O que é desenvolvimento?

Pedro Telles
O que é desenvolvimento?
2 min readFeb 7, 2014

Desde os tempos de graduação tenho a sorte de poder dedicar minha vida profissional e acadêmica a atividades relacionadas à redução da pobreza e desigualdade, promoção dos direitos humanos e transição para uma sociedade sustentável. E obviamente, assim como inúmeras outras pessoas, não consegui (e nem quero) chegar a uma resposta única para a elementar pergunta que dá título a este blog: O que é desenvolvimento?

O problema dessa pergunta é que respostas detalhadas sempre deixam alguma coisa importante de fora, e respostas amplas sempre abrem margem para interpretações equivocadas ou intencionalmente distorcidas. Além disso, pessoas diferentes têm perspectivas e interesses diferentes, o que impede a construção de um consenso absoluto a respeito dos rumos que certa sociedade deve tomar e, portanto, um consenso absoluto sobre qual seria o processo de desenvolvimento mais adequado a se seguir. E, pra tornar a coisa um pouco mais complexa, sociedades evoluem com o passar do tempo, e as ideias mudam com essa evolução.

Estamos falando, então, de um debate sem fim. Mas nem por isso menos importante. Bilhões ainda vivem na pobreza e enfrentam os efeitos perversos da desigualdade e da discriminação todos os dias, empresas e governos violam sistematicamente os direitos humanos ao redor do mundo, e nosso modelo de produção e consumo absolutamente insustentável está levando a mudanças climáticas e outros desequilíbrios ambientais que já geram consequências catastróficas. Mesmo que não haja soluções perfeitas, é óbvio que determinadas políticas públicas e iniciativas de atores da sociedade são muito mais relevantes para a superação desses problemas do que outras.

O objetivo deste blog é contribuir para a discussão sobre o que é desenvolvimento, olhando para desafios que enfrentamos no Brasil e no mundo. A meta é ter textos não muito longos e com o mínimo de “academiquês” possível, mas que tragam análises razoavelmente profundas dos fatos e dados e, além de apontar os problemas, também indiquem algumas possíveis soluções. Como eu tenho um interesse pessoal mais relacionado a questões de pobreza e desigualdade, mudanças climáticas, governança para o desenvolvimento sustentável, e participação da sociedade civil em processos democráticos (incluindo ativismo e mobilização), é possível que a maioria dos textos acabe sendo relacionada a esses temas, mas vamos ver no que dá. É basicamente um caderno de notas e ideias, compartilhado com outras pessoas interessadas nesses assuntos e sempre aberto a debate.

Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa!

--

--