O que esperar do mercado mobile em 2019?

Nouara Candida
O que esperar do mercado mobile em 2019?
4 min readJan 28, 2019

--

Nos últimos dez anos o Brasil e o mundo mudaram sua maneira de viver, os celulares hoje fazem parte do dia a dia de quase todos, eles se tornaram dispositivos de trabalho e lazer. Com o aumento da capacidade tecnológica as funções destes equipamentos só aumentam. Com isso o mercado mobile sofreu um salto, trazendo novas oportunidades, estima-se que em 2018 haviam mais de 234,7 milhões de celulares só no Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A combinação desta grande quantidade de celulares e internet aumentou as possibilidades de utilização deste equipamento, trazendo novas oportunidades no mundo do desenvolvimento.

Quando se fala em desenvolvimento mobile a primeira lembrança que se vêm são aplicativos. Os aplicativos movimentam bilhões de dólares por ano em todo mundo, mas o desenvolvimento mobile é muito maior e mais complexo para se caracterizarem somente por aplicativos. Um grande exemplo é o conceito Mobile First que surgiu de projetos webs, onde se cria aplicações primeiro pensando na experiência mobile para depois em desktop. Conceitos e pensamentos como estes surgiram principalmente porque os celulares se tornaram o principal meio para acessar a internet no Brasil e essa tendência é mundial (dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) realizado pelo IBGE).

Com todo este crescimento no mercado mobile muitas possibilidades são abertas a nós desenvolvedores, empreendedores e investidores a aposta neste mundo podem seguir diversas vertentes e possibilidades, abaixo segue alguns dos principais produtos e tecnologias do mundo mobile, essas são as principais aposta para o crescimento e enriquecimento da área mobile:

- Aplicativos: é o produto mais clássico quando se fala de mobile, gera bilhões por ano. As possibilidades para o desenvolvimento de aplicativos são inúmeras. Grande parte dos aplicativos são voltados para os sistemas operacionais Android e iOS. Hoje no mercado há aplicativos nativos, híbridos que utilizam inúmeros frameworks, e não se engane hoje é possível fazer excelentes aplicativos saindo do clássico Java, Object C e Swift.

- Chatbots: em 2017 e 2018 se falou muito sobre está área. Os chatbots possibilitam uma experiência de conversa inteligente com os usuários, sem a necessidade de um operador no processo de comunicação. Os bots podem ser inseridos em aplicativos, sites e sistemas. Sua utilização vária desde atendimento hospitalar há redes socais. Há diversos frameworks que facilitam muito o processo de implementação dos bots, alguns deles são: Microsoft Bot Framework, Wit.ai, Dialogflow, IBM Watson. Estima-se, segundo o artigo da Walker Information Customers 2020: The Future of B-to-B Customer Experience, que em 2020 cerca de 85% das interações com consumidores serão realizadas utilizando chatbots, sendo um grande diferencial para as empresas que usufruem desta tecnologia.

- Internet das coisas (IoT): é basicamente objetos físicos (veículos, eletrodomésticos) que são capazes de transmitir e receber dados através de sensores e softwares para uma rede. A utilização desta tecnologia possibilita agregar uma inteligência em objetos que utilizamos em nosso dia a dia. A combinação dos conceitos IoT, Big Data e aplicações em cloud está sendo uma aposta por diversas empresas.

- PWA e Instant Apps: Progressive Web Apps, PWA, é a combinação perfeita entre uma experiência Web e aplicativos, este tipo de aplicação proporciona experiências nativas de um aplicativo como o uso da câmera, microfone, status de bateria e outros, no entanto a aplicação é desenvolvida utilizando os conceitos e tecnologias web. A utilização de PWA possibilita que empresas possam criar “aplicativos” sem a necessidade de uma equipe especializada e também excluí o processo de publicação e gerenciamento das lojas de aplicativos. Os Instant Apps são apps da Play Store que podem ser abertos antes de você ter a versão completa do aplicativo, com isto o usuário tem a possibilidade de conhecer o aplicativo sem a necessidade de baixar sua versão completa.

- Inteligência Artificial (IA): tecnologia utilizada em vários ramos da computação, permite o desenvolvimento de softwares mais inteligentes e proporcionam uma grande melhoria na experiência de usuário. Existem no mercado diversas APIs para serem utilizadas no desenvolvimento de softwares. Empresas como Microsoft, Google e IBM nos últimos anos apostam fortemente em APIs para facilitar o uso de IA em nossas aplicações. O que ganhamos com utilizando essas APIs? Atualmente fazer sistemas e aplicativos mobile que utilizam IA se tornou extremamente simples, não sendo obrigatório uma equipe totalmente sênior neste assunto. Com a facilidade para se acessar APIs com IA as aplicações mobile estão cada vez mais ricas, utilizando por exemplo: tecnologias de reconhecimento facial, bots e especialização de atendimento ao usuário do seu produto.

Acima foram apresentadas algumas tecnologias utilizadas no mundo mobile que mudaram a forma de negócios e os investimentos das empresas. O investimento em soluções mobiles é uma realidade para os próximos anos, somente em 2019 a empresa App Annie estima que a Apple Store terá mais de US$ 122 bilhões em movimentação em sua loja. Com números tão altos é inevitável ignorar está grande fatia do mercado e a aposta para 2019 é que esse mercado só irá crescer.

--

--