Recomeço

Tomaz Maldonado
Mendes
Published in
3 min readJan 31, 2024

“Recomeçar, sem me esconder”

É com essa frase do grande pensador contemporâneo, Marcelo Pires Vieira, o Belo, que eu começo a refletir sobre o recomeço. Ironicamente, eu recomecei esse texto algumas vezes até lembrar que, provavelmente, alguém melhor que eu já havia descrito há muito tempo os sentimentos que eu nunca tinha tido. Um outro grande pensador, um pouco mais antigo, G.K. Chesterton, completaria minhas inspirações com a frase: “É exatamente no instante em que a esperança deixa de ser razoável que ela passa a ser útil”. Pra mim, o recomeço é a vitória da esperança.

É comum escutarmos de pessoas próximas a nós, quando estamos passando por alguma tristeza profunda, frases como “vai passar” ou “o tempo cura”. Apesar de verdadeiras, nem sempre é fácil, ou mesmo positivo, escutar essas frases. Muitas vezes, tudo que a gente precisa é deixar sofrer, abraçar a tristeza e aceitar a dificuldade. Mas o perigo está em misturar essa realidade negativa com o desespero. Saber esperar é uma virtude, muitas vezes confundida com a inércia. Ter esperança não significa ficar parado, deixar o tempo passar e torcer pra ele levar embora seus sentimentos negativos. A esperança é justamente a força interior que te impulsiona a se movimentar por algo melhor. É estar no fundo do poço, mas calculando a melhor forma de sair dele. Ela é o que vai te fazer ir se exercitar mesmo contra sua vontade. Ela que vai agendar sua terapia, mesmo querendo ficar calado. Ela vai te mandar sair com os amigos, mesmo buscando a solidão. Ela é a potência de melhora que está dentro de cada um de nós, e o recomeço é transformar essa potência em ação.

Não interessa quantas vezes o Rocky caia, interessa quantas vezes ele conseguirá se levantar. E, apesar de lotado de clichês, esse texto tem a intenção de reforçar, pra mim mesmo, o que eu já sei por experiência própria. Marcelo me ensinou que pra recomeçar eu só não posso fazer uma coisa: me esconder. Me esconder dos meus próprios sentimentos, dos meus amigos, da minha família, dos meus gostos, da minha saúde. Me fechar em mim. Mesmo que eu queira me esconder, que seja mais confortável ceder ao medo do novo, do fracasso, eu preciso me movimentar, porque o mundo não para, o tempo é tirano e a vida é um dom que eu não posso desperdiçar.

Recomeçar não é perder tudo que eu já fiz. Recomeçar é, na verdade, traçar um novo caminho, encontrar outras pessoas, escrever uma nova história. É todo um mundo novo que se abre, onde as coisas já estavam ficando cinzas e eu começo a colori-las de uma forma totalmente única. É confiar que cada novo dia, novo ano, novo relacionamento, é uma oportunidade pra ser diferente, pra ser melhor. É dar o primeiro passo rumo a um futuro desconhecido. É a vitória da coragem sobre o medo. Da esperança sobre o desespero. É não só existir nesse mundo, mas verdadeiramente estar vivo. Poder mudar. Recomeçar, sem me esconder.

--

--