Expurgando pecados no dia das mulheres
É simples: você pode dar "feliz dia das mulheres" para todas ao seu entorno. Puxar um verso cafona. Se for do RH de uma empresa, pode dar uma flor de plástico ainda mais cafona.
Você pode postar uma mensagenzinha no status, reels, timeline, sei lá o nome.
Se você for mesmo metido a escritor, pode postar textão no Facebook, no LinkedIn. Ou faça como eu: poste no Medium. Te dá um ar de intelectualidade.
Pronto. Pecado expurgado.
Agora todos sabem que você valoriza as mulheres e é contra o descaso, violência e preconceito.
Quanto as ações? Quem precisa delas? Na sociedade do espetáculo não importa ser, e sim, parecer.
Mas se mesmo assim você for arrebatado por um surto irremediável de bondade, você pode ajudar a sua mãe a colocar as suas roupas na máquina. Vindo de um menino de 37 anos como você, ela vai se sentir abraçada.
Voce pode, também, trocar a fralda do filho da sua esposa, só pra ajudá-la. O filho é seu na hora das fotos e do parquinho, e dela na hora do cocô e da febre. Igualdade.
Se voce for patrão ou governante, então, ficou mais fácil ainda. Apresente um plano de metas, não antes sem se desculpar, com muita autopiedade, pelas décadas de ignorância onde você era parte do problema. Depois, traga muitos slides cor de rosa, gráficos animadores, planos à longo prazo, com metas frouxas para serem cumpridas em 2040.
Todos baterão palmas e glorificarão o homem que você é.
Pecado expurgado.
Quanto as verdadeiras obras? O amor(Mt. 5), a paciência, o cuidado, a doação (Gl. 5), a cooperação, a defesa contra as injustiças (1 Co. 13) e posicionamento que vai além das threads(Tg. 2)?
Tá lá no plano, no slide 76, que ninguém viu porque todos estavam no celular curtindo a sua mensagem arrebatadora de "feliz dia das mulheres".
O mundo anda tão absurdo que ser como descrito acima ainda nem é o pior. Você poderia escolher o caminho da verdade, tomar a pílula vermelha, sair da vida do simulacro e se tornar um macho-alfa.
Aí sim seria o fim.
Se bem que “o fim" mesmo é líder religioso que dá tapinha nas costas de membro de igreja que da tapão na esposa antes do culto/missa.
Isso sim é o fim.
Enfim, num mundo caído, a hipocrisia parece ser uma melhor opção ao cinismo ou a negligência.
Que Deus nos abra caminho para opções melhores. Precisamos.
Precisamos ler mais Tiago, também. E praticar. Fica a dica.