Retórica do anátema social

Nícolas Barbieri
O EXPRESSO
Published in
2 min readAug 12, 2016

Tomei nota ser impossível se importar demais com os problemas da sociedade moderna
sem ganhar em troca um problema com a sociedade

Pois eu não poderia ser feliz se me importasse,
e sendo infeliz, eu seria como as minorias afetadas
pela desigualdade e discriminação
mesmo não sendo diretamente afetado, eu não seria feliz
portanto
ao ser infeliz, seria como eles

Embora sofresse como eles sofrem
jamais poderia sofrer o que eles sofrem
logo não poderia ser como eles
então eu me tornaria anátema, discriminado do grupo dos sofredores
passando a sofrer como e o que eles sofrem
só que sozinho

Sendo sozinho e infeliz
como eu poderia fazer laços com pessoas
e voltar a ter companhia e felicidade
se eu não posso ser egoísta ao ponto de ser feliz num mundo com tanta injustiça
pois é mais bem visto ser sozinho e infeliz
do que egoísta

Como eu poderia me relacionar
amar e ser amado
sendo hipocrisia deixar alguém infeliz
por deixá-la tentar amar alguém infeliz como eu
fazer com que o meu amor sinta-se culpado
por com o seu amor não ser capaz de me deixar feliz
porque eu não posso ser feliz com tanta gente infeliz
e porque é melhor ser sozinho e infeliz
e egoísta e hipócrita
do que não ser amado

Então eu finjo ser o que não sou
quando concordo quando não concordo
ignorando minha sensibilidade que não me deixa ignorar
que no fundo, o único sofrimento do mundo é o de cada um

--

--