Attack on Titan — Quando alguém que não gosta de anime se apaixona por um.

Welbe
O Grotto
Published in
7 min readAug 17, 2019

Se é pra ser Weeb eu vou ser por culpa exclusiva desse anime

Em 2013 a internet foi pega de surpresa, não só os fãs de anime se tornaram completamente obcecados com um anime de gigantes pelados canibais. Attack on Titan (On Shingeki no Kyojin) rompeu a barreira do nicho e chegou ao mainstream, pessoas de fora da comunidade (Incluindo eu) comparavam o anime como Game of Thrones, quando Game of Thrones ainda era parâmetro de qualidade e não tinha se tornado o exercício de frustração que o final da série fez virar. A diferença é que Attack on Titan não se borrou. Anime pode ter se tornado uma mídia muito mais bem recebida graças ao que esse fez, a primeira temporada atingiu níveis de hype tão absurdos que a única coisa que eles precisavam fazer era… Qualquer coisa…
Quatro anos depois, com muito menos atenção da grande mídia a segunda temporada foi lançada e desde então ela se mantem constante até o final dessa terceira temporada no dia 30/06/2019 (Eu sei eu to atrasado pra festa-desu). Nessa terceira temporada a história tomou rumos (E reinos HAHA pIaDaS) diferentes de qualquer um que eu poderia imaginar e o final dela molda o que talvez seja uma das melhores histórias que eu já acompanhei. Eu. Alguém que não vê anime.

Se Attack on Titan é bom assim é porque teve a paciência de contar o que deveria, da forma que deveria, pra se tornar melhor do que ja era constantemente. Se Attack on Titan é bom assim é porque construiu um mundo verosímil sem precisar de diálogos gigantes pra explicar a “lore”. Da estrutura social até a tecnologia passando pelos protocolos pra certas situações a atenção aos detalhes faz tudo sentir real, mesmo com gigantes pelados comendo pessoas por ai.

As temporada são tão diferentes em um nível que se faz impossível falar da ultima sem pelo menos passar rapidamente pela minha experiência com as anteriores.

ESSE TEXTO AGORA PODE CONTER SPOILERS. TOMA CUIDADO.

Season 1

Se tem algo que não se pode tirar o mérito da obra é o quanto ela te agarra. O primeiro episódio te deixa sem ar com um dos melhores pilotos de todos os tempos e todos os outros sempre te pegam de surpresa no final.

O que me fazia, depois que todo a excitação abaixava, chegar a conclusão de que tudo é superficial. De que o ato de me deixar surpreso era mais uma necessidade do que um bônus pra história, tinha sempre algo pra te manter assistindo mesmo que dependesse apenas do choque barato pelo choque barato (Como o Erin no episódio 5) te mantendo na ponta dos pés sem tempo pra parar e refletir. As emoções eram prioridade acima do desenvolvimento dos personagens pra de fazer dar a minima pra qualquer um deles, alguns até mesmo apresentados só pelo prazer de matar os coitado no final do episódio. No final, a primeira temporada é sem duvida nenhuma uma puta jornada excitante e cheia de ação, mas que acaba sem você ter apego emocional com ninguém.

Season 2

O espaço de 4 anos entre uma temporada e outra com certeza diminuiu o hype que a primeira temporada recebeu, mas o motivo pelo qual eu acho que a segunda temporada afastou um pouco mais as pessoas foi a mudança de ritmo que a série tinha. Se a primeira temporada te deixava hypado com as cenas de ação e a trilha sonora estourando o áudio, a segunda te deixava tenso com flashbacks e conversas trocadas. Passando o tempo todo te dando pequenas doses de informação que não te ajudavam a concluir absolutamente nada além de que algo maior estava acontecendo por “trás das câmeras” a temporada te mantêm interessado pra resolver o que pra mim foi o maior mistério até agora. O que caralhos tem na porra daquele porão… Caralho
A tensão era moldada pelo medo do desconhecido, não saber quem era um titã, não saber o que um flashback diz, não saber porque um dos titãs fala. Eram muito mais sentimentos do que o puro choque ou o puro hype.
E fechou tudo isso dando tempo de tela pra personagens que você não conhecia nada além do nome, a ponto de fazer personagens como Eren, Mikasa, Armin e Levi ficarem sumidos por parte da temporada. O que pode parecer entediante mas é muito melhor pro decorrer da série, fazer você se importar com os personagens de deixa com o medo legitimo de algo acontecer com eles.
Talvez não seja a temporada favorita de todo mundo, mas é indiscutível que a fundação que ela constrói é…

