Manual de Sobrevivência da EPGE

Por Julia Moraes

O Veterano
O Veterano
12 min readFeb 8, 2021

--

Olá, calouras e calouros! Bem-vindos à Escola Brasileira de Economia e Finanças. Meu nome é Julia, mas pode me chamar de Jujubzy. Eu sou veterana do 9º período e hoje eu vou ser a sua guia de como sobreviver à EPGE. Qualquer dúvida é só me interromper!

“9º período? Mas não são só 8 períodos para se graduar?”

Obrigada por me relembrar! Próxima pergunta.

“Se a sigla da Escola Brasileira de Economia e Finanças é EBEF, o que é EPGE?”

Bom, EPGE é o que vai estar escrito no seu casaco do curso, EBEF eu nunca ouvi falar.

Mais alguma pergunta difícil? Não? Então vou começar!

Primeiro, gostaria de iniciar com um exercício bem rápido! Quero que você olhe para todos os nomes e rostinhos que estão aparecendo na tela do seu Zoom e pense: quem vai pedir transferência para a escola de Administração (a famosa EBAPE) no próximo semestre? Se você não aposta em ninguém, talvez a aposta seja você. Ah, mas relaxa! Tenho certeza de que eu já fui a aposta de alguém, e tá tudo bem, sabe? No final dá tudo certo, eventualmente a gente se forma pelo menos é o que eu fico repetindo para mim mesma no espelho. Tenho até amigos que já se formaram.

Brincadeiras e lágrimas à parte, quero falar sobre o primeiro dia de aula. Infelizmente, vocês não vão poder sentir a palpitação de chegar em Botafogo, subir a rampa da FGV, sentir aquela gordura quente que o restaurante da faculdade solta logo na entrada, ficar tentado a ir no Rei do Mate comprar um copão de pão de queijo e subir pra aula. Mas, pelo menos, vocês não vão ter que ficar de calça no calor do Rio de Janeiro, numa fila quilométrica com todos os alunos da faculdade para pegar a sua carteirinha que seria a sua fiel escudeira durante os seus anos de graduação (ou pelo menos seria a primeira das fiéis escudeiras, porque assim, eu perdi a minha carteirinha umas 6x e ela custa 30 reais). Bom, meu primeiro dia foi assim. E essa foi a minha carteirinha:

Eu sei que ela devia ter sido o sinal de uma força superior me dando a dica de vazar, mas eu quis ficar. Eu quis tanto ficar que minha permanência já está até passando da validade.

Queridas e queridos, eu sei que esse texto pode ter um efeito colateral de você querer ligar para a sua mãe e falar que talvez você prefira ir pra PUC. Antes que você decida isso, peço que você dê uma chance para a FGV. Uma chance mesmo, real, de se jogar sem ter medo de bater a cabeça. Foi isso que eu fiz e com certeza foi a melhor decisão que eu já tomei na minha vida, apesar da quantidade de galos que eu arranjei.

Fiquem calmos, venham comigo que eu vou te dar os 10 Bizus da Jujubzy que vão te guiar nesse caminho.

Bizu 1) Cálculo não é impossível. Ele só parece ser.

Eu lembro da minha primeira aula de Cálculo como se fosse ontem. A professora começou a escrever umas letras esquisitas no quadro e falar umas coisas que me fizeram questionar se um dia eu soube o que era somar ou multiplicar.

Olhei pro lado pra ver se só eu estava completamente perdida e parecia que sim. Todos estavam anotando testamentos em forma de códigos no caderno e eu só conseguia pensar “Cara, eu era boa aluna em matemática na escola. A função que eu estudei no ensino médio não é essa aí que ela tá falando não”.

Mas fica tranquilo que com o tempo os códigos vão parecer ter uma lógica e você vai começar a entender o que está se passando no grande livro do Stewart. Depois que você aprender a derivar É SÓ SUCESSO. Pelo menos em Cálculo I. Quando você chegar em Cálculo II, o seu professor vai lançar frases do tipo “pensa num parabolóide” como se você soubesse o que é um parabolóide. E, em Cálculo III, vão vir com uma história de Equação de Diferenças esquisita. Um problema de cada vez, não é mesmo?

