Um apanhado geral dos freelas mais recentes

Capa da Revista NOIZE com Curumim
A introdução à entrevista de Curumim, personagem central da terceira edição do Noize Record Club foi escrita por mim, depois de leitura da entrevista minuciosa que Marília Feix — editora da revista — fez com o artista.
Freela para a NoOne (cliente: Miniempresa by Linx)
Meu primeiro contato com a NoOne não foi na ocasião do convite para o trabalho com a Junior Achievement Brasil, mas quando eu ainda estava na Natura e a empresa da Mari e do Quinan ainda se chamava Catálise. De lá pra cá, sempre que nos encontrávamos, invariavelmente acabávamos falando sobre trabalho e sobre a chance de fazermos algum projeto juntos. A oportunidade de fazer isso acontecer apareceu com o projeto Miniempresa by Linx, para a Junior Achievement.

Programa de maior destaque da Junior Achievement Brasil, o Miniempresa tem edições especialmente patrocinadas por empresas interessadas em customizá-lo ou ajudá-lo a se atualizar. Escolhendo a segundo opção, a Linx (empresa de softwares) decidiu patrocinar a atualização do manual do programa Miniempresa em linguagem e conteúdo, tarefa que ficou sob minha responsabilidade.
O trabalho, incluindo redação e editoração, lembrou muito o de fechamento de uma revista, com bem menos ilustrações e imagens para tratar, mas com bastante conteúdo adicional resolvido no design — criado pela amiga Luisa Severo. O resultado final foi um manual prático e recheado de informação, atualizado e com linguagem próxima à do público alvo, em torno de 14 a 16 anos.
Cerveja SOL
Durante o ano de 2015, realizei diversos trabalho de coberturas de eventos para a Cerveja SOL, em São Paulo. O primeiro deles foi o Festival PATH, encontro de empreendedores, criativos e incomodados (definição minha) para assistir palestras de gente que construiu e conquistou (outra definição minha). Talvez só isso para explicar falas sobre design de materiais, arquitetura, budismo, consumo de moda, economia circular, empreendedorismo, música, ativismo online e tantos outros assuntos nas entrevistas que fiz por lá. Além dessas conversas que alimentaram Facebook e Instagram da cervejaria, eu também produzi dois posts que compilaram os dois dias de evento para o blog Update or Die.
Guest Post por Pedro Jansen, jornalista especialista em Cultura. Feche os olhos por alguns segundos enquanto mentaliza…www.updateordie.com
Guest Post por Pedro Jansen, jornalista especialista em Cultura. Enquanto o sol se põe em Pinheiros e o fim do Festival…www.updateordie.com
Meus outros trabalhos com a SOL aconteceram nas coberturas de eventos musicais nos quais a marca era patrocinadora. Foram dois Summer Sol Sessions, nos quais consegui falar com Dingo Bells, Arnaldo Antunes, Helena Rizzo, além de produzir conteúdo para as redes do cliente. Com bastante liberdade criativa, mas rodeada de especificidades da persona, trabalhar com SOL foi mais divertido que desafiador.
Relatório Anual da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
Para este trabalho, uma tarefa que há muito eu não praticava: transformar relatos formais sobre as atividades da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em textos atrativos e em formato de infográfico para a versão online do relatório da instituição.
Aqui dá pra ver como ficou:
Fundação Maurício Sirotsky Sobrinhowww.fmss.org.br
Freela para a Goya (cliente: Unisinos)
Criado para ser um jogo educativo, o Game Conecta 2014 da Unisinos ajudava jovens em idade vestibular a decidirem que caminho poderiam seguir após a escola.
Baseado em mostrar características de destaque de cidades pelo mundo (e Porto Alegre) relacionadas com seus próprios cursos, a Unisinos tinha nas mãos uma plataforma inteligente de disseminação de informação e autopromoção.
Redação para serviço de streaming
Durante o primeiro semestre de 2015, participei de um projeto voltado para música de um jeito que eu nunca poderia imaginar: escrevendo descritivos para playlists de um serviço de streaming.
Além de divertidíssimo, foi bastante informativo, me ajudando a conhecer ainda mais artistas e estilos musicais sobre os quais muito já lera.
Ao todo, redigi descritivos para pelo menos 300 playlists.