Na Vila Belmiro, Botafogo tenta quebrar tabu de 15 anos

Reni Ravaneli
Feb 25, 2017 · 3 min read
Pantera testará a crise do Peixe com chances de se dar bem (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)

Motivado pela vitória no meio de semana contra o Audax, o Botafogo tem pela frente o Santos, seu mais impiedoso adversário desde que retornou à elite do estadual. Neste sábado (25), às 17h00, o Tricolor desafia no estádio da Vila Belmiro quem o derrotou pelo Paulistão em todos os duelos de 2009 para cá (só não se enfrentaram em 2016 por estarem no mesmo grupo).

Quando abertos ainda mais os números, a vantagem santista só aumenta. O Pantera não derrota o Peixe há quase 16 anos (8 jogos no intervalo). O último triunfo aconteceu no dia 11 de março de 2001 pelo Brasileirão daquele ano, no Santa Cruz, pelo placar de 2 a 1. Já a última vitória no “Alçapão” foi há quase três décadas: 1 a 0 em 13 de junho de 1988 (21 jogos no intervalo).

NÚMEROS TOTAIS DO CONFRONTO, SEGUNDO O FUTPÉDIA/GLOBO: 88 partidas — 55V do Santos (200 gols), 14V do Botafogo (85 gols) e 19E.

Apesar dos números, dois fatores indicam a possibilidade do Tricolor surpreender. O primeiro é a pouca alteração no time principal de Moacir Júnior. Seis jogadores, Neneca, Fernandinho e o quarteto do meio de campo (Marcão Silva, Bileu, D.Pituca e R.Bastos), atuaram nas cinco rodadas. Outros dois, Francis e Samuel Santos, estiveram presentes em quatro. Esse equilíbrio permitiu a imposição bem sucedida de uma estratégia pontual frente ao Osasco Audax. Por que não contra o Santos?

O segundo é a grande pressão sobre a equipe de Dorival Júnior. Campeão de cinco dos últimos sete campeonatos paulistas e atual vice-campeão brasileiro, o Santos sempre entra cotado como favorito a levar a taça. Porém, neste ano, faz uma campanha no máximo regular muito por conta de contusões de atletas fundamentais, como o goleiro Vanderlei e o volante Renato. Os sete pontos de momento (2V, 1E, 2D) deixariam o clube fora da segunda fase. Para piorar o caso, na quinta-feira (23), membros da principal torcida organizada do clube adentraram o CT Rei Pelé para cobrar os jogadores, colocando mais pressão na panela.

O Fogo tenta aproveitar seu entusiasmo recente e o mal estar alheio para seguir pontuando. O retrospecto é idêntico ao do Peixe e uma vitória ou empate, dependendo dos demais resultados do Grupo A, colocaria os botafoguenses mais próximos da zona de classificação ao mata-mata e mais distantes da linha do descenso.

FICHA TÉCNICA — SANTOS X BOTAFOGO

Último confronto: Botafogo 0 x 3 Santos (08/03/15 — Paulistão)

Trio de arbitragem: árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, assistente 1 Gustavo Rodrigues de Oliveira e assistente 2 Vitor Carmona Metestaine.

Provável escalação — BOTAFOGO: Neneca; Samuel Santos, Gualberto (Caio Ruan), Filipe e Fernandinho; Marcão Silva, Bileu, Diego Pituca e Rafael Bastos; Francis e Wesley. Técnico: Moacir Júnior.

O zagueiro Matheus Mancini e o centroavante Marcão seguem fora tratando lesão. Liberado pelo departamento médico o zagueiro Gualberto deve retornar ao time titular no lugar de Caio Ruan.

Provável escalação — SANTOS: Vladimir, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Yuri e Zeca; Leandro Donizete, Thiago Maia e Vitor Bueno; Bruno Henrique, Copete e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

A lista de lesionados do clube da Baixada é enorme. Estão sem condição de jogo o goleiro Vanderlei, os volante Renato e Léo Cittadini, além do meia Lucas Lima. Por outro lado, o meia Jean Mota, recuperado de contusão, e Cléber, suspenso no último embate por cartão vermelho, estão relacionados. Além disso, Ricardo Oliveira faz sua estreia no ano.

Será o reencontro de Vitor Bueno com seu clube formador. Caso marque, não deve comemorar.

Vitor — sem Bueno no Bota — é menino da Vila, Vila Tibério (Foto: Agência Botafogo)

O Pantera Renitente

Notícias e opinião sobre o Botafogo Futebol Clube, o orgulho de Ribeirão.

Reni Ravaneli

Written by

O Pantera Renitente

Notícias e opinião sobre o Botafogo Futebol Clube, o orgulho de Ribeirão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade