Nossa Maneira de Viver Vai Mudar Radicalmente. Você Está se Preparando?

Estas ideias com certeza vão fazer você pensar

por André Camargo

Olá, Pessoa Bonita! Na paz?

Esta semana, o que mais me chamou a atenção foi um email que recebi com previsões para o futuro imediato. Elas me ajudaram a enxergar como o jeito que vivemos vai mudar radicalmente.

Com o avanço exponencial da tecnologia, o futuro está chegando antes do que a gente imaginava.

E, se não estivermos preparados, vai nos pegar de calças curtas. Especialmente no campo do Trabalho.

Dá só uma olhada em trechos do artigo de um pesquisador da Singularity University:

  • “Programas de computador irão acabar com a maioria das atividades profissionais tradicionais nos próximos 5–10 anos.”
  • “Nos Estados Unidos, advogados jovens já não conseguem empregos. Com o software WATSON, da IBM, você pode conseguir aconselhamento legal (por enquanto em assuntos mais ou menos básicos) dentro de segundos, com 90% de exatidão se comparado com os 70% de exatidão quando feito por humanos. Por isso, se você está estudando Direito, pareimediatamente. Haverá 90% menos advogados no futuro, apenas especialistas permanecerão.”
  • “O WATSON já está ajudando enfermeiras a diagnosticar câncer, com quatro vezes mais precisão do que enfermeiras humanas.”
  • “Temos agora um acidente a cada 100.000 km, mas com veículos auto-dirigidos a taxa cairá para um acidente a cada 10.000.000 de km. Isso salvará mais de 1.000.000 de vidas a cada ano.”
  • “Ao redor de 2020, a indústria automobilística completa começará a ser desmontada. Você não desejará mais possuir um automóvel. Nossos filhos jamais necessitarão de uma carteira de habilitação ou serão donos de um carro. Isso mudará as cidades, pois necessitaremos de 90–95% menos carros para deslocamento.”
  • “Companhias seguradoras terão problemas enormes porque, sem acidentes, o seguro se tornará 100 vezes mais barato. O modelo de negócio de seguros de automóveis desaparecerá.”
  • “Carros elétricos se tornarão dominantes até 2020. As cidades serão menos ruidosas porque todos os carros rodarão eletricamente. A eletricidade se tornará incrivelmente barata e limpa: a energia solar tem estado em uma curva exponencial por 30 anos, mas somente agora você pode sentir o impacto. No ano passado, foram montadas mais instalações solares que fósseis. O preço da energia solar vai cair de tal forma que todas as mineradoras de carvão cessarão atividades ao redor de 2025.”
  • “Saúde: Teremos companhias que irão construir um aparelho médico (chamado Tricorder na série Star Trek) que trabalha com o seu smartphone. Ele fará o escaneamento da sua retina, testará a sua amostra de sangue e analisará a sua respiração (bafômetro). Ele então analisa 54 bio-marcadores que identificarão praticamente qualquer doença. Vai ser barato, de tal forma que em poucos anos cada pessoa deste planeta terá acesso a medicina de padrão mundial praticamente de graça.”
  • “No final deste ano, os novos smartphones terão capacidade de escanear em 3D. Você poderá então escanear o seu pé e imprimir sapatos perfeitos em sua casa, por exemplo.”
  • “Trabalho: 70–80% dos empregos desaparecerão nos próximos 20 anos. Haverá uma porção de novos empregos, mas não está claro se haverá empregos novos suficientes em tão pouco tempo.”
  • “Educação: os smartphones mais baratos já estão custando US$ 10,00 na África e na Ásia. Até 2020, 70% de todos os humanos terão um smartphone. Isso significa que cada uma dessas pessoas terá o mesmo acesso a educação de nível mundial.”
  • “Com o aplicativo da Khan Academy, crianças na África poderão se tornar fluentes em inglês no período de seis meses.”

É claro que o tom do artigo é um tanto deslumbrado. E só ilumina os aspectos positivos da revolução tecnológica. Ainda assim, fez sentido e me caiu o queixo.

E você, o que acha disso tudo?

Como está planejando se preparar para o que vem por aí?


Se gostou do texto, fique a vontade para recomendar clicando no coraçãozinho ali embaixo. ❤

Só clicar no botãozinho verde!