Você deve sair do seu emprego para abrir um negócio?
Você deve sair do seu trabalho quando para abrir um negócio só seu? O interesse do público em empreendimentos empresariais nunca foi maior. Isso no mundo e no Brasil.
Segundo o Ig, A Unitfour identificou que o número de empresas abertas em 2016 cresceu 20% ao se comparar com o ano de 2015.
O levantamento sobre empreendedorismo compreende segmentos como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), EPP (Empresas Pequeno Porte), LTDA (Sociedade limitada), ME (Microempresa), MEI (Microempreendedor individual), e a S.A (Sociedade Anônima).
Mas por que abrir um negócio?
As pessoas iniciam novos negócios por muitas razões. Alguns são verdadeiramente auto motivados e se sentem chamados a se tornar seu próprio chefe e criar uma empresa.
Outros se tornam empresários por falta de necessidade, por exemplo, ou por estarem infelizes com seu trabalho.
Isso, inclusive, é muito comum. E se você estiver em dúvida sobre seu trabalho hoje, te aconselho a ler esse artigo aqui do blog e identificar os sinais,
Mas, seja qual for o motivo, uma questão que muitos empreendedores futuros enfrentam é se devem mesmo começar seu novo negócio, isso mantendo emprego a tempo integral ou parcial.
Ou se deveriam se tornar trabalhadores por conta própria o tempo inteiro, dependendo do novo negócio inteiramente para sua subsistência.
Para a maioria das pessoas, começar um novo negócio é arriscado e financeiramente estressante.
Os futuros empresários enfrentam a possibilidade real de que seu negócio novo falhará no primeiro ano.
E, mesmo que seja bem-sucedido, geralmente é difícil retirar dinheiro e se pagar em seus estágios iniciais.
De fato, estudos indicam que mais da metade de todos os novos empreendedores iniciam um negócio enquanto trabalham em um emprego a tempo inteiro.
Comentei sobre isso também num artigo anterior aqui. Uma indicação boa leitura para quem quer começar a apreender e quer diminuir os riscos.
Mas o que as pesquisas acadêmicas sobre empreendedorismo têm a dizer sobre essa decisão?
Se você é um empresário novo ou aspirante, você deve manter o seu dia de trabalho ou sair? (Os estudiosos referem-se a empresários que mantêm seu dia de trabalho como “empresários híbridos”).
Os resultados da pesquisa sobre esta questão são bastante claros:
é melhor manter o seu trabalho quando iniciar um novo negócio e transformar, gradualmente, para uma atividade tempo integral.
Mas por que devo me manter empregado ao abrir um negócio?
Novos empreendimentos iniciados por empresários híbridos são mais propensos a sobreviver.
Iniciando um novo empreendimento, mantendo um emprego, oferece ao empresário espaço de respiração financeira e a oportunidade de adquirir habilidades.
Além de fazer ajustes conforme necessário para ajudar o empreendimento a ter sucesso.
O modelo de empreendedorismo híbrido é distinto do modelo de auto emprego completo.
Uma questão interessante é que a rota híbrida dá as pessoas a oportunidade de se tornar empreendedor.
Então, o que podemos concluir a partir da pesquisa e desse viés?
- Manter um emprego (ou mesmo dois) que pagará as contas e colocará comida na mesa, ao explorar o auto emprego com cautela e por etapas, é uma maneira inteligente de se tornar um empreendedor.
A maioria de nós tem passatempos, interesses e atividades que desfrutamos e isso pode ser transformado em uma fonte de renda extra no início e, talvez.
Se tivermos sorte em uma nova carreira de tempo integral que traga sucesso financeiro e uma sensação de realização.
Para outros que desejam formar uma startup para vender um novo produto ou serviço inovador, o mesmo processo se aplica. - A pesquisa mostra que a maioria dos que iniciam um novo negócio usa a abordagem do empreendedorismo híbrido. Isso reduz o risco financeiro, permite aprender novas habilidades e obter conhecimentos úteis, lidar com falhas precoce.
Ainda ver se realmente gostam do novo negócio e querem prosseguir a tempo inteiro.
Sem a abordagem híbrida, muitas pessoas nunca tentariam começar um novo negócio, e as taxas de atividade empresarial cairiam. - Talvez o mais importante de tudo, novos empreendimentos iniciados por aqueles que usaram a abordagem híbrida e manter seu trabalho diário (ou trabalhos) são mais prováveis de serem bem-sucedidos a longo prazo.
Mantenha o modelo híbrido ao abrir um negócio!
Empreender nunca é fácil. Por que não aumentar as chances de sucesso e reduzir a quantidade de estresse e pressão usando a abordagem híbrida?
A única desvantagem do empreendedorismo híbrido é que isso envolverá um trabalho árduo, atendendo às demandas e responsabilidades do trabalho diurno, e depois construindo o novo negócio após horas.
Mas os lados superiores parecem superar esta desvantagem. E todo esforço vale a pena quando se foca no longo prazo.
Me conte aqui nos comentários o que você acha desse modelo.
E não esquece de se inscrever no meu canal no Youtube (agora!). Lá você terá acesso a dicas desse cenário de maneira curta e dinâmica.
Te vejo lá!
