10 dicas para parecer inteligente

Se sente burro como o Faustão? Tem medo de te recusarem numa empresa descolada por parecer fã de Jorge e Mateus? Seguindo essas dicas à risca, até a Suzana Vieira vai parecer a Simone de Beauvoir.

Igor Mendonça
O EXPRESSO
4 min readJun 19, 2016

--

1- Roupas sociais, mas não muito.

Essa é a dica menos importante, se comparada com as outras, mas de extrema necessidade. Se você é homem, vista-se como o Agostinho Carrara Skinny. Camisas com estampas não necessariamente bonitas, calças justas e sapatos oxford. Tatuagens com um significado “íntimo” (ou seja, sem significado) agregam muito à sua puta estileira. Agora que você já parece um cantor de sertanejo universitário, vamos para suas evoluções e desdobramentos.

Se você é mulher, apele para roupas a tal da Maju Trindade usa. Eu nem sei quem é essa mina, mas dizem que ela é descolada. Essa coisa meio good vibes, hippie chic, sabe? Com uns toques de adidas, coisas esportivas. Pouca maquiagem.

2- Ouça bandas alternativas e rappers.

Apele sempre pros clássicos: Velvet Underground, Radiohead e Bowie. Seguindo essa tríade, você vai parecer entendedor de música, quase o Rogério Skylab de tão manjador. Você nem precisa escutar, afinal, tudo isso é chato para caralho.

Agora os rappers também são moda entre os intelectuais. Kendrick Lamar e tal. Esses caras aí. Só decore o nome, como sempre.

Além disso, decorar letras de músicas ruins dos anos 90 vale a pena também, para você não parecer MUITO intelectual.

3- Utilize palavras desconhecidas

Mesmo quando não for necessário, procure usar palavras difíceis. Concomitante, inexorável, atípico, visceral, toda essa papagaiada. Lembra do Cézar do BBB 15? Não? Vamos ver a frase do mestre:

“Durante toda a semana fui vilipendiado, perjurado e achincalhado pela Angélica, com colocações implícitas de que eu estaria em cima do muro”

O filho da puta está falando MUITA MERDA, mas parece descolado e inteligente. Ainda assim, ele ganhou o BBB daquele ano.

4- Seja uma pessoa calma

Você pode estar muito “puto” por dentro, só não transpasse isto. Se todos ao seu redor estiverem que nem o Aécio viradão no pó, tome um rivotril mental, respire fundo e aja com calma. Estilo Marina Silva.

5- Você é um gênio, então, obviamente, você tem direito de criticar as pessoas e subjulgá-las

Dois escapes.

Você pode virar aquelx universitárix que vai mandar uma “problematização” em cima da fala de qualquer pessoa. Você pode transformar qualquer coisa em reflexo de “opressão” e assim pagar de desconstruidão pra galera. Dessa maneira você também será a pessoa mais chata do rolê, porém o funcionamento é garantido.

Se não é a sua praia ser o descostruidão, você pode apelar sempre pra ironia. Lide com as pessoas através do demérito e dê sorrisos falsos a elas. Seja blasé, trate tudo como se fosse lixo e nesse caso é de suma importância usar a dica 3 e 4. Arrogância é tudo para um pseudointelectual.

6- Não fale muito

Já que você é um babaca, não fique falando bosta. As pessoas podem sacar que você é tanso em qualquer deslize.

Esse cara, por exemplo, deve ser inteligente para caralho.

7- Adeque suas práticas ao dos outros amigões

Além de beber café use ele como uma ideologia, seja o cara do “coffee and cigarretes”, mesmo achando muito amargo, transmita a ideia que sem açúcar ou adoçante ele é muuuuito melhor.

Os cigarros são opcionais, mas agregam valor se forem Marlboro ou Lucky Strike.

8- Goste de arte

Você precisa saber poucos nomes, a data de alguns e o que eles fizeram de bom para a arte. Conheça o quadro o mais famoso, leia o resumo do livro ou veja uma crítica sobre o filme. Fale de Hemingway, Picasso, Proust, Dostoievski, Polanski… você pegou a ideia.

9- Eu me odeio e essas paradas aí

Fale que sua vida é uma merda e que ela não tem sentido. Seja um mix de Cobain com Amy Winehouse, só que sem as overdoses. Fique bem louco, diga que é isso aí, eu bebo pra esquecer, o que vale é o momento e todas essas paradas. Todo mundo ama um drogado incompreendido.

10- Não converse com pessoas inteligentes

O maior dos problemas é encontrar alguém realmente inteligente, portanto, se você encontrá-las, fique em dúvida, mantenha-se quieto, concorde sempre com o que elas estão dizendo e diga que você nunca enxergou as coisas por este prisma.

Na dúvida, fale que está com pressa para ir na estreia da exposição de uma amiga, ali na Frei Caneca.

--

--