Bizu 2) Se você repetir matéria a sua vida não vai acabar

Eu sei que o grande medo da sua vida é repetir uma disciplina, entrar em um looping infinito, nunca se formar, virar um fracassado e ser obrigado a mudar de faculdade ou de curso pra conseguir ter um diploma. TODOS NÓS JÁ ESTIVEMOS LÁ.

Nesse bizu eu falo com a propriedade de quem chegou a fazer uma disciplina três vezes pra finalmente conseguir a aprovação. Então escute a voz da sabedoria de quem se esfolou muito para chegar no final do curso:

SUA VIDA NÃO VAI IMPLODIR SE VOCÊ REPETIR MATÉRIA.

Seus pais talvez. Os meus implodiram. Mas passam bem.

Você obviamente tem que se esforçar pra não repetir mas, se repetir, bem vindo ao time! Você não é inferior a ninguém por isso, você não é mais burro nem nada. Você só tem dificuldade em aprender aquela matéria. Você é bom em outras coisas. Não desista.

Bizu 3) Abstraia o aluno de primeiro ano de economia que se acha o próprio Roberto Campos

Durante o curso vai ser normal chegar na sala de aula 7 da matina e ter gente discutindo sobre a política econômica russa, sobre como o livro novo do economista x que ganhou 70 prêmios Nobel está mudando a linha de pesquisa econômica, sobre como a carga tributária da Guatemala está afetando o desemprego.

Até mesmo durante a aula vai rolar uns inteligentões que querem se mostrar economistas e vão ficar fazendo uns comentários nada com nada pra puxar saco do professor. Se você é esse aluno, taaa eu deixo você continuar se te faz feliz.

Se você não é, como eu, pergunta pro inteligentão se ele sabe fazer a coreografia completa da música Movimento da Sanfoninha da Anitta. Claro que ele não sabe. Esse ponto introduz o meu próximo bizu.

Bizu 4) Não se compare com os alunos que tiram 9/10 em tudo. Faça amizade.

A EPGE muitas vezes pode parecer um campo de batalha sangrento pelo CR e pelo status de bom aluno. Além disso, dentro da sua turma, muito provavelmente vão ter excelentes alunos que fazem parte de um projeto irado que a FGV tem de trazer gênios para fazer graduação lá. Não fique se comparando com eles porque isso não vai te fazer melhor e nem bem, só vai dar vontade de chorar no banheiro. Faz amizade! Muitos desses alunos são super gente boa e estão mais do que dispostos a ajudar quem não sabe.

Eu, por exemplo, tive um anjo que é um gênio — CR batendo lá na casa dos 11,5 e também está no 9º período comigo, mas porque fez intercâmbio. O maluco dormia a aula inteira, acordava sabendo tudo e tirando dúvida na moral. Ele absorvia a matéria no ar, era um bagulho de maluco. Mas tá aí, é responsável pela minha aprovação em diversas matérias e hoje é um dos melhores amigos que eu ganhei na faculdade.

Ele tirava 9 enquanto eu tirava 1,5? Sim, mas no final todo mundo ia pra choppada junto.

E isso me leva a um bizu muito crucial para a sua sobrevivência.

Bizu 5) Ache o seu bonde

Cara, antes de pensar em qualquer coisa nessa graduação, em matéria, em professor, em prova, em estágio, QUALQUER COISA, ache o seu grupo de amigos. Você não vai ser ninguém se você não tiver gente do seu lado passando pela mesma coisa que você.

Vou te dar um exemplo. O meu bonde inteiro repetiu a matéria de Teoria da Probabilidade junto. Olha que coisa incrível. Eu e as meninas estávamos juntas na lama, e não tem nada melhor do que ter gente pra estar junto na lama com você.

Às vezes, no meio da semana de prova, você vai precisar mandar mensagem pra alguém perguntando “Eu desisti. Você desistiu também?” e a pessoa vai responder “Desisti”. Naquele momento, aquela mensagem vai ser seu porto seguro e você vai conseguir dormir até melhor na noite antes da prova.

Bizu 6) Entre em uma entidade

As entidades são as organizações estudantis que tem dentro da Fundação. Por exemplo, O Veterano, jornal que você está lendo neste exato momento, é uma entidade. Existem várias outras para todo tipo de gosto, jeito, interesse, personalidade.

