplicação do cliente, prontinha, em 1h. O resto do tempo a gente passa enrolando, mesmo, com desculpas esfarrapadíssimas como “Testes Unitários”.
  4. Claro que eu não escrevo documentação, tá me tirando pra que, pra Jornalista? Escrevo só piadinhas nos comentários de código, porque todo mundo no nosso mercado sabe que a verdadeira reputação de um desenvolvedor está no seu senso de humor e como ele poderia facilmente virar um astro de Stand Up Comedy.
  5. Atualmente faço parte de uma equipe que está re-escrevendo a gambiMega++ em uma linguagem hypíssima de mercado. Essa linguagem vai possibilitar a gambiMega a rodar na web, no celular, na Impressora Matricial da sua vó e na cueca do seu vô (já pensaram no novo boom de mercado que vai ser as cuecas inteligentes?), porque todo mundo sabe que bom mesmo é termos uma linguagem só no mercado.
  6. Segurança? Nah, nunca entendi porra nenhuma do assunto. Aliás, ninguém entende no nosso mercado, porque não é um assunto importante. Todo mundo sabe que a gambiMega++ é 100% a prova de ataques de injeção, Cross-Site Scripting, Cross-Dressing Motherfucker e ISIS Remote Execution.
  7. Criptografia é só um termo que a gente joga na proposta pra aumentar o valor do projeto. É o que chamamos de salt. Na verdade todos usamos MD5, que é 100% segura e infalível, aliás não é a toa que a sigla signifique Meu Deus, high 5! (o ‘h’ é mudo).
  8. Todo mundo sabe que bom mesmo é NoSQL, porque significa literalmente NÃO SQL. É uma tecnologia infinitamente superior aos velhos SQL (que, por sinal, poucos sabem fora do mercado que a sigla significa Só Que LOL), porque se dedica ao que é de fato importante no nosso mercado que é “saporra funciona rápido pra cacete”. Todo mundo sabe que o nosso cliente vai dominar o mundo, ter bilhões de acessos concorrentes e que vai ficar — e nos tornar — ryco. Todos os nossos clientes estão criando o novo Facebook.
  9. Todos os meus códigos têm, no máximo, 26 variáveis: é o máximo que dá pra fazer, porque essa conversa de variável com nome descritivo é coisa de júnior. Todo o bom desenvolvedor sabe que quanto mais ilegível o código-fonte melhor pra nós. Somos considerados tão geniais que ninguém entende o que a gente escreveu. Ninguém mandou não assitir os tutoriais da Universidade YouTube.
  10. Evento? Tá maluco? Ir em evento pra que, como assim aprender? Como assim novas tecnologias e contatos? Todo mundo no nosso mercado sabe que programação se faz na toca do Ogro, “palestra”, só serve mesmo é pra gente criar meme descendo a porrada em linguagem que a gente não gosta, não sabe porque não gosta, nunca usou e nunca vai usar mesmo.

E é isso, senhores (porque todo mundo no nosso mercado sabe que programar é coisa de macho): Sigam esses segredos guardados a sete chaves e serão bem sucedidos…

(*) Primeiro de Abril, otários(as).

--

--

Er Galvao Abbott
O ElePHPant do Chapéu Branco

Brazilian programmer and web app security advisor; Zend Framework Evangelist.