Seu futuro eu precisa de você

Luciana Tiemi
Tá por vir
Published in
7 min readApr 5, 2020

Quase todos os problemas que você enfrenta agora decorrem de ignorar quem você será amanhã

Publicado em 1º de abril, 2020 em Human Parts por Brianna Wiest

Photo: Linxi Luo/EyeEm/Getty Images

Em um momento de tanta incerteza global, é importante investir em nosso futuro.

Eu sei o que você está pensando: todo esse pensamento de futuro lhe daria muita ansiedade; tiraria você do momento presente e faria você se sentir totalmente desconectado das alegrias da vida cotidiana.

Em resposta, pergunto-lhe o seguinte: você está realmente presente agora? Você está realmente saboreando e absorvendo toda a alegria agora? Você está realmente conectado às pessoas ao seu redor agora?

A resposta provavelmente é não.

Isso ocorre porque é quase completamente impossível relaxar, viver o momento e promover relacionamentos saudáveis ​​quando você está constantemente estressado com o futuro. Quando confrontados com várias incógnitas externas (como uma pandemia global e o potencial efeito cascata que ela pode continuar a ter na vida como a conhecemos), é extremamente importante se concentrar em ajustar sua vida para apoiar o sucesso no futuro.

Seu futuro eu agradecerá.

Organize adequadamente sua casa

A limpeza é uma correção temporária, a organização é uma reestruturação a longo prazo da maneira como você vive.

Por que isso importa para o seu eu futuro? Porque tudo o que você precisa para funcionar diariamente é encontrado em sua casa. Quando seus pertences estão envoltos em lixo, poeira e confusão, a vida se torna muito mais complexa do que precisa.

Seu ambiente tem um impacto muito mais significativo em seu estado mental do que você imagina. Tudo o que você vê, toca e interage, desde o momento em que vai para a cama, está lentamente esgotando sua energia, força de vontade e capacidade de escolher.

Quando você organiza adequadamente sua casa de uma maneira que atenda a você e suas necessidades — suas roupas estão no espaço certo, tudo tem um “lugar”, sua papelada fica em uma área, suas chaves sempre ficam no mesmo local — você economizará uma tremenda quantidade de energia mental e tempo.

Se o seu espaço reflete quem você quer que seu futuro seja, você começará a se tornar essa pessoa.

Mude seu hábito mais autodestrutivo

Se você não fizer absolutamente nada pelo bem-estar do seu futuro eu, mudar seu hábito mais autodestrutivo provavelmente faria mais bem do que qualquer outra coisa.

Isso ocorre por causa do princípio de Pareto: 80% de seus resultados decorrem de 20% de suas ações. Isso significa que, da mesma forma, 80% de sua insatisfação vem de 20% de seus hábitos.

Você não precisa consertar tudo de uma vez. Você não precisa consertar tudo o que considera um problema.

Escolha uma coisa que você sabe ser extremamente prejudicial ou insustentável. Então, resolva-o e nada mais. Concentre-se singularmente nessa questão até que você tenha feito um progresso marginal. Sua disposição de, pelo menos, estar consciente do problema e tomar alguma forma de ação produzirá melhores resultados do que empurrar o problema para fora da sua psique completamente — que é o que a maioria das pessoas faz.

Invista em si mesmo

Você é seu maior investimento. O espaço entre onde você está e onde quer estar pode ser limitado apenas pelo seu próprio autodesenvolvimento — e tudo o que você faz por si mesmo é um passivo ou um ativo. Se você reservar um tempo para ler, concluir cursos on-line, fazer terapia ou treinamento ou aprender uma nova habilidade … esses US $ 100 ou mais investidos antecipadamente podem se transformar em muito mais.

Isso também tem outras aplicações. Quando você come algo saudável, está investindo em si mesmo. Quando você aprende a cozinhar, está investindo em si mesmo. Ao comprar uma excelente peça de guarda-roupa, você está investindo em si mesmo.

Reduza estrategicamente sua sobrecarga

De todas as chamadas “dicas e truques” de pessoas financeiramente estáveis, essa é provavelmente a mais importante. Não importa quanto dinheiro você ganhará ou não em sua vida, seu objetivo deve ser manter os custos indiretos pessoais o mais baixo possível.

… E seu futuro eu provavelmente ganhará muito mais dinheiro do que você — e é por isso que você precisa aprender isso agora.

Você precisa estar consciente da inflação no estilo de vida. Não compre materialismo. As pessoas abastadas nem sempre são as que dirigem o carro esportivo caro — na verdade, isso costuma ser a exceção. É mais provável que eles estejam dirigindo um carro mais antigo com o qual cuidaram ao longo de muitos anos, pagaram há muito tempo e realmente se espremeram a cada última milha possível.

