Gas ta caro?

MakerDAO Brasil
O que é DeFi?
Published in
4 min readSep 5, 2020

Vejamos como podemos aproveitar momentos e gastar menos com as GAS do Ethereum.

Bem vindo ao novo normal, não existem mais taxas com menos de 30 GWEI(os “centavos” do Ethereum; “Satoshi” do Bitcoin) e isso se da por conta do alto crescimento e desenvolvimento que os protocolos DeFi estão tendo dentro da blockchain.

Muita gente acredita que o custo da GAS esta relacionado ao valor transacionado e isso é um mito. O custo da GAS é dado pela taxa de utilização da blockchain do Ethereum. Quanto mais pessoas utilizando a blockchain ao mesmo tempo, mais ela fica “cara”. Isso é um padrão clássico de demanda forte pela tecnologia.

Hoje em dia, é difícil vermos as GAS por menos de 100 GWEI e isso inviabiliza o custo para pequenos montantes na rede, e torna a experiencia do usuário final uma verdadeira catástrofe. Porém estamos vendo a necessidade de uma blockchain pública como a do Ethereum de ganhar escalabilidade mais do que nunca, isso é uma tendencia até que o ETH 2.0 esteja estabelecido e 100% operacional.

Toda tecnologia uma dia teve o seu gargalo, ou seja, precisou de que após a demanda sobre aquela tecnologia estivesse estabelecida, para poder pessoas empreendedoras entrarem em ação para dar escalabilidade a ela.

Assim no Ethereum não será diferente, e hoje já temos diversas tecnologias em desenvolvimento de segundas camadas para trazer mais velocidade com um custo operacional bem menor do que o atual. Existem hoje algumas tech que podem ajudar neste caminho e o que precisamos é uma adoção principalmente por desenvolvedores e carteiras para alavancar este processo.

Imagina quando as principais carteiras de criptos estiverem aceitando segundas camadas como o Loopring, xDAI, ZK-proofs, Optimistic Rollups são exemplos de tech que vão trazer custos operacionais mais baratos e velocidade das transações.

Para consultar a GWEI cobrada no momento atual, podemos utilizar o site EthGasStation. Neste site podemos ver a taxa em três “velocidades”, assim como na imagem abaixo.

Nesta imagem temos 3 valores em GWEI, a “Trader” para quem quer uma taxa “instantânea”, ou seja, muito rápida execução, a “Fast” para transações em menos de 2 minutos na media, e o “Standard” que é o nível mais baixo aceitável pelos mineradores no momento.

Sempre recomendo que você tente executar suas transações entre a “Trader” e a “Fast” para uma melhores experiencia ao usuário, porém pode sair um pouco mais caro do que a “Standard”.

Ao utilizar qualquer protocolo DeFi ou até mesmo o simples ato de enviar tokens de uma carteira para a outra, demanda do gasto da GAS(medida em GWEI) para podermos executar as transações e os mineradores validarem.

Uma tech interessante também no sentido de ajudar as pessoas com o custo da GAS é o CHI token. CHI token ou GASTOKEN é uma forma que os desenvolvedores do 1INCH descobriram através da criação de “fake smart contracts”(contratos inteligentes de mentira) que quando são destruídos, a rede te remunera, e pode ser gasto para o pagamento das GAS.

É possível comprar o espaço dentro do bloco na blockchain do Ethereum e utilizar este espaço quando achar que é ideal para você através da criação deste CHI tokens.

Ative os CHI tokens para começar a utilizar, caso for utilizar o 1INCH.

Vou dar um exemplo para editar as taxas de transação na hora de fazer a confirmação. Na imagem abaixo, o Metamask(carteira utilizada no exemplo) mostra o custo padrão na hora que solicitei a transação para ser efetuada.

Se você clicar em “Edit”, terá acesso a está ferramenta de alteração e verificação do custo da GAS colocada pelo software da carteira de maneira padrão. Sempre recomendado verificar o custo da operação se está condizente com o preço cobrado no site Ethgasstation.

Ao clicar em “Avançado” terá acesso ao custo em GWEI e o calculo do tempo nescessario para que a transação seja validada, confira se está de acordo com a realidade e execute a sua transação salvando a operação.

Após este passo, basta aguardar a transação ser validada OnChain.

Para mitigar o custo excessivo de GAS neste novo “normal”, evite ficar pulando de protocolo em protocolo, ou acompanhe semanalmente o custo e verifique que em algum dia na semana, o custo com GWEI vai estar menor e você poderá fazer a sua operação.

Espero ter contribuído para melhor entendimento sobre o GAS e como a tech está criando novos caminhos para ganhar cada vez mais escalabilidade e manter a segurança para seus usuários.

--

--

MakerDAO Brasil
O que é DeFi?

MakerDAO no Brasil Dirigido por Embaixadores do Maker no Brasil Run by Maker Ambassadors in Brazil @caiovicentino @makerdaobr @makerdao