16 Ideias Bacaninhas Para te Dar uma Animada se Você Está Pensando em Mudar de Emprego (ou de Vida)

E também se você anda querendo demitir seu chefe e contratar a si mesmo(a)

André Camargo
O Que Aprendi
3 min readJan 21, 2017

--

imagem: Ryan McGuire

E aí, pessoa bonita, tudo em cima?

Seu emprego está te deixando infeliz?

Não aguenta mais as reuniões intermináveis?

Então eu acho que este texto pode te inspirar! Especialmente se você já considerou a possibilidade de investir em um plano B.

Ou se você anda flertando com a ideia de trabalhar por conta própria.

Fiquei com vontade de compartilhar as dicas mais legais de um livro chamado Escape from Cubicle Nation, de Pamela Slim.

Significa algo como ‘Fuga da Nação dos Cubículos’.

E o subtítulo: “de prisioneiro corporativo a empreendedor próspero”.

Para facilitar a leitura, vou colocar em tópicos. Dá uma olhada:

1. Empregar a si mesmo é desafiador, mas se você se conectar com sua paixão e redespertar sua criatividade, é provável que terá uma grande ideia de negócio crescendo dentro de você.

2. Alguns de nós simplesmente não fomos feitos para trabalhar em corporações impessoais respondendo a um chefe autoritário.

3. Com excessiva frequência, sacrificamos nossos valores mais profundos em nome de um emprego estável e um cheque no final do mês.

4. Ainda que a vida no zoológico possa ser mas previsível e segura que a vida selvagem, simplesmente não é o que os animais fazem. O mesmo se aplica aos humanos.

5. As três principais coisas que te impedem de abandonar um emprego que você detesta: pressões sociais, medo de perder o que você já possui e a sua criação.

→ A gente se preocupa mais com o que as pessoas pensam a nosso respeito do que com nossa própria felicidade. :(

6. Conselho: não ignore as dores e os sinais do seu corpo. Ouça seu corpo para descobrir se seu trabalho realmente serve para você.

→ Você pode se reconectar com seu corpo através de exercícios leves, meditação e respiração profunda — e investigar o que ele tem a dizer.

7. Paixão pelo que você faz é a chave do sucesso.

8.Estimule sua mente e acenda seu espírito criativo com aulas de arte, viagens e uma nova língua — ou mesmo apenas passando mais tempo na natureza.

9. Fazer qualquer coisa que leve você se sentir como uma criança novamente é uma estratégia certeira para ajudar você a se reconectar com suas paixões e acessar sua energia.

10. Você pode aproveitar ao máximo sua energia criativa ao registrar todas as suas novas ideias por escrito.

11. Você pode experimentar o ritual matinal de escrever 3 páginas de escrita livre (sem parar e sem corrigir) todo dia antes do café da manhã. Isso vai ajudar a desbloquear sua criatividade.

12. Faça listas. Todo tipo de listas.

13. Articule seus diferentes interesses. Por exemplo: você adora carros e também gostaria de tornar o mundo um lugar mais verde. Então talvez você possa combinar essas paixões com a escrita e seguir uma carreira de freelancer em jornalismo ou como blogger, colocando no mundo suas ideias ambientalistas sobre meios de transporte.

14. Busque seu ‘ponto G’ profissional: o lugar onde lucro (o que as pessoas estão dispostas a pagar para você fazer), paixão (o que você ama fazer) e talento natural (o que você faz bem e com facilidade) estão alinhados.

15. Não se deixe paralisar pelo medo do palco! Coloque suas ideias no mercado rapidamente, cometa erros e, depois, vá melhorando.

16. Para descobrir se você leva jeito para um tipo específico de negócio, você precisa experimentar sua ideia na prática. Então comece pequeno e veja como as coisas caminham.

Bom, era isso!

E aí, gostou? Foi útil pra você?

Se fizer sentido para você me dar esse feedback, clica no coraçãozinho lá embaixo. ❤

Um abraço e até breve!

André Camargo

p.s. Se você estiver considerando mudar de carreira ou dar um salto do emprego para o empreendedorismo, meu trabalho personalizado pode te ajudar a acelerar o processo, economizando tempo, dinheiro e energia.

Pergunte-me como. ;)

--

--