O deus de Billy Butcher

Contém spoilers das 2 primeiras temporadas de “The Boys”.

Bruno A.
o mundo precisa saber
2 min readOct 29, 2020

--

The Boys está longe de ser a primeira série a tecer críticas — justas ou não — ao Cristianismo. Veremos isso em boa parte dos filmes, desenhos e HQs americanos, talvez pela tradição de “liberdade de expressão” que existe por lá.

Essas frases na boca de algum ator de novelas certamente moveria os tribunais formais e informais neste lado do Atlântico.

Mas, a maturidade que falta na maioria dos cristãos deste lado nos atrapalha na missão de compreender o contexto, a crítica e a reflexão.

No universo de The Boys, o que há são resquícios de uma religião cristã. No episódio retratado por está imagem, Butcher está em um grande congresso Cristão, onde quem assume o púlpito não é o pastor revestido daquela humildade que Paulo tanto recomenda a Timóteo em suas epístolas, e sim o Homelander, vestido com roupas de um herói patriota-fascista.

O cristianismo, no universo de The Boys é apenas cultural. Uma identidade vazia que une um povo que, aparentemente não tem mais Cristo. Um povo que bate palmas para os bezerros que assumem o púlpito e seguem a sua palavra egocêntrica e megalomaníaca.

Não a toa, Starlight, uma das poucas heroínas que parecem se salvar no universo de The Boys, declara, na segunda temporada, que “não há nada lá em cima”. Mas uma vez, o contexto nós dá as cores corretas do quadro: a moça, que acreditara pela sua mãe ter recebido os seus poderes como dons divinos para fazer o bem, já havia descoberto que não passava de um experimento de laboratório, uma aberração.

Este é o universo cristão de The Boys. Um universo onde há cristãos, mas não há Cristo, não há Deus, não há esperança. Só há as bestas que fazem do dia a dia daquelas pessoas um cenário pós apocalíptico.

The Boys usa a narrativa de super heróis para criticar com acidez a realidade que vivemos. Agora a pergunta que não quer calar é: Quão próximo o nosso ambiente cristão anda do retratado pela ficção?”. Quantos Butchers, revoltados com tudo e com todos, andam chamando deus de babaca por causa do testemunho que temos deixado por essa terra?

Como disse Paulo: o nome de Deus é blasfemado na boca deles por nossa causa. (Romanos 2:24).

--

--