“Que todos estejam sujeitos às autoridades”. Mas, quem são as autoridades? — Leitura em Romanos 13

Spolier: não são as pessoas

Bruno A.
o mundo precisa saber
2 min readMay 24, 2021

--

Photo by Ana Fernandes on Unsplash

O assunto dos primeiros versículos de Romanos 13 é a obediência às autoridades. Ao recomendar submissão, Paulo parecia estar preocupado com o envolvimento das comunidades cristãs nos possíveis movimentos de insurgência contra o Império Romano.

Esses mesmos versos parecem ter voltado à tona nos últimos anos, por conta da crescente participação de cristãos nos movimentos políticos atuais.

Mas, quando dizemos que os cristãos devem se submeter às autoridades por conta do mandamento bíblico, quem são essas autoridades?

De fato, seja o presidente da república, a chefe da sua empresa, o presbitério da igreja ou o pai e a mãe de familia, todos são autoridades nos seus campos de atuação. Mas a autoridade de nenhum desses é autodeclarada, e sim a posição que eles ocupam é que lhes conferem autoridade.

Por exemplo: se eu, um dia, me tornar presidente da república, então durante o período do meu mandato, eu serei a autoridade máxima do país. Mas a partir da primeira hora após o fim do meu mandato, eu deixo de ser autoridade. Logo, isso dá a entender que a autoridade não provém de mim, mas do posto que eu ocupo. Enquanto eu ocupar o posto de autoridade, eu serei autoridade, mas logo que eu desocupá-lo, eu perco o meu status de autoridade.

Isso é importante, porque os bons líderes entendem que só são autoridade enquanto ocupam o posto de autoridade.

Vejamos, por exemplo, Davi: mesmo após ser ungido rei de Israel pelo profeta Samuel, ele não foi à Saul, o atual rei, requisitar o seu trono, pois ele não estava na posição de autoridade. Anos depois, ao ser perseguido pelo Saul, Davi não reage, mas foge, porque entende que Saul, por estar no posto de autoridade, é a autoridade sobre o reino. Mas alguns anos se passam e aí sim, Davi assume o reinado de Israel e se torna, oficialmente, a autoridade máxima do reino.

Assim, fica claro que nós estamos sujeito às pessoas que foram colocadas em cargos de autoridade. E da mesma forma, essas pessoas estão sujeitas aos cargos que elas ocupam, ou seja, as leis e regras que elas são obrigadas a cumprirem, simplesmente por estarem nesses cargos. E a própria história de Saul e Davi deixam bem claro o que acontece com pessoas em cargos de autoridade que não se sujeitam a autoridade que esse cargo representa.

DICA DE LEITURA

1 Samuel, dos capítulos 16 a 31.

Este é um dos textos da nossa semana de leitura bíblica em Romanos 13. Chame alguém pra ler a Bíblia com a gente! Isso nunca foi tão importante.

Acompanhe as leituras e reflexões com antecedência nos nossos grupos no Facebook e Telegram ou receba tudo no seu e-mail, através da nossa newsletter.

--

--