2021 é uma busca por Propósito

Lyz Beltrame
Psicopompus de Luxo
5 min readNov 27, 2020

2020 foi um ano de poucos números e, claro, extremamente complicado — como tudo que tem poucos números.

Quando se tem poucos valores pra reger um período (e no caso de 2020 era só o 4 pra todos os lados) ficamos reféns desse único valor, que obviamente não consegue ser dinâmico o suficiente. E se torna exagerado.

Quando fui escrever sobre 2020 optei por ler como o 22/4 e apresentar um ângulo mais agradável — o que talvez não tenha sido a melhor decisão. Mas deixei o texto do jeitinho que publiquei.

No fim a sensação é que o 4, resultado do 22 por todos os lados, também nos cercou na sua caixinha: Ficamos presos, toda a nossa segurança foi ameaçada e o corpo tornou-se problema potencial. Contornar as quinas do 4 não é fácil, quadrados não “se viram”.

Mas mantenho minha interpretação de 2020 enquanto década: as qualidades das relações são outras e precisamos construir segurança e saúde num mundo em chamas. No reinado do 4 o ano de 2020 nos colocou contra a parede.

4 é um valor conservador, duro, materialista e devagar. Mas é quem constrói e nos dá tração pra realizar e materializar. Invés de nos empurrar 2020 nos segurou como que num estilingue. 2021 tem mais potencial de nos lançar.

— lembrando que seu ano pessoal é mais importante.

2021 é ano 5

Se no 4 a atenção é ao corpo e à matéria, no 5 a atenção é nas sensações que esse corpo sente.

No ano 4 a pergunta é o que queremos construir, o que precisamos pra estarmos seguros e saudáveis — e mexe com a nossa casa, nosso corpo, nossa saúde. Mas no 5 damos um passo pro sutil e vamos tratar dos nossos desejos.

Não é mais caso de necessidade, mas de vontade.

O 5 rege tudo que sentimos, as nossas grandes paixões, os tesões pelo que gostamos de fazer, as vocações e a sexualidade. 5 é o valor que conecta todos os outros, é o auge.

A pergunta que o número 5 faz é: o que você quer? E ele vai nos testar aos limites do imaginável numa montanha russa emocional pra ficar muito óbvio e explícito o que a gente realmente deseja.

O Svadharma — a conduta que se deve adotar para manifestar a sua natureza verdadeira no mundo; essa ideia de caminho autêntico em busca do que nos dá tesão e desperta nossa atenção e curiosidade é o objetivo do 5.

É ano pra se apaixonar loucamente (por tudo que a gente faz), de sexualidade intensa, arrebatamento espiritual e de curiosidade acesa entendendo que são essas as coisas que vão nos redirecionar pro nosso Caminho Verdadeiro. Pro Dharma, pra Verdadeira Vontade.

Ignorar esses sentimentos vai ser não só difícil mas absolutamente inútil: Vamos coletivamente ferver em busca do que nos dá prazer.

21/3 é valor de socializar e descobrir

Se não bastasse toda curiosidade do 5 o 21 traz o aspecto mais dinâmico do 3.

O 21 é a soma perfeita do 3 que, sendo valor de informação e conhecimento quer trocar ideia. É aqui que ele vai sair pra explorar o mundo (Arcano 21 O Mundo e etec) e observar, trocar, estudar, entender.

O falatório vai imperar e aí vai ficar impossível mesmo esconder que estamos apaixonados e pelo quê: se o 5 arrebata o 21 solta a língua.

Essa combinação vai trazer uma mentalidade de “só se vive uma vez” pra todos os efeitos. Inclusive pra ir estudar as coisas que sempre tivemos vontade e não fazia sentido com nosso plano de carreira: fodase o plano.

O 21/3 quer conhecer, quer entender e quer saber. Nessa, muita coisa, muita informação e conhecimento deve circular e até segredos devem vazar. É verborragia enquanto fervemos: é um combo de extroversão, curiosidade e tesão.

Valor carmico 43/7

Aí vem o 7 pra estragar a festa.

Único número sóbrio desse ano, 7 é o valor do conhecimento complexo — não basta entender uma parte, é preciso entender as partes & o todo, e então o funcionamento do todo. No 43 estamos observando o mundo pra entender como as coisas são feitas e o que isso significa pra nossa experiência.

Tudo tem um objetivo, um discurso, um propósito — explícito ou não. O 5 vai trazer essa curiosidade, o 3 interesse real e o 7 vai dar direcionamento útil pra isso. É bem E.T Bilu: buscar conhecimento.

Mas não é qualquer conhecimento, e não é estudar pra fazer dinheiro: é mergulhar num tópico pra descobrir, resolver, acessar algo único.

O 7 ao mesmo tempo que rege os trabalhos manuais mais técnicos, mais preciosistas e minuciosos rege as filosofias e o entendimento da experiência humana como aperfeiçoamento para o engrandecimento. Por isso que tudo com o 7 é muito cheio de significado e propósito.

Sem o 7, 2021 seria uma grande esbórnia com fim em si mesma.

Karma é ação. Valor carmico portanto é o valor que dá qualidade à ação: vamos atuar no mundo de acordo com como interpretamos o propósito da realidade:

O tesão e a paixão são direcionadores da experiência e do conhecimento, que nos levam à realização mais verdadeira no mundo: o Dharma.

śreyān sva-dharmo viguṇaḥ para-dharmāt sv-anuṣṭhitāt
Melhor cumprir seu próprio dharma, ainda que com defeitos, que cumprir perfeitamente o dharma de outra pessoa.

Gītā 3.25

2021 nos chama pra encontrar o que viemos fazer no mundo. Qual nosso caminho, nosso propósito, aquilo que dá sentido à nossa vida. Buscar as experiências e conhecimentos que vão nos alavancar a um outro nível do Ser.

Estar vivo é muito mais do que estar dentro do corpo.

--

--

Lyz Beltrame
Psicopompus de Luxo

Cartomante, numeróloga e oráculo das estrelas. Designer, ourives e desenhista wannabe.