Metamorfose Irritante

Tomaz Maldonado
Mendes
Published in
2 min readMay 3, 2022

Eu sou muito chato. Pra mim é muito tranquilo afirmar isso, não só pelos anos de autorreflexão como pelo constante relembrar desse fato por aqueles que me amam. Apesar de eles, com certeza, terem feito um sinal de positivo com a cabeça ao lerem a frase inicial desse texto, sei também que se contentam quando eu digo que luto diariamente por melhorar. Então, o apontamento dos meus momentos de chatice se torna não uma chatice do outro, mas uma ajuda no meu exame de consciência. E nesse exame, eu percebi que o principal problema está na minha falsa necessidade de dar opinião sobre tudo.

Um grande amigo — também às vezes, como todos, muito chato — me diz sempre que eu não tenho que ter opinião formada sobre tudo. Apesar de ser inevitável completar essa frase com “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante”, minha resposta é: “opinião é igual pênalti pro inter: tem que dar!”. Mas é claro que por dentro eu estou tentando entender a fala dele. Imagino que posso interpretar de duas formas. A primeira, com orgulho ruim, como uma repressão. A segunda, com humildade, como um conselho. Seguindo o exemplo do autodeclarado humilde, Dani Alves, decidi entender como um conselho.

Cheguei à conclusão provisória de que ter opinião é normal. Claro, todo mundo tem. Mas tem uma palavrinha naquele verso do Raul Seixas que meu amigo omite do conselho e acho que faz a diferença: “velha”, de “velha opinião formada sobre tudo”. E talvez isso faça um chato. A velha opinião vira uma certeza imediata, um pré-conceito não refletido que virou conceito pessoal por ausência de abertura. Quem tem uma velha opinião tem necessidade de fala-la e esquece de ouvir. Está sempre ranqueando e debatendo, não dialogando. E, talvez, como os intervalos fazem uma música, o ouvir construa um verdadeiro diálogo, com mais aberturas que certezas.

Prometo aos meus amigos passar a vida inteira aprendendo a ouvir, pra me tornar um velho com uma nova opinião formada sobre tudo. Em resumo, prometo que tentarei ser menos chato. E se você se acha chato, não tem problema. O problema é quando não é só a sua opinião.

--

--