A Variante.

Review de Loki 01x02.

Marcel Silva Gervásio
The Halo
3 min readJun 21, 2021

--

Loki retornou nesta última quarta-feira cercado de expectativas após um primeiro episódio muito elogiado nas redes. Com a informação de que a TVA está caçando uma outra versão da Variante de Loki, muitas teorias se disseminaram pela minha timeline durante a semana e apesar de disso o episódio conseguiu manter a qualidade, expandindo nosso conhecimento sobre as regras temporais e todo aquele novo universo.

O tema do livre arbítrio voltou nesse segundo episódio. Enquanto nos aprofundamos em todo clima burocrático da TVA, o Deus da Mentira continua a questionar como Mobius consegue conviver com o fato de ter sido criado com um único propósito.

Eu tenho gostado muito das conversas entre os dois personagens, Loki está muito incomodado com o fato de não ser livre dentro da concepção dele de destino, já Mobius se mostra mais confortável com o objetivo da sua criação e essa “divergência” entre eles produz ótimos diálogos.

E todos esses questionamentos do personagem não parecem ser infundados. Mesmo sabendo que o Loki só quer se encontrar com os Guardiões para de alguma maneira tomar o lugar deles, ele não deixa de estar correto ao dizer que nem todo mal é apenas mal assim como todo bem é apenas bem e todo esse papo de trazer Ordem ao Universo é no minimo duvidoso.

Isso se os Guardiões existirem. No primeiro episódio aprendemos que Ravena é a única que tem acesso a eles, porém vemos nesse episódio a comandande C-20 dizendo que contou a outra versão de Loki como encontrar os Guardiões.

O que me faz perguntar como ela sabia disso,já que parece todos ali estão presos em suas próprias castas, então como ele teria acesso a essa informação?

Outra coisa que eu fiquei em dúvida é o porquê apenas Ravena e Mobius tem nomes, seriam eles os verdadeiros Guardiões? Mobius ficou confuso como ela conseguiu objetos que apenas ele trazia para ela. Ainda não sei como responder a essas perguntas, mas sei que a Ravena é uma personagem que devemos ficar de olho.

Um dos pontos mais importantes desse episódio é a informação de que a TVA não parece dominar bem todos os aspectos da linha do tempo sagrada como faz parecer, já que um grande furo de segurança foi percebido apenas pelo Loki.

E através dessa descoberta finalmente chegamos a versão feminina de Loki. Ainda existem dúvidas se ela é de fato uma outra versão do personagem, mas acho muito interessante a interação dos dois que deu brecha para muitas questões sobre como a personagem tem tanto conhecimento sobre a tecnologia da TVA. Seria ela na verdade uma versão do futuro do Loki?

No geral, o episódio consegue prender a atenção da audiência e usa de maneira inteligente os dialogos para nos conduzir pela história sem deixar de fora até mesmo a parcela de pessoa que não entende nada da Marvel, mantendo a qualidade do episódio anterior. Episódio nota 5.

--

--

Marcel Silva Gervásio
The Halo

A Brazilian guy trying to be a good writer (Escritor em formação).