Como Aprender Japonês em Um Ano

Victor Oliveira
Tao do Poliglota
4 min readJan 12, 2019

--

Fala aí, galera! Estava conversando com algumas pessoas sobre minha publicação The Tao of Polyglot, e elas acharam bem interessante, porém uma leitura em inglês não era algo viável para elas. Respondendo a esses pedidos e fazendo meu conteúdo mais acessível estou criando agora a publicação essa publicação, Tao do Poliglota. Para começar com o pé direito, me desafio a aprender Japonês em um ano.

Um pouco de contexto

De acordo com a Wikipedia, acredita-se que a Língua Japonesa tenha originado-se por volta do meiado do séc. II A.C. Estima-se que a língua possua quase 128 milhões de falantes, ocupando a 9ª posição entre as línguas mais faladas no mundo, como apontado pelo Ethnologue em 2017.

Créditos: Niall McCarthy da Statista

Por que aprender Japonês?

Você talvez já fale alguma língua estrangeira e agora se pergunta: “O que possivelmente eu poderia ganhar adicionando Japonês ao repertório?”. Bom, correndo o risco de soar repetitivo, argumento que um horizonte completamente novo se abrirá para vocês: você poderá mergulhar em uma cultura inteiramente diferente, poderá consumir textos e mídias que não poderia de outra forma, não necessitará de dublagens ou legendas e, se você for do tipo turista, visitar o Japão será uma experiência muito mais ampla do que para os não falantes da linguagem — Infelizmente não posso atestar por esse último ponto, ainda, mas é somente senso comum.

Minha experiência prévia com a Língua

Como geralmente é o caso para nós brasileiros, meu primeiro contato com a língua e mídia, em geral, japonesas foi através de Anime, de onde acabei adquirindo um gosto por Dorama e pela própria cultura nipônica, embora não seja um dos mais versados nela.

Esse gosto pela mídia japonesa me levou a querer aprender mais dessa cultura tão rica, e como depender de traduções sempre te deixará com um conteúdo defasado, a conclusão natural é que a ideia de aprender uma nova língua cruzaria minha mente, trazendo-me a esta aventura nessa linguagem tão bonita.

Embora tenha começado a estudar Japonês algumas vezes anteriormente, e tido certo progresso — Suficiente, ao menos, para impressionar alguns colegas de classe durante os anos do Ensino Médio — não fora nada muito concreto. Atribuo essas, assim por dizer, falhas minhas a uma falta de disciplina, compromisso, objetivos atingíveis e cronograma definidos. Por essa razão, estou iniciando essa nova série de artigos que publicarei aqui assim como um desafio a mim mesmo.

O Desafio

Algumas semanas atrás, decidi tomar o desafio de aprender Japonês em um ano, ou ao menos aprender o quanto eu puder nesse período de tempo. Agora, diferentemente de em minhas tentativas anteriores, estarei estudando com uma metodologia muito mais concisa, que estarei explicando nos parágrafos seguintes.

Primeiro, passei por um teste de proficiência para descobrir qual meu nível de Japonês. Fiz 32 pontos de um total de 150 como é possível ver na imagem abaixo. Se quiser fazer o mesmo teste clique aqui.

Com os resultados em mão, eu defini que meu objetivo será conseguir uma pontuação de 100/150 em Dezembro de 2019. Para acompanhar meu progresso estarei refazendo o teste de proficiência no final de cada mês, almejando uma melhora mensal de 6 pontos, o que acredito ser uma meta realista.

Quanto ao material, estarei usando os livros Japaneze From Zero! livros I e II, e Kana From Zero! por George Trombley and Yukari Takenaka — #naopatrocinado — junto aos aplicativos Duolingo, ClozeMaster e Memrise, de novo, não patrocinado.

Quanto a Imersão, tentarei somente ouvir músicas japonesas durante o ano de 2019 e configurarei todos os meus apps, redes sociais e devices para japonês de acordo com a viabilidade. Todas as minhas pesquisas não relacionadas a trabalho gradualmente passarão a serem feitas na linguagem também.

Conclusão

Estarei postando meu progresso ao fim de cada mês, deixando espaço para posts relacionados durante as semanas adjacentes caso algo relevante apareça. Espero que meu Japonês melhore bastante durante este ano de 2019 e convido vocês a se juntarem a mim neste empreendimento, não somente seguindo essa publicação, como também aprendendo uma língua nova durante este ano que mal começou.

Desejo-vos um feliz 2019, que esse seja um ano próspero e feliz! Vejo vocês na próxima! E, já que O Retorno de Mary Poppins lançou mês passado, lembrem-se:

NEDSS! (Não Esqueçam De Ser Supercalifragilisticexpialidocious!)

// Sim, isso foi uma espécie de referência a FootofaFerret

--

--