Finanças Descentralizadas.

MakerDAO Brasil
O que é DeFi?
Published in
7 min readAug 16, 2020

Para iniciar neste mundo das finanças descentralizadas precisamos entender alguns fundamentos básicos sobre economia e finanças tradicionais, tais como as taxas de juros básicas cobradas por bancos centrais ao redor do mundo, instrumentos financeiros diversos, como bancos sendo a grande parte centralizadora do poder e conseguindo explorar as pessoas ao redor do mundo com o seu sistema ineficiente e atrasado, cobrando taxas altíssimas com o aval governamental para fazerem para seus clientes simples intermediações de transações ou empréstimos em geral.

Sabemos que no mundo financeiro tradicional temos diversos produtos disponíveis nas nossas mãos. O que DeFi (protocolos voltados as finanças descentralizadas) estão fazendo é criar estes instrumentos que antes eram apenas disponíveis nas CeFi(centralized finance, finança tradicional), dentro das blockchains e a principal destas que contém a maior credibilidade e liquidez é o Ethereum. Hoje temos diversos produtos financeiros disponíveis com fácil acesso e sem necessidade de KYC(know your costumer, requisitos de identificação com documentos) para que tenhamos mais privacidade e liberdade com nosso capital.

Instrumentos financeiros como corretoras, empréstimos, ativos sintéticos, opções/derivativos, moeda estável descentralizada (DAI), loterias, market making dentre outros já estão disponíveis para utilização com plena liquidez e um arranjo de protocolos que se conectam através de um conceito primordial que seja discutido aqui chamado Money Legos.

Conceito Money Legos vem deste brinquedo que tínhamos quando criança de conectar peças para formar novos formatos. Neste sentido, podemos imaginar que quando temos um protocolo criado e estabelecido no ecossistema, ele pode facilmente interagir com outros protocolos que já existem ou que vão ser criados pois todos eles usam o mesmo standard de tokens ERC-20(modelo padrão usado na blockchain do ethereum)e com isso podemos criar cada vez mais novas funcionalidades e conectar os legos para abrir novas oportunidades.

Ecossistema DeFi hoje esta cada vez mais crescendo e atingindo novos patamares de evolução constante. Na foto acima, temos vários destes protocolos onde cada um deles tem a sua função especifica. Hoje vamos contar um pouco da historia dos principais protocolos e como esse novo formato de organização da sociedade estará cada vez mais presente na sua vida financeira nos próximos anos.

Na base do ecossistema, temos o MakerDAO, uma organização autônoma descentralizada, e através deste protocolo podemos criar o DAI, a primeira stable coin(moeda estável) descentralizada pareada ao dólar americano 1 para 1(1 DAI = 1USD) na qual este blog é o canal oficial no Brasil para divulgação de tutoriais e noticiais sobre o mesmo.

Com o seu sistema de governança descentralizada, o Maker(token MKR) consegue votar sobre decisões importantes para todo o ecossistema financeiro descentralizado tais como a taxa de juros básica do DAI e o total da moeda que poderá ser emitido através de empréstimos garantidos.

Em um outro tutorial temos como o passo a passo para você conseguir fazer o empréstimo em DAI a partir das suas cripto moedas que estão paradas nas suas carteiras, mas para que não fique fora de contexto, para se emitir novos DAI no mercado, é necessário dar cripto moedas como garantia do pagamento da sua divida, caso você não pague de volta, sua garantia ficará travada e correndo o risco de liquidação para quitar a sua divida e com isso podemos entender que cada DAI emitido no mercado possui um lastro e o sistema mantem a solvência com mecanismos de liquidação.

Então estamos falando de você que está na sua casa, no conforto do seu lar, conseguir emitir moeda e controlar a taxa básica de juros do sistema, coisa que jamais foi possível por pessoas comuns, tais atos eram definidos pelos bancos centrais ao redor do mundo, manipulando as taxas de juros, fazendo com que o tempo não tenha mais valor e imprimindo dinheiro para desvalorizar a moeda e “combater a deflação”.

Com DeFi temos um ambiente que integra a liquidez global de maneira horizontal, assim não importa a geografia e isso por si é uma grande vantagem perante aos mercados tradicionais, onde a maior parte da liquidez fica presa em poucos países desenvolvidos e países em desenvolvimento acabam ficando para trás por natureza.

