Sobre três trabalhos ao mesmo tempo

PRINCIPAIS APRENDIZADOS: Multitasking, edição de textos, redação voltada para o conteúdo, entrevistas em vídeo e desenvoltura com a câmera.

Depois do período de grande aprendizado e desenvolvimento de senso crítico e olhar de editor na Cultura, decidi buscar um formato de trabalho que me permitisse estar mais em casa, próximo da família.
 
O que aconteceu na sequência foi justamente o contrário, pois acabei me envolvendo simultaneamente com três projetos bem distintos: um freela na Remix Social Ideas e outro para a F.Biz com conteúdo e um novo freela para o Yahoo! Brasil, agora em vídeo!

Criando para o Príncipe das Trevas

A minha saída da Cultura me levou a procurar vagas de todos os tipos e que precisassem das competências que eu vinha desenvolvendo até ali: edição de textos, relacionamento interpessoal construtivo, redação assertiva e desenvoltura para adequação de vozes e discursos. Encontrei na Remix essa oportunidade, primeiro com um freela. 
 
O trabalho era muito legal: precisávamos desenvolver uma campanha de conteúdo para o perfil do Twitter da Oi, envolvendo a chance de conhecer o astro Ozzy Osbourne, que voltava ao Brasil para uma turnê. As ideias apresentadas e aprovadas pelo cliente envolviam competições por likes em fotos de fãs travestidos de Príncipe das Trevas no Twitpic (eram tempos pré convenção da Caixa sobre promoções nesse formato) e equipes de doação de sangue em postos específicos em São Paulo.

Baita diversão e resultado fácil de ser medido (teve quem levou mais de 20 pessoas para doar sangue de uma só vez e fotografado que conseguiu mais de 100 mil likes fantasiado de Ozzy!).

Informação + publicidade = conteúdo

Nessa época, antes de decidir com o que eu realmente iria trabalhar, tomei uma primeira atitude empreendedora — infelizmente ainda sem a maturidade necessária para o ofício. 
 
Consegui um freela junto à F.Biz que me encarregava de manter atualizado um site de conteúdo da Unilever, chamado Portal Vital. Circulando entre as dicas de limpeza, cuidados da casa e com a saúde, receitas e pequenos lifehackings, eu precisava produzir conteúdo diversificado e bem embasado. Com o acúmulo dos trabalhos na Remix e no Yahoo! Brasil, passei a contratar redatores para cuidar do conteúdo — assumindo mais uma vez a função de editor. 
 
Ainda que a experiência estivesse muito boa, o ritmo puxado de lidar com três trabalhos ao mesmo tempo me levou a encerrar a parceria.

Entrevistas diante das câmeras

Quando o Yahoo! Brasil me convidou para apresentar seu programa de entrevistas, o 2 Chopes Com, eu só pude dizer um SIM bem sonoro.

Foi lá, junto com a equipe incrível da Alcatéia Filmes, que eu entrevistei Ronnie Von, Zé do Caixão, Soninha, Laerte, Denílson e Val Marchiori. 
 
Confesso que essa foi uma das coisas mais desafiadoras que eu já fiz na vida. Porém, também uma das mais divertidas. Consegui desenvolver um traquejo e uma desenvoltura que me foram de grande valia nos anos seguintes.