Eleições 2022: Alistamento Eleitoral

O Veterano
O Veterano
Published in
3 min readMay 12, 2022

Texto por Bianka Chácara

Alistamento

No dia 04 deste mês, encerrou-se o período em que era permitido o alistamento eleitoral. Foram contabilizadas, neste ano, mais de 2 milhões de pessoas de 15 a 18 anos de idade que solicitaram a emissão do título de eleitor. De acordo com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os alistamentos ocorridos nos quatro primeiros meses deste ano representam um aumento de 47,2% de novos jovens eleitores comparados com os números de 2018 no mesmo período. Um acréscimo considerado impressionante e que traz imenso orgulho para o Tribunal!

Semana do Jovem Eleitor

Atualmente, já não é uma surpresa a utilização das redes sociais como um meio para incentivar a mobilização social, principalmente se o seu público-alvo ainda se encontra na adolescência. E, assim, com sucesso, fez o TSE e todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais! Através do Twitter, promoveu entre os dias 14 e 18 de março a Semana do Jovem Eleitor de 2022, buscando despertar no jovem brasileiro a vontade de tirar seu título eleitoral e de participar mais ativamente na política de seu país por meio das eleições.

Para tornar o engajamento crescente e atingir o máximo de pessoas possível pela rede, houve a participação de instituições nacionais e internacionais, de ONGs, de times de futebol, de influenciadores e também de celebridades. No dia 16, foram gerados 6,8 mil tuítes comentando e incentivando os jovens aptos a votar neste ano ao alistamento, atingindo 88 milhões de usuários da rede social.

Em seu discurso no dia 05 de maio, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, demonstrou gratidão pela atitude dos muitos usuários que participaram da criação de conteúdo sobre o tema e afirmou que “vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia”.

Perdeu o prazo?

Para aqueles que, devido à correria da adaptação a uma vida numa nova cidade, perderam a oportunidade de formalizar a transferência de título, digo que não se preocupe! Você terá uma segunda chance.

Entre os dias 12 de julho e 18 de agosto, de forma on-line, qualquer eleitor brasileiro com o título regularizado poderá solicitar o Voto em Trânsito para votar na zona eleitoral em que se encontrará durante o primeiro e o possível segundo turnos das eleições. Serão disponibilizadas urnas especiais para esse fim somente nas capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes.

Entretanto, os eleitores que solicitarem o Voto em Trânsito fora de sua Unidade da Federação (UF) só poderão votar para o posto de presidente da República e não para outros cargos.

Não comparecimento

E se eu decidir não comparecer? Bem, esteja ciente de que há uma multa caso alguém decida não votar. Porém, o valor dela varia de R$ 1,05 a R$ 3,51 para quem tem condições de pagar. E, para quem não tem, só é preciso apresentar documentos que comprovem sua situação financeira ao TSE.

Ademais, mesmo que o valor dessa multa seja ínfimo, não a pagar pode ser realmente prejudicial, já que o indivíduo ficará em débito com a nação. Desde obter passaporte a pedir empréstimos e concorrer a cargos públicos, serão ações negadas ao inadimplente.

Data das Eleições

O primeiro turno acontecerá no dia 02 de outubro deste ano, enquanto o segundo, se necessário, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Entre às 8 e 17 horas do horário de Brasília, milhões de brasileiros decidirão quais dos candidatos coordenarão os rumos de nosso país. E você? Vai votar?

--

--

O Veterano
O Veterano

O Veterano é um jornal estudantil criado por alunos da Escola Brasileira de Economia e Finanças em 2020.