Eu fui da FGV+, da FGV Jr., do Centro Acadêmico, não fui da Atlética mas joguei em vários times. Todas as entidades são incríveis, mas eu sou clubista da FGV Jr., fui consultora e diretora da empresa.

“Mas Julia, a graduação por si só já é um prato cheio. Eu já me desmatriculei da academia, já desisti de aprender francês, já saí da aula de violão. Já não vou ter tempo pra nada e você ainda espera que eu consiga entrar em uma entidade?”

Cara, CONFIA. As entidades fazem você conhecer alunos de outros cursos, são uma distração excelente pra você não ficar maluco durante a graduação e largar de mão da FGV. Eu sei que eu teria saído da FGV no segundo período se eu não tivesse entrado na FGV Jr., ela me deu um outro propósito e uma outra visão sobre economia que foi importante para o meu futuro profissional.

E, também, você vai agradecer por esse bizu quando você for concorrer para aquela vaga de estágio show. Se você não tiver experiência em entidade ou não tiver feito iniciação científica, a única coisa que você vai ter pra por no currículo vai ser seu nome e que você é, sei lá, gente boa?

Entidade é história pra contar, cara. Eu, por exemplo, posso contar que fui uma das responsáveis por trazer o Bernardinho para dar uma palestra na FGV de graça por conta da FGV Jr. E você, qual vai ser a sua história?

Bizu 7) Decora esse nome: BERALDA LIMA

Já que estamos falando de estágio e currículo, nada mais justo do que mencionar a fada madrinha da FGV e o Núcleo de Estágios da Fundação.

Esse bizu é o bizu dos bizus. As mulheres INCRÍVEIS que compõem o Núcleo de Estágios da FGV são mais do que muito competentes, são extremamente profissionais e seguram a sua mão quando você achar que nunca vai ser contratada.

Olha, a quantidade de vezes que eu cheguei chorando na Beralda achando que eu estava fadada a ser uma fracassada não está no gibi. Beralda já segurou tanta tempestade que eu levei pra ela que não foi brincadeira. Se você não acredita em fadas, depois de conhecer o Núcleo de Estágio talvez você passe a acreditar.

Bizu 8) Converse com os seus veteranos e peça outros bizus

Muita gente já esteve nesse exato lugar que você está. Não é só você que encontrou “Exercício Trivial” no gabarito de um exercício impossível e considerou isolar a apostila longe. Você não vai ser o primeiro nem o último a estudar Introdução à Economia e pensar “é isso que é economia? Geografia da escola me enganou”.

Os seus veteranos já passaram por tudo isso que você está sentindo, então eles podem fornecer dicas valiosíssimas pra ultrapassar essa MURALHA que você está enfrentando. Porém, contudo, todavia, você precisa selecionar o veterano correto para fazer as suas perguntas. Se você quer dicas para ter um CR alto, obviamente que você não vai perguntar isso pra mim. Mas se você quiser todas as ratarias, as estratégias e as dicas de sobrevivência em algumas disciplinas, eu sou uma ótima referência. Inclusive, eu tenho uma lista de vídeos motivacionais bem extensa que caem bem na hora que você estiver colapsando porque precisa tirar 8 na AS pra passar.

PEÇA AJUDA SEMPRE! E ajude os seus amigos quando você puder! Uma das maiores belezas da EPGE é como todo mundo troca conselho como se algum de nós realmente soubesse o que está fazendo durante a graduação. Não vamos deixar essa tradição morrer.

Bizu 9) Vá nas choppadas, nas festas da atlética, nos jogos universitários, VÁ EM TUDO

Eu to falando muito sério. Se quiser ignorar todas as outras dicas pode ignorar, eu deixo. Mas esse bizu aqui eu preciso que você me prometa que você vai seguir. VAI EM TUDO. Seja a pessoa que está em todas. Viva a faculdade. Sério mesmo!

É muito fácil se deixar levar pela dificuldade do curso e acabar abdicando da vida social como se isso fosse a decisão correta. Eu preciso do seu compromisso de que você não vai deixar isso acontecer. Eu sei que, por enquanto, você não vai poder aproveitar a belezura que são os eventos da FGV, mas assim que for seguro, por favor, me prometa que você vai ser a dona ou o dono da pista, vai lançar todos os passinhos e vai saber todas as músicas da FGV.

