Acorda Amor, projeto coletivo, aponta para o passado espelhando o presente

O Inimigo
O Inimigo
Jan 30 · 2 min read

Maria Gadú, Xênia França, Luedji Luna, Liniker e Letrux revisitam clássicos da MPB estendendo sua importância

Foto: Pablo Saborido

Por Hugo Morais

Com a expansão da censura — ou expansão dos valores cristãos (se assim quiser interpretar) — na sociedade brasileira atual, estamos vendo a cada dia sinais de resistência por meio de parte da classe artística. Principalmente os que defendem causas identitárias.

Em 2018 Liniker, Maria Gadú, Xênia França, Luedji Luna e Letrux (cabe ainda a participação de Edgar em “Sem Preguiça Para Causar Revolução”) se uniram para um show que foi ganhando força e mais datas. O repertório foi se modificando e chegando ao disco Acorda Amor, em referência a música homônima de Chico Buarque. Um entre tantos que eram perseguidos pela ditadura e tinham que se valer de meios, como mudar letras ou usar pseudônimos para a autoria das músicas, para driblá-la.

Lançado pelo Selo SESC, Acorda Amor traz dezoito músicas com curadoria de Roberta Martinelli, capa de Pedro Inoue e produção musical de Décio 7 (Bixiga 70). O disco vai além das músicas originais e as versões trazem pegada dançante e força nas interpretações, como se pede nos dias atuais. Não pode restar dúvida sobre o caráter/importância do disco. Basta olhar para os artistas que estão a frente do projeto para ver isso.

Citar destaques é complicado porque a seleção musical ficou muito boa com músicas que vão de Rita Lee a Gilberto Gil, passando por Lô Borges/Ronaldo Bastos, Di Melo e chegando a Aloisio Silva e Luiz Carlos Fritz. Mas fico com “Deixa eu Dizer”, “A Vida em seus métodos diz calma”, “Conflito” e “”Cinco Bombas Atômicas”.

O programa Cultura Livre exibiu um especial do disco que você pode conferir aqui.

O Inimigo

O zine de música menos bonito da cidade

O Inimigo

Written by

O Inimigo

Revista eletrônica/zine sobre música independente. Siga também no FaceTruque: http://facebook.com/revistaoinimigo

O Inimigo

O Inimigo

O zine de música menos bonito da cidade

More From Medium

More on Disco from O Inimigo

More on Disco from O Inimigo

More on Disco from O Inimigo

Garage Fuzz lança EP com duas músicas

Apr 1 · 1 min read

1

More on Disco from O Inimigo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade