O cunhadismo

Jose Mello
O inovador brasileiro
1 min readFeb 23, 2016
Museo Iconografico del Quijote, Espanha

Por volta de 1509, Diogo Álvares Correia naufragou em Salvador onde hoje fica o Farol da Barra. Diogo foi acolhido pelos índios Tupinambás que lhe deram o nome de Caramuru (um peixe existente na região) e deu início a um movimento que ficou conhecido como cunhadismo. Diogo se casou não com uma índia mas com várias índias, pois isso era algo comum entre os indígenas e assim “seus cunhados” coletavam o Pau-Brasil e as riquezas da região para que ele as enviassem à Europa em troca de tecidos, armas e joias trazidos de lá. Assim se deu o início do processo de colonização do Brasil, através de empreendedores, aventureiros e mercenários que arriscavam suas vidas no Atlântico para tentar a sorte nessa nova terra sem saber ao certo o que lhes esperava.

"Refúgio e amparo dos desesperados, abrigo dos falidos, salvo-conduto dos homicidas, apoio e proteção dos jogadores, chamariz de mulheres perdidas, engano comum de muitos e remédio particular de poucos” palavras do dramaturgo Miguel de Cervantes sobre o novo mundo.

--

--

Jose Mello
O inovador brasileiro

Corporate innovator & Educator. Working in the crossroads of Technology, User Insights and Business Strategies to help companies thrive in the digital age.