Por que os relacionamentos atuais não duram?

Breno Ricardo
O Redator
Published in
4 min readSep 19, 2019

Eu sei, você quer ser feliz, encontrar sua cara metade. Todo mundo quer isso. Mas deixa eu te falar uma coisa: você não vai conseguir.

O quê? Mas eu quero ser a Rose e achar meu Jack!

Você sonha com isso todo dia, eu sei

Isso vai passar. É. Se o Titanic não tivesse afundado, ou se a Rose desse uma chegada mais pro lado para o Jack se salvar (polêmica), logo ela nem ia achar ele tão bonito assim mais. As cusparadas dele foram legais no começo, mas depois de algum tempo iam deixar ela louca de raiva. Ela ia querer sair pra comer e ele não ia ter dinheiro, ela não ia querer comer comida enlatada, iria começar a se questionar se ele era a pessoa certa..

E aqui começa nosso ponto: ninguém vai te fazer plenamente feliz!

Deixa eu contar uma história para vocês: eu me lembro da adolescência, quando comecei a estudar para o vestibular para fazer ensino técnico. Eu pensava: “Nossa! quando eu passar, não vou precisar de mais nada! Estarei realizado!”

Eu quando passei no vestibular

Não durou nem 1 hora. Passei e lá estava eu de novo insatisfeito. Veio o vestibular para a faculdade, a mesma coisa. Depois quando fui tirar a carteira, quando fui me formar, antes de namorar, e a cada vez vamos criando mais expectativas de que “agora vai!”.

Somos seres insatisfeitos por natureza, nada neste mundo irá satisfazer a sede que temos. E quando baseamos a esperança de nos sentirmos finalmente “completos” sobre um relacionamento, estamos colocando um fardo muito grande sobre as costas da outra pessoa. Um fardo que ninguém neste mundo será capaz de carregar, uma esperança que ninguém irá saciar.

Eu aqui, de boa, tentando te fazer plenamente feliz

Pode ser que no início do relacionamento você se sinta completo(a), feliz, mas o encanto vai passar. E é neste estágio que você deve seguir em frente e não dar um passo para trás. É somente quando todo o encanto passa que a paixão sai de cena para que o amor entre. E é quando surge a oportunidade de começar a amar que grande parte das pessoas recuam e desistem..

Ok, mas eu não tenho o direito de ser feliz?

Esquece essa história de “o importante é ser feliz!”, “siga em frente”, “se ele(a) não está te fazendo feliz, é por que não era para você”. Pode ser que realmente não seja a pessoa certa, mas a questão, o problema, o grande X da questão é: você está olhando para você!

Você não deve casar para ser feliz. Ninguém vai te fazer plenamente feliz! O foco é o outro! Você deve casar para fazer o outro feliz! Desta forma tiramos um grande elefante de cima do relacionamento.. um elefante chamado: egoísmo.

“Egoísta? Eu??” Sim!! Você está olhando para você, e não para o outro. E o amor não olha para si mesmo, o amor olha para o outro, com gratuidade, sem esperar nada em troca.

É claro, se você ama, deve haver reciprocidade. Mas ela é uma consequência natural. Desta forma, teremos duas pessoas se doando e fazendo o possível para fazer a outra feliz, mesmo que essa felicidade plena seja inatingível neste mundo.

“Ok, mas e as novelas, a malhação, tudo que aprendi??”

Eu sei, vc passou a adolescência sonhando com um relacionamento igual o da novela

Apaga tudo isso da sua memória! Aquilo é uma fábrica de divórcios! Basta olhar os relacionamentos dos famosos. A mídia ensina a tornar as outras pessoas descartáveis.

Não, a outra pessoa não é descartável. É uma pessoa com inúmeros defeitos, mas que também tem inúmeras qualidades!

“Ah, mas ele é tão diferente de mim!”

Que ótimo! Desta forma, vocês irão aprender cada vez mais um com o outro, vão ser lapidados como duas joias e irão crescer e amadurecer em 1 ano o que vocês fariam em 10.

Vão brigar? É claro! Ele(a) tem manias que te irritam, você tem manias que irritam ele(a), muitas delas podem continuar para sempre e você vai ter que aprender a conviver com isso.

Terão dias em que tudo vai parecer ótimo, que você casou com a pessoa certa, e terão dias em que tudo irá desmoronar e você irá querer sair correndo!

Você depois que a sua esposa encontrou a toalha que você deixou molhada na cama

Mas deixa eu te falar uma coisa: vale a pena!

Se você leu este texto e se sentiu desanimado com relacionamentos, não fique triste, fique animado! Pois agora você pode estar pronto(a) para achar uma pessoa de verdade e não uma pessoa perfeita que só existe em seus sonhos.

Você inclusive pode evitar o grande erro de tentar espremer a pessoa contra o “molde perfeito” que você criou, o que acabaria resultando em frustrações e feridas que poderiam demorar a ser cicatrizadas, de ambas as partes.

Apenas siga em frente, com paciência, sem desespero. Quando conhecer uma pessoa bacana, amiga, companheira, não tenha medo de dar o grande passo. Casar vale a pena!

Mas isso é tema para outro texto..

Mais textos como esse em: http://o-redator.mozello.com/

--

--