Evitando a impureza (texto traduzido)

Breno Ricardo
O Redator
Published in
6 min readSep 19, 2019

Por Pe. Mike Schmitz

Então, recentemente eu estive conversando com um monte de casais que parecem enfrentar mais ou menos o mesmo problema em seus relacionamentos: eles querem ser puros, corretos em seus relacionamentos, eles querem amar de verdade um ao outro, não usar o outro fisicamente, mas eles acabam fazendo o que eles não gostariam de fazer. Eles acabam caindo juntos..

Assim, um monte de vezes eles acabam entrando em contato comigo e dizem: “O que faremos”? “Por que nos sentimos tão impotentes nessa questão?” “Devemos terminar?” “Nós devemos… o que devemos fazer?” E eu tenho algumas coisas a dizer sobre isso:

Número 1: É fantástico, fenomenal, e é realmente demais o fato de que vocês dois estão unidos em realmente querer amar o outro, e não usá-lo. Muito bem.

Número 2: Hum..” precisamos terminar? Não necessariamente. Quero dizer, se o restante do seu relacionamento é realmente saudável: vocês são bons um para o outro, se ajudam e levam um ao outro para mais perto do Senhor, exceto nesta área, então é está área específica que precisa mudar, e não o relacionamento inteiro, correto?

Assim, dêem a vocês mesmos um espaço para respirar, mas alguma coisa precisa mudar.

Eu converso com casais que dizem: “Mas nós rezamos juntos, e vamos para a confissão, sabe… nós caímos, nada do que fazemos ajuda..” É aqui que eu entro! “Nada do que vocês fazem ajuda?!” Bem, me digam o roteiro de vocês. Essa é a pergunta que eu sempre faço: qual o roteiro? Onde vocês estão e quando é isto? Quando isto acontece? Porque muito provavelmente isto não acontece aleatoriamente, a qualquer hora do dia ou da noite. Provavelmente isto não acontece em qualquer lugar, mas sim em um local específico ou em alguns locais específicos e em alguns horários específicos.

Então eu geralmente recebo uma resposta como essa: “Bem, você sabe, eu acho… a gente acaba caindo… quando eu estou levando ela no carro da minha casa para a casa dela”. Eu falo: “Ok, em qualquer lugar? Tipo, você sobe com ela para casa e dá de cara com… os pais dela? Bem ali?” E eles falam: “Não, não… geralmente é… você sabe… no caminho para lá, a gente acaba virando em uma estrada escura, e estacionamos, e lá vamos nós” ou “A gente acha um estacionamento abandonado ou um estacionamento escuro e vamos para o canto mais distante bem ali”. Ok, o problema então não é o carro, nem o fato de já ser tarde da noite e você estar sendo cavalheiro e levando ela para casa.

O problema não é que você não consiga dizer não no calor do momento. Este NÃO é o momento de dizer não. Somente seria se você já tiver chegado lá, entendeu? O momento correto de dizer não é justamente aquele momento antes de você ligar a seta para entrar naquela estrada escura. Aquele é o momento! Aquele é O momento para reescrever o roteiro, porque você sabe como é o script. “Eu ligo a seta, desço por aquela estrada, estaciono e então acontece…”

Mas você pode parar e reescrever o roteiro, porque parar no meio do “calor do momento”, é muito difícil. É difícil dizer “não” então. Mas dizer “NÃO” para ligar a seta e descer por aquela estrada é muito, MUITO mais fácil.

Isto é verdade também para alguém sozinho. Muitas pessoas entram em contato comigo, eles batalham pela pureza e dizem: “Não há nada que posso fazer, eu continuo caindo, eu consigo ficar forte por um grande período de tempo, eu sou bom por nove dias, aí chega o décimo dia e me deixa arrasado, de joelhos”. E eu pergunto: “Ok, quando e onde? Qual é o roteiro?”. Eles respondem: “Eu só iria… iria checar meu e-mail, então abri meu notebook ” Vem o passo um, passo dois, passo três, passo quatro, e eles levam você a coisas ruins. Ou “Eu só estava, sabe, peguei meu celular porque queria dar uma olhada no meu Facebook ou Instagram, e então vi todas aquelas figuras e elas levam você do A para o B, do B para o C, do C para o D e no calor do momento eu não pude dizer não…”.É por isso que eu digo: “Ok, reescreva o roteiro. Diga “não” antes que fique muito difícil. Diga o “não” FÁCIL.”

Eu sei que estou falando agora sobre os pecados contra a pureza, mas isto serve para qualquer pecado em que nos encontremos caindo, e caindo, e caindo… O único motivo pelo qual eu e você não somos melhores, pelo qual não estejamos livres do pecado é porque não queremos ser. Eu sei, é tipo: “Espere, o quê?!”, mas é verdade, porque a graça de Deus é abundante, não é verdade? Deus espalha sua graça em todos os momentos.

De fato, São Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 10, versículo 13, diz: “Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.”. Você diz: “Não, isto não é verdade, porque no calor do momento eu não consigo dizer não! Ele não está me dando um meio de sair!” Ok, o seu meio de sair era antes de você abrir o notebook, antes de ligar a seta. Mais uma vez, o único motivo por que você e eu não somos melhores é porque não queremos ser.

Nós devemos ser corajosos o suficiente para dizer “Quer saber de uma coisa? Isto, isto é parte do meu roteiro. Se eu tirar esta parte fora, eu posso reescrevê-lo!”. Seja corajoso! Talvez este novo roteiro irá trazer para você mais e mais liberdade.

Agora a última coisa: Eu converso com as pessoas sobre isto um monte de vezes, seja individualmente ou em casais, e percebo que eles querem fazer deles mesmos as exceções. “Bem, acho que isto é assim para você, mas sabe, no meu caso, você não entende! No meu caso, eu tenho isto, isto e isto em minha vida”. Eu diria, OK, quase todas as vezes que queremos fazer de nós mesmos a exceção em fazer algo virtuoso, é geralmente somente uma desculpa, pois “..é muito difícil. Eu não quero fazer isto”. EU ACREDITO EM VOCÊ! EU SEI QUE VOCÊ PODE! Aquele senso de que você não é a exceção, não dê desculpas. Não é só porque você não pode fazer tudo que significa que você não possa fazer nada!

Então, por favor, irmãos e irmãs, não mencionem impotência quando na verdade vocês não são impotentes. Não usem do vitimismo: “Eu sou uma vítima do meu pecado”, quando você não é de verdade uma vítima, porque de alguns modos, sim, a vida é maior do que nós. Algumas vezes, aquele quebrantamento do nosso coração é maior do que nós. Sim, eu entendo aquilo, mas se eu não estou desejando fazer as coisas que eu POSSO fazer, se eu não estou desejando dizer os “nãos” FÁCEIS, então eu não estou realmente desejando ser livre. Eu não estou querendo REALMENTE, mas acho que você consegue. O que você precisa, o que eu preciso, o que nós precisamos é CORAGEM, porque nós temos a graça. O Senhor continua nos dando a graça. Agora, tudo o que precisamos é tomar decisões com ousadia e com a graça de Jesus Cristo. Você consegue! Reescreva o roteiro. Se torne livre e venha a ser a pessoa que Deus quer que você seja, e se você está namorando alguém, venham ser um casal conforme Deus quer que vocês sejam.

Retirado e traduzido do vídeo “Avoiding impurity” https://www.youtube.com/watch?v=6Y2S58hTLqA

Mais textos como esse em: http://o-redator.mozello.com/

--

--