5 passos para ficar rico

Lincoln Ferdinand
I tweetcetera I
Published in
4 min readMay 22, 2015

--

Ou ‘aprenda a ganhar dinheiro com um pobre’

Certo dia eu entrei num desses ônibus lotados e me espremi até conseguir um lugarzinho meia boca. Em pé, claro. Então, nos devaneios costumeiros de transportes públicos, tive a brilhante ideia de criar um guia de cinco etapas ensinando a ficar rico. Genial. Por que ninguém pensou nisso antes? Seria a solução para a desigualdade social. Muitos iriam sair da miséria. Eu seguiria ele, compraria um carro e mais nunca precisaria andar de ônibus.

Ok, não foi bem assim. Ilusões à parte, eu estava no meu cantinho, sentindo o balançar do busão e o fedor das axilas alheias, quando reparo que o rapaz sentado logo abaixo da minha vista estava lendo um texto no seu smartphone. Como já é de conhecimento de todos, os celulares de hoje são quase telas de 14 polegadas, e aproveitando que ele tinha acabado de começar a leitura eu o acompanhei até o final.

Era uma dessas listas ensinando os passos certeiros para ficarmos ricos.

Fiquei pensando que se esse negócio funcionasse mesmo ninguém estaria naquele ônibus, porque o tanto de manual desse tipo que eu já vi pela internet, uns até em forma de livro, não é brincadeira.

Faz até parecer que a vida é como um jogo de vídeo game. Basta matar uma dúzia de inimigos, entrar no prédio verde, destravar o código de segurança, matar mais alguns, pega a direita, depois esquerda, entra na sala do final do corredor, aparece um chefão te chamando de otário, você mata fácil porque viu as manhas naquele site, olha embaixo da mesa e encontra uma maleta com a grana da vida toda.

Se fosse assim na vida real era bom demais (tirando a parte de matar gente). Acho até que, segundo os autores desses guias, é bem mais fácil ficar rico do que zerar um jogo.

O engraçado é que você cai na onda desses textos pelo título e acaba se deparando com tudo que já sabe. Tudo que já é basilar para qualquer vida terrestre.

1) Faça o que você gosta.

(Conheço gente rica sem gostar do que faz, e aí?)

2) Não se estresse por antecipação.

(Minha vó já dizia)

3) Junte um dinheirinho todo mês.

(Pode ser um real?)

4) Tenha visões de longo alcance.

(Terei eu super poderes?)

5) Gaste menos do que você ganha.

(Jura?)

Really? São essas as super dicas que irão me fazer comprar um Camaro amarelo amanhã de manhã? Gente, vamos melhorar. A vida é muito mais complexa que isso. Como acreditar que ficarei rico (alguns prometem até a milionarização) seguindo essas regras que eu aprendi com meus pais desde que me entendo por gente?

Na verdade, isso são normas básicas e práticas de sobrevivência nesse mundo onde nada é fácil pra ninguém. Cada caso é tão particular que não dá pra se basear em ninguém para se ter uma carreira bem sucedida. Tá, claro. Tudo bem que aprendemos com a vida dos outros, temos lições do que pode dar certo e errado, mas chegar a formalizar um manualzinho ditando as diretrizes para se alcançar a riqueza financeira.. não me desce.

Vemos títulos best-sellers (do tipo “Fique milionário em um ano” ou “Aprendendo a ficar rico em 12 passos”) vendendo milhares de exemplares. É como se fosse possível injetar uma seringa com a fórmula do dinheiro dentro das suas veias. Agora minha dúvida é:

Dos que leram, qual a porcentagem de novos ricos?

Por favor me digam. Posso estar errado e eu ser o único pobre nessa parada aí. Vai que funciona.

O lance é que quem enriquece, na realidade, são os autores desses livros. Eles ficam cada vez mais ricos e você continua na mesma. E alguns deles ainda colocam como um de seus preciosos conselhos salvadores a seguinte pérola:

Tornar-se rico não pode ser seu primeiro objetivo.

ENTÃO PRA QUÊ MULESTA ESCREVE UM LIVRO ENSINANDO A FICAR RICO SE O CABA NUM PODE NEM QUERER SER UM?

Melhor seria se ensinassem como saber qual a melhor profissão pra pessoa. Ou como ser competente no trabalho. Reduzir o esforço que alguém teve para alcançar uma carreira bem sucedida ou a felicidade profissional em cinco frases é muito infame.

Sendo assim, eu estava pensando na possibilidade de existir um guia prático que ensinasse, de fato, a ficar rico. Saiu isso:

  1. Nasça rico.
  2. Seja o bebê real
  3. Encontre uma mala cheia de money e aprenda sobre lavagem de dinheiro.
  4. Cozinhe metanfetamina e procure não morrer logo.
  5. Nasça rico.

Só é seguir isso aí que é batata. Tiro e queda. Riqueza na certa. Essa é minha contribuição para somar aos trocentos textos do tipo que existem na web.

PS: Não procure os livros que citei no texto. São fictícios. Já tava no site da Saraiva não era, mocinho?

Curta nossa página no Facebook e acompanhe o Tweetcetera por lá.

--

--

Lincoln Ferdinand
I tweetcetera I

Constantemente dizendo o contrário do que eu disse antes. Pode me perturbar em lincolnferdinand@gmail.com