seAAAAAAAAAAAAAAAAson 3

Divida em duas partes, a primeira delas sendo um drama politico com esquemas de corrupção, disputa por poder, golpes politicos e HUMAN AND HUMAN ACTION. Matança mesmo, gente contra gente, pessoa contra pessoa, treta de humano. Depois de um tempo vendo os personagens nessa luta mais simples de sobrevivência, ver todos eles em situações com maiores dilemas morais onde consequentemente as consequências das ações são mais pesadas é incrivelmente bem vindo.
Minha parte favorita da primeira parte da temporada fica entre os episódios 7 ao 10, mais especificamente o arco da Historia (Antes conhecida como Krista) onde se revela todo um passado religioso por trás da trama, ela se vê no final tendo que tomar a decisão de aceitar ou rejeitar toda sua herança. Um momento de escolha difícil onde, pelo menos eu, não sabia qual seria a decisão final.

Historia melhor pessoa desse anime todinho

Historia toma a decisão mais difícil, acerta o Erin na cabeça e fala pra ele parar de ser chorão, coloca a humanidade num caminho completamente desconhecido e assume a responsabilidade de sentar no trono e ser a nova rainha… E depois ainda soca o Levi…

Agora a segunda parte da temporada é a conclusão de toda a construção, é quando todas as outras temporadas, do hype gigantesco até a construção calma e calculada se juntam pra pagar o que prometeu.
É a ação descontrolada da primeira temporada mas com o peso emocional da segunda e a profundidade moral da primeira parte da terceira.
O anime é corajoso o suficiente pra logo depois de um episódio cheio de ação com talvez a maior batalha que ja existiu dentro desse universo parar e dedicar um episódio todo a UMA decisão muito difícil, um episódio todo de dialogo, em UM cenário onde todos os personagens ganham disso. Eu não queria puxar essa carta de novo, mas caralho como eu queria um episódio com a qualidade que esse episódio de Attack on Titan tem na ultima temporada de Game of Thrones. É absurdo de tão bom, é tão bom que nem parece anime. (ops)
A temporada não é questão de quem vai morrer, é de quantos e quando. A parte de ação te mantem ainda mais hypado do que a primeira temporada te deixou porque agora você se importa com os personagens, você genuinamente não sabe o que pode acontecer.
E quando você acha que as coisas acabaram, depois de tudo isso eles te lembram “Eae… E o porão?”
O segredo do porão é tão importante que troca o gênero de toda a obra, o que antes era uma série de fantasia se torna muito mais uma distopia, com perigos criados pelos mesmos humanos.
Olhar pras temporadas anteriores depois de terminar a terceira é ficar grado até pelas partes que eu não gostei, sem elas o anime não chegaria no ponto que ele chegou. Porque agora a história chegou num momento diferente de qualquer coisa que eu poderia imaginar.
Em conclusão: Eu, alguém que não é fã de anime, que não costuma gostar do jeito que eles contam história to aqui dizendo veja Attack on Titan, veja Shingeki no Kyojin
A quarta temporada foi anunciada como a ultima, a conclusão de uma história que se continuar recebendo o mesmo tratamento que recebeu até agora pode muito bem ser uma das maiores obras da história recente.

Acredite no hype.

Trailer da primeira temporada (Não faz jus a obra completa mas eu sempre termino com o trailer)

--

--

Welbe
O Grotto

Ninguém mais me aguentava falando das coisas que eu costumo falar, até que me mostraram o Medium pra eu falar sozinho.