O cristão e a “obediência às autoridades” — Leitura em Romanos 13

O país, a bandeira, as leis, o presidente: “Não há autoridade que não proceda de Deus”, mas será que estamos entendendo isso direito?

Bruno A.
o mundo precisa saber
2 min readMay 23, 2021

--

Photo by Rafaela Biazi on Unsplash

Romanos 13 diz:

“Que todos estejam sujeitos às autoridades superiores. Porque não há autoridade que não proceda de Deus, e as autoridades que existem foram por ele instituídas. Assim, aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.”
Romanos 13:1‭-‬2 NAA

Eis aí uma passagem de difícil entendimento para nós. Mas eu me atrevo dizer que a dificuldade não está nas traduções, estudos históricos e outras rotinas teológicas e sim nas dificuldades em entender e aplicar esses ensinamentos diante do contexto de vida em que vivemos hoje.

O texto diz que devemos estar sujeitos às autoridades. Mas quem é essa “autoridade”? A pessoa que ocupa o posto de autoridade ou a lei que lhe dá a autoridade (lei essa que até mesmo essa pessoa está sujeito)?

Outra pergunta: se “não há autoridade que não proceda de Deus”, então como entender governantes e legisladores tiranos, genocidas, injustos e até perseguidores? Será que essa tirania é patrocinada por Deus? Afinal, como o próprio texto diz: “aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus”, não é mesmo?

E se a Palavra prega obediência às autoridades, devemos então obedecê-las cegamente e nos tornarmos cumplices e participantes de genocídios, perseguições, corrupções e todos os tipos de injustiças?

Para responder perguntas assim, o que temos nos acostumado a fazer é olhar para dentro de nós, consultar as nossas posições políticas e ideológicas, frutos da nossa criação familiar, intelectual, experiências de vida e até mesmo influenciado pelos veículos de mídia, e então decidir se, e quais partes desse texto devem ser validadas, adaptadas ou ignoradas.

Mas o que deveríamos fazer é olhar para a própria Palavra de Deus, compreender a essência do ensinamento e reproduzir o pensamento bíblico na nossa vida, ainda que isso nos custe algumas certezas que temos e pregamos todos os dias por aí.

Tentar encontrar respostas para essas perguntas é a principal motivação para essa leitura em Romanos 13. É só ficar ligado nos próximos textos.

Este é um dos textos da nossa semana de leitura bíblica em Romanos 13. Chame alguém pra ler a Bíblia com a gente! Isso nunca foi tão importante.

Acompanhe as leituras e reflexões com antecedência nos nossos grupos no Facebook e Telegram ou receba tudo no seu e-mail, através da nossa newsletter.

--

--