Fla x Flu

Ezequiel Fernandes
I tweetcetera I
Published in
2 min readMay 20, 2015

--

Mais sobre ultrajes do que trajes de futebol.

O torcedor de futebol é um bicho muito exótico, para não dizer sem noção (opa, eu disse!). Mas devo confessar que são muito bons na argumentação em defesa da camisa que traja e contra a camisa que ultraja — cabe um “e vice-versa” aqui também, já que nem sempre estão satisfeitos com seus times. Futebol não é meu esporte favorito, mas ainda arrisco torcer pelo time da família já que sou brasileiro… Pois é, brasileiro tem que gostar algum tanto de futebol.

As redes sociais são um ótimo veículo de manifestação de torcedores. Vez ou outra, me pego lendo discussões colossais entre estes. Começa com uma cutucada no time adversário e aí começa o blá blá blá. Todas as vezes são discussões que sempre levam ao mesmo resultado: cada qual sai achando que seu time é o melhor. Mas, algumas delas, são interessantes de serem lidas. A última que li me impressionou por conseguir ser tão irracionalmente racional em defesa do time.

“O Flamengo tem mais torcida, o Fluminense tem mais gente” (Nelson Rodrigues)

No meio da discussão de histórico entre Flamengo e Fluminense, havia Nelson Rodrigues e Euclides da Cunha como instrumentos de argumentação! Já pensou? Também foram usados como argumentos fatos contados e contados acerca das vitórias e tradição de clube. E adivinhem? Cada qual saiu convicto de que seu time é o melhor.

Uma das citações usada pelo fluminense dizia assim: “E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos”, essa é do grande Nelson Rodrigues. Ironicamente respondeu o flamenguista: “Quem é Nelson Rodrigues? aposto que seja tricolor!”.

Está vendo? Para o torcedor de futebol, principalmente, até chavões consagrados são subvertidos; vale, pois, a inversão: contra argumentos não há fatos! O torcedor é mesmo um bicho muito sem noção. No fim das contas, tanto o flamenguista como o fluminense entendia muito de futebol, mas eu acho que o flamenguista ganhou a discussão… Por quê? Porque torço algum tanto pelo Flamengo.

Olha só como as coisas são! Por um breve instante, critiquei a razão irracional do torcedor que usou Nelson e Euclides para defender seu time… E a mim por ter feito o mesmo!

Texto originalmente publicado no A todos sem crase em 24/02/2012.

Curta nossa página no Facebook e acompanhe o Tweetcetera por lá.

--

--