1˚ Meetup do Sketch Brasil- Design System

Photo by Joshua Fuller on Unsplash

Chega de reclamar/criticar, agora vou abordar o que aprendi do evento de ontem (30/08/2017), eu não sabia o que era Design System, o que chamam hoje de Design System no meu ver é uma documentação um pouco mais aprimorada de padrões de um projeto ou de normativas dentro da empresa.

Na parte de normativas, vejo muito do que o Vinícius Miraglia falou, são tantos os canais que um DS não é simples e nem rápido de surgir, mas pode ser algo talvez invisível quando vemos um layout ao estilo (sim estou falando de elementos e cores) cadê.com.br (quem lembra do buscador do século passado?), não imagino a dificuldade em criar uma identidade única no mercado local (Brasil), já que existe um padrão que pode ter sido definido fora do Brasil.

Criar um DS no evento se mostrou uma etapa e preocupação importante de muitos, tiveram tantas perguntas que o tempo foi curto para tal, mas foi legal de ver essa preocupação com:

  • Dificuldades que todos enfrentaram; afinal as dificuldades ajudam a todos a moldar possíveis cenários à serem mitigados
  • Surpresas que surgiram; sim sempre tem algo de bom e poucas vezes falamos das surpresas, do inesperado
  • Produtividade; nunca vi tão presente nos últimos tempos o termo, a busca pela melhoria na executar, como mensurar o retorno da área de Design, como saber se é justificável
  • Compreensão; como as pessoas à volta na empresa, em todos os canais e squads seja eles ligados diretamente ou não entendem e compreendem a importância de estudar, avaliar e medir o retorno de cada ação

Aprendi também que o DS não é mais algo puramente imagem, mas pode conter áudio, umas gurias atrás de onde eu estava levantaram as perguntas sobre canais de comunicação, seja no atender ao telefone, no tratar com um cliente/usuário em agências bancárias e tantos outros canais.

Também vi algo interessante até onde uma empresa dita conservadora pode mudar e buscar melhorar dentro do segmento dela e fora do segmento dela; que novas formas de negócios podem surgir daqui pra frente.

Outro ponto pouco abordado, mas a preocupação com como integrar novos colaboradores, sejam eles internos ou externos, como unificar a linguagem, neste ponto o ferramental é realmente importante, o Sketch tem ajudado e muito nisso, o maior impeditivo è que ele é limitado ao mac, mas o mercado escolheu e tem se inovado desta forma.

Estou muito ansioso pelos próximos eventos, acredito que serão melhores e com muito mais conteúdo e mais troca de ideias.


Achou o texto relevante? Então clique no botão Recommend, logo abaixo. Fazendo isso, você ajuda este artigo a ser encontrado por mais pessoas.

Like what you read? Give Rick Benetti a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.