O menino do Pijama Listrado : o outro lado da cerca

Sarah Cordeiro
O Sétimo Blog
Published in
4 min readMay 15, 2017

“ Por que ele sempre está vestido com esse Pijama Listrado?”

Alemanha, 1940, segunda guerra mundial. O filme retrata a história da amizade entre dois garotos, ambos com a idade de 8 anos. O primeiro, filho de um oficial Nazista e o segundo, um menino Judeu que vivia prisioneiro no campo de concentração em Auschwitz.

O menino Bruno (interpretado pelo ator Asa Butterfield) é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam. Até que em certo momento Bruno decide ultrapassar a cerca vestido como judeu para explorar o outro lado, porém, ele nem imagina que o fim dessa aventura seria um suposto “banho” dentro da temida câmara de Gás.

Levar a História para o cinema é uma das principais práticas da sétima arte, o que não podemos ver, sentir ou escutar, o cinema faz vivenciar. Isso é o que acontece com filmes que abordam temas históricos, afim de levar a informação de fatos que aconteceram e acontecem no dia a dia de maneira emocionante e criativa.

O filme retrata a história através da visão do garoto, com sua ingenuidade diante de um tema pesado, com o objetivo socioeducativo de mostrar a realidade de mais de 1 milhão de pessoas que viveram nesses campos de extermínio, dentre elas judeus, ciganos, homossexuais e qualquer outra grupo étnico que não se enquadrava ao perfeccionismo de um ditador, o temido e assombroso Adolf Hitler.

Apesar de ainda haver muitas discussões sobre a abrangência do termo “Holocausto”, o genocídio nazista contra os judeus foi parte de um conjunto mais amplo sobre atos de opressão e assassinato em massa cometidos pelo governo nazista contra vários grupos étnicos, sociais e políticos na Europa.

A ideologia pregada pelo governo nazista, sobre a ótica do perfeccionismo e a supremacia de uma única raça, ergueu o ego de um ditador que levou uma nação inteira a pensar em si própria em busca da perfeição. Não podia se contrapor ou rebelar contra as atitudes do governo.

Um líder com pensamento único conseguiu dominar toda a nação, sua personalidade extremamente rude, implantou sobre seus “subordinados” a ideia de que só se podia recuperar e prosperar uma nação anteriormente devastada se fosse pelo extermínio de todos aqueles que não se enquadravam na política de perfeição do governo, a chamada raça ariana.

Muitos judeus eram levados aos campos de concentração, principalmente em Auschwitz, convencidos de que o trabalho os libertaria. Afinal, essa era uma das frases que estavam pregadas sobre as portas do campo. Mas a realidade era totalmente diferente, muitos morriam de fome, desnutrição, torturas, testes científicos e doenças transmitidas por animais.

As cenas mostrando a pressão imposta pelo governo e a ideologia nazista são vistas em todo tempo no filme, cada episódio da conversa dos garotos é de encher os olhos de lágrimas. É claramente mostrada a ingenuidade de ambos por não conhecerem a real situação que estava diante deles, e por não entenderem a brutalidade humana.

Shamuel relata nas cenas, as atrocidades vividas até pelas crianças dentro dos campos de concentração, com o aspecto sujo e os dentes acareados, sempre usando as mesmas vestimentas.

As crianças eram escravizadas juntamente com os adultos, e levadas muitas vezes para as casas dos alemães para trabalharem com o objetivo de limpar as taças e objetos pequenos por terem as mãos menores do que de um adulto.

O filme aborda temas políticos, sociais e, principalmente, Históricos, não expondo nenhuma vítima, mas trazendo uma mensagem de uma emocionante trajetória relatada pelo cinema, sobre um dos maiores massacres da história da humanidade.

Para mais informações sobre essa emocionante história segue o trailer:

--

--