Devemos obedecer, cegamente, as autoridades?

Quando as autoridades — sejam elas governamentais, corporativas, ou até mesmo na igreja — desobedecem os padrões éticos e legais? Devemos obedece-las cegamente, usando como pretexto Romanos 13?

Bruno A.
o mundo precisa saber
2 min readMay 26, 2021

--

Photo by Josh Calabrese on Unsplash

Como já tratamos aqui: uma coisa é a pessoa no cargo de liderança; outra coisa é a autoridade do próprio cargo. Já tratamos também que o líder está debaixo da autoridade (regras e leis) do próprio cargo. Mas, e quando ele quebra essas regras?

Na Biblia, encontraremos o caso de Saul, rei sobre Israel, que foi rejeitado por Deus após descumprir a Lei. Um exemplo claro de como a pessoa não é a própria autoridade, e sim está no cargo de autoridade.

Mas a Bíblia está cheia de exemplos de reis e governantes cujo as atitudes eram reprováveis. Nabucodonozor, por exemplo, construiu uma estátua para sí e mandou que todos a adorassem (Daniel 3), sob pena de morte para quem não o fizesse.

Então três jovens — Sadraque, Mesaque e Abidnego — deram uma resposta apropriada: reconhecendo que, embora todo o cargo de autoridade seja constituido por Deus, a liderança de Nabucodonozor estava totalmente perdida, eles se negaram a obedecer, ainda que isso os levassem à fornalha.

De fato, não dá pra obedecer cegamente às autoridades com o pretexto de que isto é um mandamento bíblico. Pois, até mesmo a autoridade está sujeita, senão ao mandamento bíblico (afinal, não somos uma teocracia), mas ao senso comum daquilo que é moral e ético (sendo que, pelo menos no Ocidente, muita dessa moral e ética foram construídas — gostem ou não — sobre alicerces cristãos).

Não podemos cobrar que o governante governe com a “bíblia debaixo do braço”, o que aliás, seria totalmente nocivo não só à nação, mas também a pregação do Evangelho, mas se o mandamento do governo vai contra a essencia do mandamento divino, então vale mais obedecer à Deus do que aos homens, como o próprio Pedro já nos ensinou em Atos 5:29.

Não são poucos os exemplos de pessoas — cristãs ou não — que, ná época das invasões nazistas pela Europa, abrigaram judeus, mesmo desobedecendo as determinações de um governo tirano. Com certeza, os cristãos que assim agiram, sabiam que estavam em muito mais conformidade com Deus do que se tivessem obedecido cegamente à autoridade constituida, com o pretexto de estar obedecendo Romanos 13.

Cabe a nós, então, primeiramente estar firmes na Palavra e nos seus fundamentos; e depois, identificar até onde dá pra obedecer os comandos de qualquer liderança.

DICA DE LEITURA

Daniel 3

Este é um dos textos da nossa semana de leitura bíblica em Romanos 13. Chame alguém pra ler a Bíblia com a gente! Isso nunca foi tão importante.

Acompanhe as leituras e reflexões com antecedência nos nossos grupos no Facebook e Telegram ou receba tudo no seu e-mail, através da nossa newsletter.

--

--