Manual de Sobrevivência do CPDOC

Por Iasmim Matias e Renê Bastos

O Veterano
O Veterano
5 min readFeb 8, 2021

--

Oi calourexxx, é com muito prazer que parabenizamos vocês pela iniciação ao doutrinamento marxista, quer dizer, à graduação em Ciências Sociais no CPDOC. Nós, seus veteranos, traremos algumas diquinhas de como tentar não surtar muito e sobreviver nesses anos de faculdade. Alô alô alô, vocês sabem quem somos nós? Aqui quem fala são seus veteranos mais que veteranos, Iasmim Matias (7º período) e Renê Bastos (5º período).

Primeiramente, *Não surte com quantidade de textos presentes nas ementas*, mas vamos falar disso mais pra frente, até porque, no final das contas, tudo dá certo e, se não der, a gente dá um jeito (aquelas que taca a bomba e corre). Vocês, certamente, se sentirão tristes por não ter aquela sensaçãozinha de estar no primeiro dia na faculdade tão esperado, mas, pensa só com a gente: vai ser mais legal ainda porque vai ser um mega encontro de amigos virtuais e de uma escola virtual quando a pandemia acabar (e detalhe, todo estarão nesse sentimento).

A primeira coisa que vocês farão presencialmente é esperar em uma fila imensa, com todos os alunos (caloures) de todas as escolas para pegar a carteirinha que te acompanhará durante os quatro anos (e torça por isso mesmo, porque se perder é 30 conto). Nós sabemos o quão borbulhante de sentimentos é esse momento de transição na faculdade, mas vale muito a pena e você pedirá a todas as entidades espirituosas para que esse momento seja eterno (afinal quem sabe o que vai fazer da vida depois que terminar a faculdade? se alguém souber, por favor manda uma dm porque estamos perdidos) .

Mas recapitulando, como sobreviver aos anos de graduação no CPDOC ?

1º — Sua saúde é muito importante (mental e física), e se der um google verá que os acadêmicos tendem a ter problemas psicológicos ao longo da graduação. Aproveite esse tempo em casa pra fazer um exercício no intervalo das aulas, beba água, se alimente bem, dance o créu, faça por você e pense em você.

2º — Faça amizade. A faculdade é um momento repleto de emoções e ensinamentos e ter um amigo é sempre bom, observe nas aulas online com quais pessoas você mais se identifica, converse no WhatsApp e nos grupos da turma. Até porque a melhor parte da faculdade são as amizades — ou as inimizades, fica ao seu critério.

3º — Não surte por não conseguir ler todos os textos (aí aí, dor), isso é normal, mas também não deixe de participar nas aulas e tirar dúvidas (aí, prazer. Consegue distinguir?) — essa parte tem que ser grifada, porque ela é a dica de ouro. A leitura é muito importante para interação dos alunos com os professores, além de aprendermos o conteúdo assim.

4º — Deixe a câmera ligada, sempre que possível. Vamos ser empáticos e pensar ‘pô o professor está dando a aula namoralzinha, vou mostrar meu belo rosto pra ele ver que estamos prestando atenção na aula’, mas caso não seja possível, avise ao professor, todes entenderão, instabilidade na internet é mais comum no que o desejo de tirar o bozo do poder.

5º — Não se compare com os coleguinhas, principalmente nos primeiros períodos. A entrada na graduação pode ser acompanhada de muita insegurança, mas calma, está tudo bem. Todos estão chegando em um território novo e saíram de largadas diferentes, nessa nova trajetória irão caminhar em passos e por caminhos diferentes também. Não se compare com o coleguinha que já está citando os três porquinhos nos primeiros dias de aula, pois logo você também estará os citando, além de muitos outros pensadores, com tanta naturalidade que nem perceberá. Lembre-se: cada um possui um ritmo de aprendizagem.

6º — Não corra contra o tempo. A grade foi pensada e articulada para que consigamos exercer todas as atividades em 4 anos, lembre-se da dica número 1, será que realmente vale a pena??

Aproveite que o curso do CPDOC é pequeno e utilize a seu favor. O CPDOC é uma das escolas que obtêm menos alunos; com isso, os professores conseguem ter um contato mais direto com a gente. Aproveite esse espaço e permita-se questionar.

8º — As entidades são porta de entrada para novas amizades, fugindo da bolha. Entrar em entidades é super interessante e legal para dois pontos: 1) amigos que talvez você não conheceria, por serem de cursos diferentes; 2) você consegue aprender coisas novas fora da grade e ainda leva horas para o currículo (inclusive precisamos de 300hrs). Viu só? apenas benefícios.

9º — Foca nas grades dos outros cursos e não perca os eventos fornecidos pelas escolas. Existem cursos maneiros nas outras escolas e assim você consegue descobrir coisas legais que você gosta de fazer. Não perca o extramuros porque vai deixar nítido muita coisa, incluindo, “eu posso trabalhar assim???” SIM, VOCÊ PODE TRABALHAR EM TUDO E MAIS UM POUCO.

10º — Todes (ou quase todes) temos problemas com a escrita. O ato de escrever nem sempre é fácil ou tranquilo. Em muitos momentos simplesmente ficamos parados olhando para o que precisamos escrever e nada sai, mas é aquele ditado: vamo fazer o que? (BRASIL, Inês, 2000 e bolinhas). O que fazer é parar (e chorar, brincadeira) fazer o que gosta para descontrair e quando estiver pronto volte para a escrita. Às vezes não é inteligência, é apenas privilégio. Para quem não está acostumado com as normas da ABNT pode ser ainda mais complexo, mas calma, os veteranos servem para isso (risos).

11º — Não surte com as plataformas online. Uma das primeiras coisas que nos deparamos quando começamos a graduação são as plataformas online. Mas como carvalhos utilizá-las? Bom, essa é uma pergunta que sempre faço para as pessoas todo início de semestre quando precisamos nos matricular nas disciplinas, então assim, calma, que todo mundo tem dificuldade. Logo nos primeiros dias vocês receberão um tutorial (tuto pom?) de como utilizá-las, mas qualquer dúvida é só mandar no grupo “fulano corre aqui” que sempre terá alguém para te ajudar.

12º — NÃO TENHA VERGONHA, porque, graças a Deus, todes vão te ajudar. Incluindo todos os tópicos pontuados acima. Como diz a contemporânea Inês Brasil, isso é coisa do satanás.

Palavras-chave: CALMA P*#%$. Inês Brasil. Choro.

--

--

O Veterano
O Veterano

O Veterano é um jornal estudantil criado por alunos da Escola Brasileira de Economia e Finanças em 2020.