Isso não significa que você não pode ter coisas boas. Isso significa que, quando você obtém essas coisas legais, está confiante de que elas não aumentarão seus passivos mensais a tal ponto que mesmo um emprego com salários mais altos mal os pode fazer flutuar. Quando sua sobrecarga aumenta, você acaba voltando à posição financeiramente desgastada em que estava quando sua renda era muito menor.

Economize dinheiro em pequenos pedaços automatizados

Isso é importante para as suas finanças, mas se aplica de maneira geral: pare de esperar o lucro inesperado e concentre-se no micro-turno.

Se você é como a maioria das pessoas, está superestimando a probabilidade de obter muito dinheiro — nesse ponto, investirá adequadamente. Você está subestimando o valor de apenas US$ 20 / semana economizados e investidos. Você precisa automatizar, regular e reduzir o tamanho da sua estratégia de economia.

A chave é realmente esta: o que você salvar deve ser pequeno o suficiente para que você possa pagá-lo automaticamente e não pensar nisso novamente.

O especialista em consumo Clark Howard sugere que você comece economizando apenas 1% de sua renda (um centavo de cada dólar ganho). É tão pequeno que você nem percebe que não está na sua conta corrente. Em seis meses, adicione outro por cento. Continue fazendo isso até que você se adapte naturalmente à economia e não pareça mais assustador ou limitador.

Esqueça seu orçamento

Sim, você me ouviu.

Mas não quero dizer que você não deva fazer nenhum orçamento. Veja, há duas coisas que impedem a maioria das pessoas de um orçamento sustentável a longo prazo: suas categorias são tão limitadas que são insustentáveis ​​(você faz o orçamento da maneira que gostaria de gastar, não da maneira como realmente faz) ou o orçamento não reflete suas necessidades mensais variáveis.

Se você está trabalhando em um negócio e precisa gastar muito dinheiro em terceirizar um projeto em um mês, parece que você está totalmente sem orçamento. Mas você não está. Você está aumentando seus retornos.

O que importa mais é fornecer a si mesmo uma visão ampla e anual de suas finanças. Você pode fazer isso configurando uma planilha com suas despesas fixas, despesas variáveis ​​e, em seguida, uma coluna para cada mês do ano. Ao lado de cada mês, preencha o que você ganhou, o que pagou em impostos (se você pagar por eles), o que economizou, qual dívida pagou e quaisquer categorias de gastos significativas.

Com o tempo, você começará a ver uma imagem clara da sua realidade financeira. Você perceberá que não economizou dinheiro o ano todo, mas investiu em férias em um mês e em uma nova jaqueta de couro no próximo. Ambos os itens podem se encaixar tecnicamente no seu “orçamento” — mas quando você diminui o zoom e olha para o cenário geral, eles estão realmente apoiando seus objetivos?

Provavelmente não.

Sim, você precisa gerenciar e acompanhar seus gastos mensais, mas suas tendências anuais de gastos são muito mais importantes — e elas informam se você está indo na direção certa ou não.

Lute pelos seus relacionamentos

A qualidade de seus relacionamentos é determinada por duas coisas: sua vontade de ir embora quando está errado e sua vontade de se comprometer quando está certo.

Curiosamente, a maioria de nós parece não ser boa em nenhum deles.

Lute pelos seus relacionamentos — vale a pena lutar pelos que você conhece. É fácil se tornar passivo, escolher brigas, permitir tempo e horários, trabalhos e distância para impedir que você verifique amigos e seja uma parte ativa de suas vidas.

Nossos relacionamentos não se gerenciam apenas. Como muitas coisas na vida, elas exigem nosso esforço consistente. Os relacionamentos, mais do que quase qualquer outra coisa, geralmente valem o investimento de tempo e energia que investimos neles.

Aprenda a cozinhar alimentos simples e aprecie-os

Além do fato de que comer fora tende a ser o principal culpado de orçamentos fracassados, aprender a cozinhar e comer simplesmente é uma maneira incrível de se fundamentar, investir em sua saúde, reconectar-se às suas necessidades essenciais e promover melhores relacionamentos com aqueles que você ama. .

O problema é que a maioria das pessoas não cozinha porque acha que sua comida deve rivalizar com a de um chef profissional.

Depois de começar a pensar que o Pad Thai é o tipo de comida que você deve comer em casa, tudo parece um fracasso. Ao lembrar que é perfeitamente aceitável comer comidas simples de que você gosta, você investe no bem-estar holístico a longo prazo.

Decida o que você realmente deseja experimentar na vida e faça isso

No final do dia, você pode cuidar do seu orçamento, manter sua casa limpa e saber qual é o seu plano de aposentadoria — mas se você não é ambicioso em buscar a experiência de vida que realmente deseja, tudo será por nada.

Não chegue ao fim disso e perceba que nunca fez o que queria, porque pensava nas barreiras em vez das soluções, limitações em vez de possibilidades.

No final de sua vida, você olhará para trás e perceberá o quanto foi possível. Então, você precisará reconciliar se deu ou não o salto.

--

--