…e Seja Sentido.

Ruan Henrick
O Ouvido Entre As Paredes do Quarto
5 min readMay 26, 2020

Olá, se você chegou aqui de propósito, bem vindo/a ao nosso humilde bloguinho :)

Se chegou por acaso, esse é o nosso blog e você é bem vindo/a!

Hoje nesse post, falarei um pouco de formas que estamos criando (com ajuda direta dos membros desse coletivo) para não só facilitar o contato entre artistas, mas também formas de ajudar estes artistas a terem suas vozes ouvidas. Esse post é um convite, não só para se unir ao nosso coletivo de artistas, mas também para dar voz aos artistas independentes!

O Coletivo

Bem, desde a nossa fundação oficial em 20 de Maio de 2020 (semana passada hahaha), O Ouvido Entre As Paredes do Quarto tem reunido diversos artistas de diversos locais do país dentro de um grupo do WhatsApp chamado “Seja e seja Sentido”. Grupo este que foi idealizado pelo administrador, artista e também meu amigo;Robson. Porém, vamos falar do grupo um pouco mais tarde, nesse mesmo post. Pra quem tem acompanhado o blog desde sua fundação, sabe que a princípio nosso objetivo era o de “dar voz a artistas pouco conhecidos ou que estão iniciando”. Pois, eu ressignifiquei isso um pouco, mas sem tirar o conceito básico.

O Ouvido Entre As Paredes do Quarto é agora um coletivo de artistas que tem como objetivo dar um espaço de fala a Artistas Independentes, independente de seu estilo de arte. Até porque, nenhum artista deve ficar pra trás, nenhum de nós pode permanecer calado ou com sua voz abafada, ainda mais em meio a toda esse roubo de significado da cultura que está ocorrendo em nosso país. Já não é de hoje que não nos enxergam como “trabalhadores”, porém agora, cada dia que passa as coisas pioram para o nosso lado e a arte só é valorizada quando serve diretamente a pessoa (e mesmo assim, na maioria das vezes nem é reconhecido como arte, mas como distrações e enfeites). Trago de volta uma frase que disse há posts atrás: “Saibam que não estão sozinhos nessa luta pela sobrevivência no país onde a cultura é rica, mas pede esmola”.

Lembrando que, dar voz a artistas não é só dar stream (ou like), é entender o que ele quer dizer com sua arte, ter empatia, sentir o que o artista sentiu, transformar a arte de alguém em parte de você (mesmo que você talvez nunca conheça esse artista na vida real). Carregar no corpo e na mente o encontro entre os seus sentimentos, os sentimentos de alguém que um dia se abriu para o mundo e que você ouviu. Isso é dar voz a artistas, é amar a arte! É sentir que não está sozinho.

Porém, também não esqueçamos que artistas são pessoas como nós, que vivem sob o mesmo modelo econômico que o nosso, o que implica que todos devem comer. Então, quando tiver a oportunidade, dê voz a um artista, e de quebra, dê stream. Mas só se você quiser! :)

Voltando ao foco do coletivo, apesar do blog ser a nossa atual maior (talvez melhor) forma de dar voz aos artistas, estamos pouco a pouco desenvolvendo métodos para dar voz aos artistas independentes, juntos. No próximo parágrafo, você vai descobrir uma forma mais rápida (e eficaz) de fazer parte do coletivo e ser entrevistado (se assim desejar).

Ser

Como mencionado em um dos primeiros parágrafos, nós agora temos um grupo do WhatsApp, onde conseguimos nos comunicar melhor: trocar ideias, falar sobre trabalhos nossos e compartilhar experiências. Nós não costumamos cobrar nenhum pretexto para que você entre no grupo, apenas que você seja respeitoso com outros membros (o que é o mínimo que esperamos) e que você não faça spamming/flood. Você pode entrar no grupo a partir do link abaixo, e se quiser, você pode entrar com tudo escrevendo uma breve apresentação sobre você e sobre seu trabalho (apreciamos links!). Também, dentro do grupo, você receberá instruções de como participar de entrevistas.

Entre por aqui! Mas só se você quiser ;)

Não apenas isso, como também dentro do grupo foi idealizado uma Playlist do Spotify (ideia genial por sinal), onde os artistas podem adicionar suas músicas (2 por membro), construindo assim uma playlist apenas de artistas independentes. O link pra playlist, além de estar nas palavras grifadas, está no topo da página, também ao final do post, onde está escrito “Ouça Artistas Independentes!”. Clicando tanto nesse botão, quanto nessas palavras grifadas irá te levar pra playlist, onde você estará dando suporte a artistas, ajudando a dar voz a estes artistas!

Pronto! Falando de forma direta e exata, você estará participando do coletivo ao entrar pelo menos no grupo do WhatsApp, mas diria que considero todos os leitores do blog, todas as pessoas que dão essa voz aos artistas independentes, pessoas que fazem esse espaço funcionar, como parte do coletivo. Porque é disso que O Ouvido Entre As Paredes do Quarto vive, de apoio coletivo! De suporte aos artistas! Só lendo o blog e absorvendo as informações, você está ajudando os artistas que fazem parte do coletivo e ajudando o artista por trás da escrita ;)

Obrigado por ler até aqui! Espero que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre quem somos e o que fazemos. Se ficou, sinta-se livre para comentar ou me procurar nas redes sociais, e te vejo no próximo post! :)

Apoie um Artista Independente hoje!

Viva a Arte!

Seja e seja Sentido

-Ar,Tristo

--

--