O Ritual dos Siarotil

Características Gerais

Pedro Gaya
O Veterano
Published in
3 min readSep 29, 2021

--

A cultura dos Siarotil é curiosa entre as sociedades humanas e é oposta à dos Sahnatnom, particular em sua configuração e estilo no que concerne às “atitudes quanto ao corpo”. Além disso, muitos deles apresentam um estranho comportamento nômade, sendo difícil distingui-los quando não praticam o seu ritual característico. Nessa questão, a maior indicação do povo Siarotil está no seu ritual, havendo poucos outros indicativos de sua cultura que conflitem com a geral.

Em questão de localidade, os Siarotil sempre preferem a presença de corpos de água, em especial de mares e do oceano. Preferem também regiões equatoriais e, quando essas condições não são cumpridas, sempre que possível, praticam uma migração para a região na qual podem realizar seu ritual adequadamente. Durante muitas migrações, os peregrinos Siarotil costumam se alojar em templos dedicados ao seu ritual.

Como o ritual é praticado com o corpo quase completamente exposto aos elementos, há uma vestimenta exótica de características comumente elásticas que é central à cultura dos Siarotil. No entanto, um certo estamento busca oportunidades de realizar o ritual no estado em que vieram ao mundo, sem esse item sagrado. Para estes, infelizmente é comum que tenham de se juntar com outros peregrinos Siarotil, mas também há templos e regiões específicas onde podem buscar a realização da sua variante ritualística.

O Ritual

Chegados ao corpo de água escolhido pelo arauto líder da expedição, os Siarotil trajam apenas o seu item sagrado e praticam uma divisão comumente associada ao sexo e à idade dos expedicionários. Alguns são relegados ao sofrimento dos elementos e outros se preparam com uma poção pastosa e alva. O primeiro grupo tende a ser composto de homens não idosos e o segundo grupo dos demais.

Aqueles que devem sofrer na natureza passam por processos de esfoliamento violento com um material arenoso ou com pedras. Além disso, devem se banhar continuamente, causando a prolongada exposição ao Sol e possíveis objetos que possam aparecer na água. É comum que a pele comece a descascar ou que sofra feridas, sendo estes sinais de fé e cumprimento do dever entre os Siarotil. Essas marcas podem também revelar a presença de um Siarotil entre outras pessoas, tendo em vista que elas tendem a durar vários dias e o efeito solar pode durar mais de uma semana.

Para aqueles que ficam salvaguardados, a poção deve ser obtida por um membro do grupo em uma guilda de magos cujo princípio máximo é que o corpo humano é decadente e feio. Assim sendo, a outra parte do grupo louva a preservação do corpo usando tapetes mágicos e um abrigo improvisado, normalmente montado por um sacerdote mediante uma doação. Em decorrência de suas características, devemos acreditar que o principal ritual dos Siarotil é feito para homenagear divindades de preservação e destruição, colocando os fiéis em contato direto com o suposto poder divino.

O ritual pode demorar apenas alguns minutos ou pode levar horas, havendo algumas expedições prontas para repetir o ritual durante vários dias, por via de regra em templos construídos diretamente para os Siarotil. Nessas localidades, os peregrinos costumam aceitar dispêndios muito superiores ao valor do que lhes é oferecido, muito provavelmente como um sinal de respeito aos sumo sacerdotes que lideram os templos.

Uma vez que o ritual tenha sido realizado, é comum que os Siarotil realizem um trabalho de purificação antes de outras atividades. Durante esse ritual, eles utilizam poções providas pelo templo ou adquiridas na guilda de magos. Grande parte dos Siarotil acreditam que essas poções melhoram as marcas do ritual. Os Siarotil presumem que a guilda sabe criar e selecionar poções melhor que o templo, mas muitas vezes não é possível acessá-la, aceitando então a distribuição ordenada pelos sacerdotes.

Ao final das atividades ritualísticas de um templo, é comum que os sacerdotes ofereçam um banquete aos peregrinos, celebrando a finalização do ritual. Após a celebração, os Siarotil retornam aos seus aposentos para descansar, tendo em vista retomar o ritual no dia seguinte ou findar a peregrinação.

Importante

Caso você ainda não tenha tentado, leia Siarotil ao contrário para entender o tema do texto melhor. Além disso, esse texto foi inspirado em O Ritual do Corpo entre os Sonacirema, onde maiores explicações sobre esse tipo de conteúdo podem ser encontradas.

--

--