A Uniswap é uma das principais corretoras descentralizadas no momento de criação deste conteúdo. Lá é onde você consegue fazer seus trades e trocar ETH > DAI por exemplo e assim dolarizar seu investimento. É também possivel prover liquidez para as pools(piscinas de liquidez) para agir como Market Maker, ou seja, a contraparte, se o mercado está caindo, você compra, se o mercado subir, você estará vendendo e ganhando parte das taxas geradas nestes trades.

O Compound é um mercado monetário onde pessoas vão para emprestar ou pegar dinheiro emprestado. Funciona exatamente assim, se você tem criptos na sua carteira e quer emprestar para começar a rentabilizar suas posições em hold(cripto parada na carteira para longo prazo), é possível através deste protocolo de maneira segura, simples e transparente.

Corretora Synthetix fornece a possibilidade de negociarmos ativos reais das finanças tradicionais como o Ouro, Prata, ações, Indices e ETFs globalmente conhecidos OnChain(termo dado para ativos dentro das blockchains) através da criação de ativos sintéticos que também são muito comuns na CeFi.

O PoolTogether é uma loteria descentralizada onde ninguém perde dinheiro, isso mesmo, ninguém perde! Mas como isso é possível? Este protocolo reúne os DAI depositados por todos os participantes e deposita no Compound. Com isso, é gerado um juros sobre este montante e este juros é distribuído para um único vencedor do sorteio na semana.

Estes acima são apenas alguns exemplos de instrumentos financeiros que so tínhamos acesso no mundo centralizado e que agora esta disponível de maneira mais aberta, horizontal, transparente, totalmente sem intermediários e sem complicações.

Como podem ver, temos um ambiente novo de transparência total para nos ajudar que esta sendo criado para melhorar a vida de todas as pessoas pelo mundo, assim como a internet fez no passado. É a total disrupção do sistema financeiro global, onde teremos total controle sobre nossos ativos nas nossas carteiras e por isso podermos tomar decisões sobre o nosso patrimônio.

Mas agora que você já sabe como alguns destes protocolos funcionam, irá precisar de uma porta de entrada para conectar e desfrutar destes protocolos, e esta porta no exemplo de hoje será o Metamask.

Esta carteira é de fácil interação e conexão aos protocolos DeFi. Uma vez criada as suas palavras privadas, anotadas e guardadas em local seguro, você verá esta tela com seu saldo zerado.

A partir deste momento você já poderá receber fundos na sua carteira, e o principal é saber que irá precisar de ETH para executar as transações com estes protocolos descentralizados, pois o custo de validação é pago com Ethereum.

A partir do momento que sua carteira está criada, você já tem acesso a todo este mundo descentralizado fantástico.

Basta você ir ao protocolo que desejar, e aqui neste exemplo vou utilizar o Maker para mostrar como conectar a carteira, mas basicamente todos os outros funcionaram da mesma maneira.

Ao clicar em “Connect Wallet” você abre as opções de carteiras disponíveis para conectar, no nosso caso o Metamask.

Ao escolher qual a conta deseja conectar, clique em próxima.

Clique em “conectar-se” e pronto, já estará pronto para interagir com o protocolo e basicamente este é o método que irá fazer sempre ao utilizar a estes aplicativos descentralizados pela primeira vez.

Bonus: Como verificar minhas transações de DAI?

Através do portal EtherScan podemos verificar as transações que ocorreram na blockchain do Ethereum a qualquer momento, inclusive a sua.

Na imagem acima temos vários dados para ficarmos de olho na hora de verificar nossa transação tais como se a transação esta confirmada, numero do bloco que foi adicionada, numero de confirmações, endereço do remetente, endereço do recebedor, valor da transação e o valor pago aos mineradores para validarem a transação.

Espero que com este conteúdo, possam ter mais acesso e entender um pouco mais sobre os protocolos DeFi e saber que esta é uma tendencia que veio para ficar.

--

--

MakerDAO Brasil
O que é DeFi?

MakerDAO no Brasil Dirigido por Embaixadores do Maker no Brasil Run by Maker Ambassadors in Brazil @caiovicentino @makerdaobr @makerdao