Você não tem noção do que é o sentimento de ir pra uma arquibancada em um jogos universitários para defender a sua faculdade. Brother, é ali que você bate no peito com orgulho e grita EU SOU FGV, MELHOR FACULDADE DO BRASIL. To arrepiada só de lembrar. São esses momentos que equilibram o pH da sua mente e te fazem esquecer que você virou 5 noites pra estudar ou que você já gritou no travesseiro umas 10 vezes só no primeiro dia da semana de A1.

Fala sério, tem coisa mais linda do que uma torcida toda azul e branca em um estádio com uma bateria estalando atrás e todos cantando

EU

TU

NÓS NÃO DÁ TRELA

CHEGOU A GV SE DUVIDAR NÓS ATROPELA

QUE TORCIDA É ESSA

VIRA ESSA CANECA

VEM SEM BATERIA QUE NÓS CANTA ACAPELLA

Não tem cara, não tem nada mais lindo. E uma das características que eu mais amo nos eventos da FGV é que eles são muito família. Como tem meia dúzia de gato pingado de alunos nessa faculdade, acaba que todo mundo se conhece e fica próximo, então os eventos ficam com um clima absurdo de união. Então para de palhaçada de só querer ir em choppada de outras faculdades e começa a ir na sua. Você não vai se arrepender.

Bizu 10) Aproveita a faculdade porque passa muito rápido

E pra finalizar, o bizu que acaba comigo. Durante quatro anos eu só gritei que a faculdade não acabava nunca, que parecia que aquele sofrimento ia ser pra sempre, que eu não aguentava mais derivar e igualar a zero e estudar modelo de macro de hiato do produto. Antes que eu pudesse perceber, acabou. Eu cheguei no final e depois disso sei lá o que vai acontecer.

E o meu final ta sendo esquisito que nem o início de vocês. Mas eu tenho certeza que tudo isso que tá acontecendo vai passar e vocês vão poder aproveitar de verdade a faculdade. Eu sei que faltam muitas semanas de A1, mais semanas de AS do que vocês esperam, falta muita coisa pra vocês chegarem no fim, mas vocês vão chegar. Se a bonita que tá escrevendo esse texto chegou, vocês chegam também.

O que eu mais queria ter feito em 2020 era sentar no fumódromo da FGV e ficar horas conversando com pessoas diferentes que vão se juntando para resenhar; entrar na Biblioteca Mario Henrique Simonsen, deixar meu material lá dentro, sair pra tomar um cafézinho antes dos estudos e ficar 4 horas do lado de fora da biblioteca achando que o meu material ia estudar sozinho; comer uma tapioca recheadassa no intervalo das monitorias; comer um PFzão de respeito no Bigode; dormir no sofá do oitavo andar; fazer uma degustação dos cafés de graça da FGV pra saber qual é menos pior — as máquinas da FGV oferecem café grátis -; rir do meu amigo entregando o teste dele em branco em 20 minutos de prova; choramingar por décimos pros professores para não ficar de AS enquanto tem aluno choramingando por décimo pra mudar a nota de 9,8 para 9,95; ficar procurando salinha de estudos vazia em todos os andares da FGV; encontrar meus amigos e, ao invés de morrer de saudade da FGV, voltar a poder reclamar com intensidade da FGV.

Não vou mentir pra vocês, é muito difícil. A EPGE não é um curso simples. Em muitos momentos você vai se duvidar, vai querer desistir, vai querer chorar ou só dormir bem. Mas ela te prepara pra vida. Qualquer caos que aparece na minha vida hoje em dia eu só penso “Flor, você fez Teoria da Probabilidade três vezes. Esse problema é quase um carinho perto do soco que foi probabilidade. Segue em frente, queridona”.

E eu aproveitei muito. Eu não trocaria a FGV por nada. Se eu pudesse voltar no tempo eu faria tudo exatamente igual. Todos os surtos e todos os sorrisos. Se você deixar, a FGV pode ser uma experiência incrível. Eu sei que pra mim foi. E eu estou torcendo que, pra você, seja também.

--

--

O Veterano
O Veterano

O Veterano é um jornal estudantil criado por alunos da Escola Brasileira de Economia e Finanças em 2020.